fbpx
Conecte-se conosco

Acre

É muita fumaça! Rio Branco, Bujari e Xapuri recebem alerta de criticidade da qualidade do ar

Publicado

em

Apesar de o número de focos de queimadas no Acre em 2023 ser 51% menor, na comparação com os dados do ano passado, isso não significa que a situação esteja tranquila no que diz respeito aos efeitos danosos à saúde da população da baixa qualidade do ar provocada pelo fogo em pastagens e vegetação.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas do Acre (Semapi), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), fez um alerta a população quanto à degradação da qualidade do ar.

De acordo com a pasta estadual, nas últimas seis horas anteriores a um comunicado divulgado por meio da Agência de Notícias do Acre, em municípios específicos como Rio Branco, Bujari e Xapuri, foram identificados, por meio de monitoramento contínuo, alertas de criticidade da qualidade do ar.

No entanto, no fim da tarde desssa quinta-feira, 28, era o município de Porto Walter que apresentava o pior dado relacionado à qualidade do ar, de acordo com rede de sensores disponibilizados pelo Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

No município isolado, o nível de concentração de poluição no ar chegou a impressionantes 308 µg/m³ (Raw PM2.5) na avaliação de um período de 6 horas. Na escala da qualidade do ar do sistema de monitoramento, esse valor representa alerta de saúde em que todos podem experimentar efeitos mais graves na saúde se expostos por 24 horas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson articula em Brasília e sinaliza interesse no Senado em 2026

Publicado

em

Entre os destaques, o governador Gladson Cameli volta aos holofotes com articulações em Brasília. De olho em uma possível candidatura ao Senado, Gladson tem visitado colegas no Congresso e chegou a receber uma saudação pública do senador Davi Alcolumbre no plenário. “Eu fico me perguntando: quem é a casca de bala do Gladson? Ele estava com o Márcio no Senado. O do Bocalom é o Márcio”, questionou Astério.

 

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo