Acre
Edital Cultura e Comunidade se encerra na quinta-feira
O período de inscrições para o Edital Cultura e Comunidade termina nesta quinta-feira, 10, com horário de atendimento das 8 às 18h, na sede da Fundação Elias Mansour (FEM). Cada proponente pessoa física e jurídica, com atuação cultural sem fins lucrativos, poderá apresentar apenas um projeto nas áreas de artes cênicas, audiovisual, artes visuais, patrimônio histórico e cultural, música, humanidades, artes integradas e outros segmentos culturais.
Os recursos partirão do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Precult), na modalidade de incentivo direto, com investimento de R$ 1 milhão. As propostas devem ser elaboradas de acordo com o formulário padrão, referente ao modelo Anexo I – edição 2012. Os projetos devem ser entregues em seis cópias impressas, incluindo o formulário e os seus anexos. O regulamento está disponível na página www.cultura.ac.gov.br.
Além da sede da FEM, existem vários endereços no interior do estado para a entrega de toda a documentação:
a) Epitaciolândia: Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga;
b) Brasileia: Rádio Aldeia FM;
c) Xapuri: Museu do Xapuri;
d) Cruzeiro do Sul: Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade ou escritório da FEM;
e) Tarauacá: Biblioteca Pública Estadual Anselmo Marinho Lessa;
f) Sena Madureira: Biblioteca Pública Estadual Luiza de Souza Ferreira de Paula;
g) Demais municípios: núcleos da Secretaria Estadual de Educação.
Resultado
Com o fechamento do Edital, a Comissão Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Cefic), composta igualitariamente pela sociedade civil e poder público, fará uma avaliação, no prazo máximo de 90 dias, para divulgar o ranking dos aprovados. A liberação dos recursos poderá ser feita em parcelas, desde que previsto na proposta e no termo de compromisso. Os projetos deverão ser realizados em até um ano, seguindo o cronograma de execução, assim que o dinheiro for liberado.
André Gonzaga (Assessoria FEM)
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.