Conecte-se conosco

Cotidiano

Durante encontro presidencial, Gladson Cameli entrega carta solicitando aumentos das relações comerciais entre Brasil e Peru

Publicado

em

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Pedro Castillo, tiveram um encontro histórico nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho (RO). O encontro entre os dois líderes nacionais serviu para estreitar relações, debater estratégias e traçar novos acordos comerciais para o fortalecimento da economia dos dois países. Neste contexto, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, se destaca por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia.

Nas relações entre Brasil e Peru, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, destaca-se por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia. Foto: Diego Gurgel/Secom

Juntos, Brasil e Peru possuem 2.995 quilômetros de fronteira, a 11° maior em extensão territorial do mundo. Para o presidente Bolsonaro, os dois países têm muitos potenciais, que necessitam ser melhor explorados para alavancar a economia e obter avanços em outras áreas de relevância internacional.

“Temos três mil quilômetros de fronteira [com o Peru], saídas para o Atlântico e Pacífico e outros interesses em comum. Vamos tratar de questões de defesa, crimes transnacionais, comércio e cooperações das mais variadas possíveis. O espírito de um bom relacionamento e os dois países têm muito a ganhar com isso. A nossa expectativa é que seja um encontro bastante produtivo, onde os dois países têm a ganhar”, afirmou.

Junto a Gladson Cameli, o presidente Bolsonaro comentou ainda a viabilidade da construção de uma nova rodovia entre Brasil e Peru. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em relação aos números da economia, o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Somente em 2020, o saldo da balança comercial foi de quase 1 bilhão de dólares. Aumento de 2,5% em comparação com 2019. Destaque para a exportação de automóveis, arroz, papel, ferro e aço.

Bolsonaro comentou ainda sobre a viabilidade da construção de uma nova rodovia entre Brasil e Peru. O projeto da estrada de 210 quilômetros é ligar as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, em Ucayali, criando um novo arco de desenvolvimento na Amazônia. “Interessa para nós [ter mais uma] saída para o pacífico”, comentou.

O presidente do Peru, Pedro Castillo, convidou Gladson Cameli para discutir interesses do Estado em Lima. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outro tema debatido no encontro bilateral foi a exportação da carne suína brasileira para o país vizinho. A liberação beneficia diretamente o Acre, que já é reconhecido por sua qualidade bovina e, recentemente, obteve a certificação internacional de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação.

Gladson Cameli entrega carta aos presidentes

Durante a reunião, o governador Gladson Cameli entregou uma carta aos presidente Bolsonaro e Castillo e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando a habilitação de dois frigoríficos de aves e suínos junto ao Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Agroalimentar (Senasa) para que a proteína animal acreana seja exportada, assim como a permissão de entrada de vários produtos peruanos pela fronteira terrestre.

“Essa foi uma excelente reunião. Tudo o que queríamos foi alcançado nesse encontro bilateral e saio daqui muito otimista com. Fui convidado pelo presidente peruano para termos uma agenda em Lima e confirmei a ele nossa ida porque não podemos perder oportunidades”, explicou Cameli.

O documento apresentado pelo governador pontua o atual cenário do Acre e aponta soluções viáveis para que o comércio na região de fronteira seja intensificado. A gestão de Gladson Cameli vislumbra no agronegócio sustentável uma excelente alternativa para transformar a realidade socioeconômica do estado e, ao mesmo tempo, conciliar a preservação do meio ambiente.

O secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, comemorou o resultado positivo do encontro presidencial. “Demos um grande passo nessa questão do comércio bilateral, principalmente para o Acre. Uma reunião bastante produtiva e acredito que teremos boas notícias em relação as exportações e importações entre Brasil e Peru”, enfatizou.

O empresário Paulo Santoyo, proprietário das indústrias Acre Aves e Dom Porquito, é responsável pela geração direta e indireta de dois mil postos de trabalho na regional do Alto Acre. Segundo ele, a ampliação das parcerias comerciais com o país vizinho é um desejo antigo e fundamental para o fortalecimento do setor produtivo.

“Essa é uma das maiores defesas já feitas pelo agronegócio da nossa região e eu gostaria de reconhecer o esforço do governador Gladson Cameli neste processo. O grande marco do desenvolvimento do Acre será poder ter um relacionamento comercial de produtos agroindustriais com o Peru”, disse.

O encontro realizado no Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, contou com a presença de diversas autoridades. Além do chefe do Executivo rondoniense, Marcos Rocha; participaram, pelo Acre, o senador da República, Marcio Bittar, e o deputado federal Alan Rick.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo