fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Economia em 2019 aponta empresariado otimista e consumidor deve estar atento

Publicado

em

Índices apontam estabilidade na economia do Acre

Com base em alguns indicadores, ele destaca que o empresariado se mostra otimista quanto ao novo ano que se inicia. Sentimento considerado muito bom para o especialista.

Escrito por Bruna Lopes - Jornal Opinião.com

Como se comportará a economia em 2019? A resposta dessa pergunta é incerta. Até mesmo para especialistas. Em comum acordo se entende que após a crise que afetou o país e o Acre em 2014 parece ter perdido força. Em 2018 os índices pararam de cair e ficaram estáveis, ainda sem recuperação, mas que não apresentam queda.

É o que explica o economista Carlos Estevão. Com base em alguns indicadores, ele destaca que o empresariado se mostra otimista quanto ao novo ano que se inicia. Sentimento considerado muito bom para o especialista.

“As mudanças políticas que se concretizarão em 2019 geram essa expectativa positiva, afetando a confiança deles no futuro. O que é muito bom porque pode aumentar a propensão do empresariado a investir o que é fundamental para o processo de desenvolvimento econômico. Se isso se concretizar no Brasil e no Acre a economia vai melhorar. No caso do Acre, a volta dos investimento público também devem colaborar para a melhora da situação econômica”, destacou o economista.

Caso essa expectativa positiva de fato ocorra, a economia brasileira aos poucos apresentaria crescimento. Já que de acordo com Carlos Estevão o país ainda não superou a tão temida crise. “A crise parece que acabou, mas pelo fato ainda não ter apresentado recuperação isso mostra que o país continua com problemas”.

Outro desafio para a economia são os entraves encontrados pelos empreendedores. “Empreender no Brasil é muito difícil, situações que envolvem questões tributárias e outros problemas, dificultam o investimento dos empresariados”, reforçou.

____________

Para o Acre, o economista destaca que a dependência fortemente de transferência de recursos, para se ter uma ideia, 60% do dinheiro que circula no Estado tem essa natureza.

_____________

“Arrecadação municipal e estadual apresentou crescimento desde os anos 2000, mas a dependência desses recursos federais ainda é forte”, reforçou Carlos Estevão.

Exemplo de reflexo da crise e parcelamento do 13° salário do funcionalismo

Dados de 2014 mostram com clareza a chegada da crise no Acre. O setor de construção civil até então apresentava índices de crescimento importante. Um pouco antes o setor chegava a empregar no Acre mais de 15 mil pessoas diretamente.

Atualmente, o número de pessoas empregadas nesse setor um pouco mais de duas mil pessoas. A crise se estabeleceu de maneira generalizada em todos os setores da economia brasileira a partir de 2014.

Sobre o parcelamento do 13° salário do funcionalismo público, Carlos Estevão destaca que o comércio sentiu as consequências. “Em alguns casos, soube da queda de 30% nas vendas. Imagina-se que seja devido a ausência do valor integral do 13°”.

Planejamento financeiro básico é fundamental para as famílias

Parece bobagem, mas o planejamento das finanças pessoais é decisivo para evitar problemas ao longo do ano que só começou. “O planejamento financeiro deve se tornar um hábito, uma vez que é parte fundamental na vida de qualquer cidadão. Ele pode ser feito até em um caderninho de anotações. O que importa é que seja possível visualizar o quanto é necessário para passar o mês e comparar com a renda mensal”, destacou o economista.

O segredo é pensar antes de fazer, avisou Carlos. “Essa medida pode evitar uma série de problemas”, finalizou ele.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo