Conecte-se conosco

Acre

EB realiza atividades alusivas ao Dia do Soldado e homenageia parceiros na fronteira

Publicado

em

Autoridades e empresários da fronteira que foram agraciados com o título de "Amigos da Guardiã" - Foto: Alexandre Lima

Autoridades e empresários da fronteira que foram agraciados com o título de “Amigos da Guardiã” – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, com Marcus José

O Exercito Brasileiro, através da Companhia Especial de Fronteira, localizada no Município de Epitaciolândia, sob o comando do Capitão Wagner Peres Leite e seus integrantes, realizou na manhã desta terça-feira, dia 23, uma solenidade alusiva ao Dia do Soldado, que se comemora no dia 25 do mês de Agosto.

Em sua programação, várias autoridades, empresários e parceiros, foram convidados a participarem da solenidade, além de pessoas ilustres, como o Senhor Almirante Luís Gerardo Thelaeche Urdininea, comandante geral das Forças Armadas da Bolívia no Estado de Pando (Bolívia), do Comandante da Polícia Nacional, comandante Daniel T. Quintanilha Delgadillo; Brigada Aéreas e 1ª Divisão do Exército Boliviano através de seus representantes.

Com participação da Banda Marcial da Capital, Capitão Wagner e seus integrantes, conferiu os convidados com a menção: “Amigos da Guardiã das Fronteiras”, pelos relevantes serviços e apoio em prol do Exercito Brasileiro no Estado do Acre e na fronteira.

Neste meio, o jornal O Alto Acre, na pessoa do diretor Geral, Alexandre Lima, juntamente com o colega Almir Andrade, representante da TV Gazeta e Serviço Público de Comunicação do Acre, também foram agraciados com a menção ‘Amigo da Guardiã’, pelo reconhecimento e parceria com o Exercito Brasileiro.

DIA_DO_SOLDADO_EXERCITO_083

Não deixando de reconhecer, as instituições parceiras e irmãs, como Polícia Militar, Bombeiros, Ciretran, SESC, Receita e Polícia Federal, ANVISA, ICMBio, Polícia Civil e o Juiz de Direito, senhor Gustavo Sirena, representando as Comarcas de Brasileia e Epitaciolândia, também receberam a menção.

“Estamos felizes em poder comemorar nesta semana que antecede o ‘Dia do Soldado’, e dar o reconhecimento das instituições que estão e estiveram colaborando de sua forma, para desenvolver o trabalho do Exercito Brasileiro perante a sociedade e superar os obstáculos e manter os valores. Nada mais justo dar essa pequena retribuição”, disse o comandante da Companhia Especial de Fronteira, Capitão Wagner Peres Leite.

Veja vídeos reportagens.

DIA_DO_SOLDADO_EXERCITO_187

O jornal O Alto Acre, na pessoa do diretor Geral, Alexandre Lima, juntamente com o colega Almir Andrade, representante da TV Gazeta e Serviço Público de Comunicação do Acre, também foram agraciados

O jornal O Alto Acre, na pessoa do diretor Geral, Alexandre Lima, juntamente com o colega Almir Andrade, representante da TV Gazeta e Serviço Público de Comunicação do Acre, também foram agraciados

DIA_DO_SOLDADO_EXERCITO_506

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre prorroga até 20 de março edital voltado à gestão e proteção de territórios indígenas

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), tornou público o Termo de Prorrogação nº 001/2026, referente ao chamamento público nº 01/2025, estendendo até 20 de março o prazo para a seleção de organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em desenvolver ações sociais e culturais voltadas ao diagnóstico, ao planejamento estratégico, à gestão e à proteção ambiental e territorial, além de iniciativas de enfrentamento às mudanças climáticas nos territórios indígenas do estado.

A iniciativa conta com apoio do Programa Global REDD+ para Early Movers – REM Acre Fase 2 e prevê a disponibilização de recursos no valor de R$ 1,5 milhão para a execução dos termos de fomento.

A partir da publicação do edital, as organizações interessadas terão 60 dias para apresentar suas propostas, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. A seleção considerará critérios técnicos, capacidade operacional, aderência às diretrizes do programa e compatibilidade financeira.

O edital prevê apoio para ações que promovam a implementação de frentes prioritárias em Planos de Gestão de Terras Indígenas (PGTIs), redução do desmatamento e queimadas, bem como incentivo à recuperação de áreas degradadas, além de atividades agroflorestais, segurança alimentar, estimulação no protagonismo e o empoderamento de mulheres indígenas, alinhadas às metas de Redução do Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) e de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O plano de trabalho, apresentado com a proposta, deverá prever a execução das atividades em até 12 meses, prazo vinculado à vigência do termo de fomento, com possibilidade de prorrogação conforme a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Estadual nº 11.238/2023. A liberação dos recursos e a realização das despesas seguirão esse planejamento, em conformidade com as metas da parceria e com o disposto no artigo 48 da Lei nº 13.019/2014.

Prorrogação valoriza povos indígenas e fortalece protagonismo das mulheres na proteção dos territórios. Foto: Arquivo/Secom

A secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destaca que a ampliação do prazo fortalece a participação e assegura propostas mais qualificadas e alinhadas às realidades locais.

“Essa prorrogação reafirma o compromisso do governo do Acre com a valorização dos povos indígenas, amplia a participação e contribui para a proteção de seus territórios frente às mudanças climáticas, com atenção especial ao protagonismo das mulheres indígenas na gestão ambiental”, analisa.

Serviço

As propostas poderão ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil (OSCs) de forma presencial ou digital, desde que devidamente assinadas. A entrega presencial deve ser realizada no local de funcionamento da Comissão de Seleção, na sede da Sepi em Rio Branco, situada na Rua Rui Barbosa, nº 17, bairro Centro, Espaço Kaxinawá.

No formato digital, as propostas devem ser encaminhadas em arquivo PDF, com assinatura eletrônica ou assinatura manuscrita devidamente digitalizada, a partir do e-mail oficial da OSC, para o endereço eletrônico da Comissão de Seleção: [email protected]. O envio em outros formatos, sem assinatura ou por e-mail de terceiros implicará desclassificação imediata.

The post Acre prorroga até 20 de março edital voltado à gestão e proteção de territórios indígenas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre promove Circuito Cultural Itinerante em 7 municípios

Publicado

em

Por Victor Hugo dos Santos da Costa

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), promove o Circuito Cultural Itinerante do Acre, iniciativa destinada a dinamizar a cena artística e a descentralizar o acesso às manifestações culturais em diversas regiões do estado. A programação teve início no último fim de semana, contemplando os municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

A proposta do Circuito é fortalecer a identidade cultural acreana, estimulando o diálogo entre tradição e contemporaneidade. Para além do caráter festivo e do convívio comunitário, o projeto também se apresenta como vetor de fomento à economia criativa, ao gerar oportunidades diretas de trabalho e renda para artistas, grupos culturais, técnicos e produtores, mobilizando ampla cadeia produtiva.

Em Cruzeiro do Sul, o presidente da FEM destacou importância da ação itinerante apoioda pelo governo do Estado. Foto: Luan Moura/FEM

Em consonância com a orientação do governador Gladson Camelí, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, tem intensificado as ações voltadas aos fazedores de cultura do interior do estado.

“Estamos muito felizes em poder movimentar a cultura em sete municípios, contemplando uma diversidade de segmentos artísticos. A proposta é democratizar o acesso, valorizar as expressões locais e assegurar a inclusão e a participação da comunidade no interior”, afirmou.

A programação do Circuito reúne múltiplas manifestações, entre as quais música, dança, artesanato e tradições orais.

Circuito Cultural atrai população do interior com shows de artistas locais. Foto: Luan Moura/FEM

Em Mâncio Lima, a abertura se deu na sexta-feira, 27, na Praça Fagner Macedo, com apresentações de Aderban Silva, Bruno Barros e Banda, Adrielly Martins, Pagode Maior, além do Grupo Puya Txurã Ãdeterã e do DJ Alemão.

No sábado, a estrutura itinerante foi instalada em Cruzeiro do Sul, no Complexo Esportivo, reunindo o público para apresentações de Wilian Freitas, Frank Lopes, DJ Cleudo, Cia Nativu’s Triplo X, Vanete Lima e Os Propositais, Swing da Mata e o Grupo de Dança Tucumã.

Artistas dos municípios celebram a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante o Circuito. Foto: Luan Moura/FEM

O Circuito Cultural Itinerante do Acre prossegue ao longo deste mês, com previsão de alcançar também os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Tarauacá, consolidando-se como política pública de incentivo à cultura e de integração regional.

Programação do Circuito Cultural













The post Governo do Acre promove Circuito Cultural Itinerante em 7 municípios appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Casal é preso com mais de 1 kg de cocaína durante barreira policial em Porto Acre

Publicado

em

Droga foi encontrada dentro de veículo abordado na Avenida João Barbudo; suspeitos foram levados à Defla, em Rio Branco

Um homem de 38 anos e uma mulher de 44 foram presos na noite desta segunda-feira (2) após serem flagrados transportando mais de um quilo de cocaína pura durante uma barreira da Polícia Militar do Acre, no km 1 da Avenida João Barbudo, estrada que liga a Vila do Incra à Vila do V, no município de Porto Acre.

Fernando Morgner da Silva e Evilene Rebouças de Oliveira estavam em um Fiat Uno preto quando foram abordados. Segundo a guarnição, o motorista apresentou nervosismo ao avistar a fiscalização e, ao receber ordem de parada, ainda tentou fugir, mas foi interceptado após um breve acompanhamento.

Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Porém, durante vistoria no interior do veículo, os policiais localizaram mais de 1 kg de cocaína pura. Conforme a PM, a droga teria como destino o próprio município de Porto Acre.

O casal recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para Rio Branco, onde foi apresentado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e permanece à disposição da Justiça.

A ocorrência faz parte das ações contínuas da Polícia Militar no enfrentamento ao tráfico de drogas no interior do estado.

Comentários

Continue lendo