fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Economia em 2019 aponta empresariado otimista e consumidor deve estar atento

Publicado

em

Índices apontam estabilidade na economia do Acre

Com base em alguns indicadores, ele destaca que o empresariado se mostra otimista quanto ao novo ano que se inicia. Sentimento considerado muito bom para o especialista.

Escrito por Bruna Lopes - Jornal Opinião.com

Como se comportará a economia em 2019? A resposta dessa pergunta é incerta. Até mesmo para especialistas. Em comum acordo se entende que após a crise que afetou o país e o Acre em 2014 parece ter perdido força. Em 2018 os índices pararam de cair e ficaram estáveis, ainda sem recuperação, mas que não apresentam queda.

É o que explica o economista Carlos Estevão. Com base em alguns indicadores, ele destaca que o empresariado se mostra otimista quanto ao novo ano que se inicia. Sentimento considerado muito bom para o especialista.

“As mudanças políticas que se concretizarão em 2019 geram essa expectativa positiva, afetando a confiança deles no futuro. O que é muito bom porque pode aumentar a propensão do empresariado a investir o que é fundamental para o processo de desenvolvimento econômico. Se isso se concretizar no Brasil e no Acre a economia vai melhorar. No caso do Acre, a volta dos investimento público também devem colaborar para a melhora da situação econômica”, destacou o economista.

Caso essa expectativa positiva de fato ocorra, a economia brasileira aos poucos apresentaria crescimento. Já que de acordo com Carlos Estevão o país ainda não superou a tão temida crise. “A crise parece que acabou, mas pelo fato ainda não ter apresentado recuperação isso mostra que o país continua com problemas”.

Outro desafio para a economia são os entraves encontrados pelos empreendedores. “Empreender no Brasil é muito difícil, situações que envolvem questões tributárias e outros problemas, dificultam o investimento dos empresariados”, reforçou.

____________

Para o Acre, o economista destaca que a dependência fortemente de transferência de recursos, para se ter uma ideia, 60% do dinheiro que circula no Estado tem essa natureza.

_____________

“Arrecadação municipal e estadual apresentou crescimento desde os anos 2000, mas a dependência desses recursos federais ainda é forte”, reforçou Carlos Estevão.

Exemplo de reflexo da crise e parcelamento do 13° salário do funcionalismo

Dados de 2014 mostram com clareza a chegada da crise no Acre. O setor de construção civil até então apresentava índices de crescimento importante. Um pouco antes o setor chegava a empregar no Acre mais de 15 mil pessoas diretamente.

Atualmente, o número de pessoas empregadas nesse setor um pouco mais de duas mil pessoas. A crise se estabeleceu de maneira generalizada em todos os setores da economia brasileira a partir de 2014.

Sobre o parcelamento do 13° salário do funcionalismo público, Carlos Estevão destaca que o comércio sentiu as consequências. “Em alguns casos, soube da queda de 30% nas vendas. Imagina-se que seja devido a ausência do valor integral do 13°”.

Planejamento financeiro básico é fundamental para as famílias

Parece bobagem, mas o planejamento das finanças pessoais é decisivo para evitar problemas ao longo do ano que só começou. “O planejamento financeiro deve se tornar um hábito, uma vez que é parte fundamental na vida de qualquer cidadão. Ele pode ser feito até em um caderninho de anotações. O que importa é que seja possível visualizar o quanto é necessário para passar o mês e comparar com a renda mensal”, destacou o economista.

O segredo é pensar antes de fazer, avisou Carlos. “Essa medida pode evitar uma série de problemas”, finalizou ele.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Confira como foi a chegada de Matheus do BBB 24 em sua cidade: ‘Melhor abraço’

Publicado

em

Por

Em Alegrete, cidade natal de Matteus, a recepção foi feita por sua família. Logo que saiu do avião, o ex-brother pôde finalmente abraçar sua avó, de quem sempre falava durante o confinamento: “É o melhor abraço do mundo!”, declarou  ele, assim que viu sua familiar.

O momento foi presenciado por um público gigantesco de fãs, que também puderam abraçá-lo enquanto ele deixava o aeroporto. Assim como em Manaus, a cidade de Alegrete irá receber uma festa, no Parque Rui Ramos, com shows e muita música.

O ex-BBB ainda irá desfilar em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelo centro da cidade. Ele falou da importância do apoio da família e fãs, principalmente, da avó. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle do BBB 24 retorna para casa e é recebida com muito carinho: ‘Foi uma festa’

Publicado

em

Por

Na manhã desse sábado (20), Isabelle e Matteus finalmente retornaram para casa após a grande final do “BBB 24“. Os dois, que ainda estavam no Rio de Janeiro cumprindo alguns compromissos, foram recebidos com muita festa por seus familiares e fãs.

Lá em Manaus, a cunhã-poranga do Boi Garantido foi recepcionada com uma grande festa no aeroporto. Seus fãs se reuniram no local com cartazes e receberam carinho da ex-sister, que já chegou abraçando e tirando foto com seus admiradores.

Além disso, Isabelle também ganhará uma festona no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. Lá, ela será recepcionada pelos bois Garantido e Caprichoso e desfilará em cima de um trio elétrico que passará pelos principais pontos da cidade. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Everton Cebolinha sofre lesão na panturrilha e desfalcará o Flamengo contra o Palmeiras

Publicado

em

O Flamengo do técnico Tite ganhou uma dor de cabeça às vésperas de um compromisso importante no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca informou que o atacante Everton Cebolinha sofreu uma lesão na panturrilha direita e, assim, desfalcará a equipe contra o Palmeiras.

“O atleta Everton Cebolinha realizou exames que apontaram lesão na panturrilha direita. Segue tratamento no CT”, escreveu o time carioca em nota publicada nas redes sociais.

O clube rubro-negro não deu mais informações sobre o grau do problema sofrido pelo atacante e também não informou um prazo estimado de recuperação.

Antes mesmo do Flamengo divulgar o comunicado, Cebolinha já era dado como dúvida para o duelo diante do Palmeiras por conta de dores no tornozelo. Dessa forma, sem o camisa 11, Bruno Henrique deve ganhar chance entre os titulares.

Everton Cebolinha foi titular nos dois jogos que o Fla disputou nesta edição do Brasileirão. O jogador tem sido peça importante para Tite – tanto é que atuou em 16 das 19 partidas da equipe na atual temporada, contribuindo com três gols e duas assistências.

No entanto, no embate contra o São Paulo no último domingo, o camisa 11 precisou ser substituído aos 13 minutos do primeiro tempo após sentir dores no tornozelo. Luiz Araújo entrou em seu lugar e acabou marcando o primeiro gol na vitória de 2 a 1 sobre o Tricolor paulista.

Sem Cebolinha, o Rubro-Negro vai em busca de seu terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão. O clássico nacional entre Palmeiras e Flamengo acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela terceira rodada da competição.

Comentários

Continue lendo