Cotidiano
Durante encontro presidencial, Gladson Cameli entrega carta solicitando aumentos das relações comerciais entre Brasil e Peru
Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Pedro Castillo, tiveram um encontro histórico nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho (RO). O encontro entre os dois líderes nacionais serviu para estreitar relações, debater estratégias e traçar novos acordos comerciais para o fortalecimento da economia dos dois países. Neste contexto, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, se destaca por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia.

Nas relações entre Brasil e Peru, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, destaca-se por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia. Foto: Diego Gurgel/Secom
Juntos, Brasil e Peru possuem 2.995 quilômetros de fronteira, a 11° maior em extensão territorial do mundo. Para o presidente Bolsonaro, os dois países têm muitos potenciais, que necessitam ser melhor explorados para alavancar a economia e obter avanços em outras áreas de relevância internacional.
“Temos três mil quilômetros de fronteira [com o Peru], saídas para o Atlântico e Pacífico e outros interesses em comum. Vamos tratar de questões de defesa, crimes transnacionais, comércio e cooperações das mais variadas possíveis. O espírito de um bom relacionamento e os dois países têm muito a ganhar com isso. A nossa expectativa é que seja um encontro bastante produtivo, onde os dois países têm a ganhar”, afirmou.
Em relação aos números da economia, o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Somente em 2020, o saldo da balança comercial foi de quase 1 bilhão de dólares. Aumento de 2,5% em comparação com 2019. Destaque para a exportação de automóveis, arroz, papel, ferro e aço.
Bolsonaro comentou ainda sobre a viabilidade da construção de uma nova rodovia entre Brasil e Peru. O projeto da estrada de 210 quilômetros é ligar as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, em Ucayali, criando um novo arco de desenvolvimento na Amazônia. “Interessa para nós [ter mais uma] saída para o pacífico”, comentou.
Outro tema debatido no encontro bilateral foi a exportação da carne suína brasileira para o país vizinho. A liberação beneficia diretamente o Acre, que já é reconhecido por sua qualidade bovina e, recentemente, obteve a certificação internacional de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação.
Gladson Cameli entrega carta aos presidentes
Durante a reunião, o governador Gladson Cameli entregou uma carta aos presidente Bolsonaro e Castillo e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando a habilitação de dois frigoríficos de aves e suínos junto ao Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Agroalimentar (Senasa) para que a proteína animal acreana seja exportada, assim como a permissão de entrada de vários produtos peruanos pela fronteira terrestre.
“Essa foi uma excelente reunião. Tudo o que queríamos foi alcançado nesse encontro bilateral e saio daqui muito otimista com. Fui convidado pelo presidente peruano para termos uma agenda em Lima e confirmei a ele nossa ida porque não podemos perder oportunidades”, explicou Cameli.
O documento apresentado pelo governador pontua o atual cenário do Acre e aponta soluções viáveis para que o comércio na região de fronteira seja intensificado. A gestão de Gladson Cameli vislumbra no agronegócio sustentável uma excelente alternativa para transformar a realidade socioeconômica do estado e, ao mesmo tempo, conciliar a preservação do meio ambiente.
O secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, comemorou o resultado positivo do encontro presidencial. “Demos um grande passo nessa questão do comércio bilateral, principalmente para o Acre. Uma reunião bastante produtiva e acredito que teremos boas notícias em relação as exportações e importações entre Brasil e Peru”, enfatizou.
O empresário Paulo Santoyo, proprietário das indústrias Acre Aves e Dom Porquito, é responsável pela geração direta e indireta de dois mil postos de trabalho na regional do Alto Acre. Segundo ele, a ampliação das parcerias comerciais com o país vizinho é um desejo antigo e fundamental para o fortalecimento do setor produtivo.
“Essa é uma das maiores defesas já feitas pelo agronegócio da nossa região e eu gostaria de reconhecer o esforço do governador Gladson Cameli neste processo. O grande marco do desenvolvimento do Acre será poder ter um relacionamento comercial de produtos agroindustriais com o Peru”, disse.
O encontro realizado no Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, contou com a presença de diversas autoridades. Além do chefe do Executivo rondoniense, Marcos Rocha; participaram, pelo Acre, o senador da República, Marcio Bittar, e o deputado federal Alan Rick.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.












Você precisa fazer login para comentar.