Acre
“É caixão e vela preta para o PT”, diz vereador com candidatura inapta em Xapuri
O advogado Giordano Dourado, que representa os candidatos considerados inaptos, tenta reverter a situação na Justiça Eleitoral. A argumentação é a de que o erro foi do partido, que falhou em não apresentar a documentação e não ter avisado os candidatos.

O partido político, único responsável por formalizar o pedido de registro de candidatura, falhou em não juntar as certidões dos candidatos e falhou posteriormente em não avisar os candidatos a respeito das irregularidades. Foto: cedida
Com Leônidas Badaró
O Partido dos Trabalhadores em Xapuri, único município que ainda administra uma prefeitura, vive uma crise sem precedentes após a Justiça Eleitoral considerar inapta sete das oito candidaturas a vereador do PT às próximas eleições. O motivo foi a falta de certidões exigidas pela lei que o partido deveria ter apresentado. Com a ausência dos documentos, o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luiz Gustavo Alcalde Pinto, atendendo manifestação do Ministério Público Eleitoral, julgou inapta as candidaturas.
Estão fora da disputa até o momento, os atuais vereadores Alarice Botelho e José Maria Miranda, candidatos à reeleição, além de Fabiano Cadeirante, Manoelzinho do Pedro Vieira, Professor Jean, Rosa Maria e Samário.
Um áudio vazado do vereador Miranda expõe a atual situação do partido no município. O parlamentar conta que esteve com o promotor eleitoral e saiu desanimado da conversa e acredita que os candidatos petistas ficarão realmente fora da disputa
“Pelo que eu ouvi do promotor hoje, é caixão e vela preta para todos do PT, já fez o relatório contra todos, mas o juiz não vai, de maneira alguma, ser contra o parecer do promotor, né?. A gente foi lá para ver se conseguia reverter alguma coisa, e ele não teve nenhuma piedade de falar, nenhuma. Alarice chorando lá, mas não adiantou, parecer é contra mesmo”, disse Miranda.
Miranda, que já é vereador pelo sexto mandato, faz um desabafo sobre a situação do partido em Xapuri e lamenta o atual momento da sigla que governou o Acre por 20 anos. Tenho um trabalho de 25 anos de PT e o que mais me dói é que o PT só tem uma prefeitura no Acre, mas mesmo assim, ninguém tem responsabilidade de nada. Agora por mim, se fode de tudo, perde a prefeitura, perde vereador, já que não tem mais vereador mesmo. Acabou-se o PT de Xapuri. Eu não dou mais um prego na barra de sabão. Como é que vai eleger o prefeito, o vice-prefeito, sem ter um candidato a vereador para ajudar?”, desabafa.
O vereador diz ainda em outra parte do áudio que a coordenação do partido em Xapuri, sem citar nomes, não respondeu aos questionamentos da Justiça Eleitoral e sobrou até para o prefeito Bira Vasconcelos, acusado de não se interessar pelo assunto. ”Ninguém se interessou, mandaram um ofício para o chefe que estava na coordenação e a pessoa nem respondeu ao TRE. A gente se matando, quatro anos de trabalho agora acabou, foi para as “cucuias”. O Bira que tem três mandatos eu vejo que não se interessou também”, declarou.

Sala de Sessões da Câmara de vereadores de Xapuri. Foto: internet
A reportagem teve acesso ao processo, onde o advogado Giordano Dourado, que representa os candidatos considerados inaptos, tenta reverter a situação na Justiça Eleitoral. A argumentação é a de que o erro foi do partido, que falhou em não apresentar a documentação e não ter avisado os candidatos.
“Os requerentes tiveram seus nomes aprovados em convenção do Partido dos Trabalhadores para concorrer aos Cargos de Vereador, no Município de Xapuri para o pleito de 2024. Na referida convenção, foram entregues TODOS os documentos ao Partido para que o mesmo procedesse com o registro de candidatura dos Requerentes. Ocorre que na data de 13 de setembro de 2024, chegou ao conhecimento dos candidatos que dos 8 (oito) candidatos escolhidos em convenção apenas 1(um) teve seu registro de candidatura deferido, momento em que os mesmo imediatamente entraram em contato com o responsável do Partido, que os informaram que já estava tomando as procedências necessárias para a regularização das candidaturas. Os Requerentes sequer sabiam do motivo que deu causa ao indeferimento de suas candidaturas, sendo mais uma vez surpreendidos negativamente ao serem informados que o indeferimento se deu em decorrência da ausência de certidões. A omissão do partido na comunicação das diligências necessárias privou os Requerentes de exercer seu direito de sanar as pendências e regularizar suas candidaturas, na busca de concorrer ao pleito que se avizinha.
O partido político, único responsável por formalizar o pedido de registro de candidatura, falhou em não juntar as certidões dos candidatos e falhou posteriormente em não avisar os candidatos a respeito das irregularidades”, detalhou o advogado.
Ocorre que já por duas vezes, a Justiça Eleitoral negou recursos da defesa e manteve o indeferimento da candidatura. Há na mesa do Juiz um terceiro pedido, previsto para ser analisado de forma urgente. Em caso de nova decisão negativa, o assunto vai ser levado à corte do Tribunal Regional Eleitoral.

A Justiça Eleitoral considerar inapta sete das oito candidaturas a vereador do PT às próximas eleições. O motivo foi a falta de certidões exigidas pela lei que o partido deveria ter apresentado. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Revista nacional levanta suspeitas de que Jorge Viana faz tráfico de influência na presidência da Apex
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil segue a todo vapor no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro no Bela Vista
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando intensamente no segundo dia da ação Prefeitura no Bairro, realizada no bairro Bela Vista, levando mais qualidade de vida e bem-estar à população. As equipes estão nas ruas executando limpeza urbana, capina, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros, serviços essenciais para manter a cidade limpa e prevenir transtornos, especialmente durante o período de chuvas.
No primeiro dia da ação, além dos serviços de limpeza, foi desenvolvido um importante trabalho de conscientização sobre a dengue. As equipes passaram de casa em casa, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, com entrega de panfletos informativos e esclarecimento de dúvidas da população.
O vice-prefeito Reginaldo Martins ressaltou o compromisso da gestão com ações que aproximam o poder público da comunidade:
“A ação Prefeitura no Bairro é uma forma de estar mais perto da população, ouvindo as demandas e levando serviços essenciais diretamente às comunidades. Começamos pelo Bela Vista, mas nos próximos dias estaremos também em outros bairros, garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para todos”, destacou.
A Prefeitura informa que a ação Prefeitura no Bairro acontecerá em outros bairros da cidade, reforçando o compromisso com a limpeza urbana, a saúde preventiva e o bem-estar da população. A gestão municipal também pede a colaboração dos moradores para manter quintais e calçadas limpos, contribuindo para uma Assis Brasil mais organizada e saudável.
Comentários
Acre
Educandário Santa Margarida recebe doações que fortalecem acolhimento de crianças
O Educandário Santa Margarida recebeu uma importante doação feita pelo médico veterinário Fábio Pires de Moraes, profissional bastante conhecido na região do Alto Acre. A instituição manifestou profundo agradecimento pelo gesto solidário, que irá contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças acolhidas.
Entre os itens doados estão um freezer de duas portas e um fogão industrial de oito bocas, equipamentos que irão reforçar e modernizar a estrutura da cozinha do educandário. Com os novos utensílios, a preparação das refeições passará a ser realizada de forma mais eficiente, garantindo uma alimentação adequada e de melhor qualidade às crianças.
Também foram entregues dez colchões, sendo cinco de solteiro, destinados aos dormitórios, e cinco de berço, para o berçário. Os colchões são fundamentais para proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições de descanso, fatores essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.
A direção do Educandário Santa Margarida ressaltou a relevância das doações para o atendimento das necessidades diárias da instituição e destacou o gesto de Fábio Pires de Moraes como um exemplo de solidariedade, compromisso social e apoio à comunidade.























Você precisa fazer login para comentar.