Extra 1
Durante audiência Pública, Luíz Gonzaga destaca que BR 317 precisa funcionar na regional do Alto Acre

Presidente da AELAC, durante abertura da Audiência Pública realizada na fronteira do Acre – Foto: Sérgio Vale
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luíz Gonzaga, desempenhou um papel de destaque durante uma Audiência Pública realizada na sexta-feira, 18 de agosto, na cidade de Epitaciolândia. O evento teve como foco principal o tema “Economia e Sociedade”. Durante a audiência, Gonzaga enfatizou a relevância da região do Alto Acre, que está conectada ao oceano Pacífico por meio da rodovia BR 317.
No entanto, ele observou que para a BR 317 desempenhar um papel efetivo como um corredor de exportação, é fundamental que a estrada esteja em pleno funcionamento. Isso permitiria que o Acre estabelecesse uma conexão de exportação com outros estados do Brasil e até mesmo com destinos internacionais. Essa melhoria na infraestrutura rodoviária, segundo Gonzaga, contribuiria para a geração de renda e o crescimento econômico dos municípios envolvidos.
Gonzaga demonstrou crença no potencial da região e ressaltou que está trabalhando em colaboração com outros deputados para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do Acre.
Os tópicos discutidos durante a audiência, incluindo questões relacionadas à segurança pública, será debatido com prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil organizada.
O presidente da Assembleia expressou o compromisso de dar a devida importância a todas as questões levantadas durante a audiência e se dedicar a resolver os problemas que afetam as diferentes regiões do estado.
As discussões e propostas resultantes da audiência serão levadas à Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) para análise e ação. O presidente Gonzaga reiterou o seu objetivo de encontrar soluções para as demandas das diferentes regiões do estado, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população local.
Comentários

Extra 1
Mulher é baleada e morre ao mostrar arma para policiais durante perseguição na BR 317
Uma mulher identificada como Gessica Melo de Oliveira, de 32 anos, foi baleada e morreu na tarde deste sábado (2), após desobedecer a uma ordem de parada policial nas proximidades do Posto de Fiscalização de Senador Guiomard, na BR-364, no interior do Acre.
A mulher, segundo informações, sofria de transtorno psicótico e estaria em surto enquanto dirigia um veículo modelo Peugeot de cor cinza, com vidros pretos. O veículo que estava indo sentido Rio Branco/Capixaba, quando um policial militar avistou o carro em alta velocidade e alertou via Copom, a guarnição do destacamento de Capixaba para realizar a abordagem.
Já no perímetro urbano de Capixaba, uma viatura da PM deu ordem de parada, que não foi obedecida. Em seguida, o carro entrou em uma rotatória e estava retornando para o município de Senador Guiomard, quando os militares pediram apoio para que posse feito parada forçada do veículo.
Uma guarnição da PM ouviu a informação pelo rádio e se posicionou próximo ao Ramal Álcoolbrás, mas também não parou. Segundo consta no Boletim de Ocorrência (B.O.), o motorista teria baixado parcialmente o vidro dianteiro do motorista e mostrado uma arma. Após alguns quilômetros de perseguição, os PMs dispararam várias vezes contra o carro ferindo o motorista, que em seguida perdeu o controle saindo da pista entrando em um pasto.
Ao abordarem o veículo, somente neste momento os militares perceberam que o motorista era uma mulher e que estava ferida pelos disparos de fuzil e colocaram ela na viatura e tentaram levá-la até o Hospital Ary Rodrigues, no município de Senador Guiomard. No caminho, os PMs pediram apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ainda levou o corpo da mulher até o hospital, mas ela já chegou sem vida.
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada e um perito foi até o veículo que estava fora da pista e realizou os procedimentos. O perito acabou encontrando uma pistola 9mm nas proximidades do veículo perseguido. Os agentes de necropsia recolheram o corpo de Gessica do Hospital Ary Rodrigues e encaminharam para a sede do IML em Rio Branco, para serem realizados os exames cadavéricos.
O caso está envolto de muitas suspeitas e mistério e deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard. O veículo foi retirado do local com várias marcas de tiros na parte traseira, pneu furado e vidros do motorista e traseiro quebrados.
Comentários
Extra 1
No banco dos réus: Presidiário que assassinou casal de amigos vai a júri popular

O presidiário Albedio Fernandes Honorato, denunciado por duplo homicídio, vai responder pelo crime em júri popular.
A sentença de pronuncia é do Juiz da Vara Criminal da Comarca de Assis Brasil. “Diante do exposto, outro caminhão não há do que pronunciar o réu Alberbio Fernandes Honorato, devidamente qualificado nos autos”, diz um trecho da decisão.
Em júri popular Albedio Fernandes vai ser julgado por duplo homicídio qualificado, em concurso material de crimes.
Ainda na sentença, o magistrado negou o direito do réu de recorrer em liberdade, já que respondeu a todo o processo preso e continuam presentes os elementos para manutenção da custódia.
Albedio foi preso em flagrante pelo duplo homicídio do casal Gesiane Lima de Castro, 19 anos, e Manoel dos Santos Lopes de 23.
Os crimes aconteceram na madrugada de 18 de abril deste ano, no município de Assis Brasil, no interior do estado.
Consta na denúncia, que Albedio Honoraro, era amigo de infância de Manoel. Mas no dia dos fatos, houve um desentendimento.
As circunstâncias do crime, só foram esclarecidas, após o filho do casal, uma criança de apenas 4 anos, ser ouvida por psicólogos na Delegacia.
Com base nas provas apresentadas pela Polícia Civil, o réu confessou a autoria do crime.
A data do júri ainda não foi definida, mas a expectativa é que seja realizada em janeiro do próximo ano.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Direto para o presídio: Acusado de matar casal em Assis Brasil tem prisão preventiva decretada
Reviravolta: Homicida confessou duplo homicídio em Assis Brasil
Comentários
Extra 1
Saneacre atua para reduzir crise por seca no igarapé que leva água para Epitaciolândia
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), por meio do presidente José Bestene, disse nesta sexta-feira, 10, que a autarquia não tem medido esforços para reduzir os efeitos da seca prolongada no estado que vem resultando em uma das mais graves crises hídricas já registradas no Acre.
Bestene disse que o Saneacre está realizando ações simultâneas em vários municípios e direciona, neste momento, seus esforços para o município de Epitaciolândia. A cidade, abastecida pelo igarapé Encrenca, passa por seu momento mais grave devido à falta de chuvas.

Três caminhões pipas atuam para abastecer escolas, unidades de saúde e áreas de maior dificuldade de abastecimento. Foto: cedida
“O nível do igarapé chegou a inviabilizar o funcionamento da bomba de captação, mas o Saneacre já enviou três caminhões pipas para atender as unidades de saúde, escolas e demais instituições públicas como forma de atenuar o problema”, explicou Bestene. Os caminhões foram locados pela Defesa Civil com recursos federais e são abastecidos em Brasileia.
De acordo com o gestor, a seca prolongada está sendo um desafio dos mais severos já enfrentados por qualquer gestão do Palácio Rio Branco. Bestene lembrou que a cidade de Epitaciolândia está em estado de calamidade pública desde 27 de outubro de 2023, segundo decreto do prefeito Sérgio Lopes.

Governo do Estado não mede esforços para mitigar os efeitos da crise hídrica. Foto: cedida
“Infelizmente estamos brigando com a força da natureza”, observou Bestene. O Saneacre está conseguindo captar água somente por cerca de 12h. Ele lembrou que um relatório sobre a crise hídrica produzido pela Defesa Civil do Estado e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) registra níveis abaixo da cota em rios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Rio Branco e Sena Madureira.
“O governo do Estado está atento e fazendo tudo o que é possível, disponibilizando carros pipas, fazendo limpeza dos mananciais e reservatórios. Mas ainda dependemos das chuvas em abundância para afastar de vez qualquer carência no abastecimento”, comentou o presidente da autarquia.
Comentários
-
Acre1 dia atrás
Mergulhadores dos bombeiros seguem com buscas por menino de 2 anos que caiu em rio no Acre
-
Acre2 dias atrás
Mais de 400 mil brasileiros podem reaver dinheiro dos planos Collor e Sarney em 2023; Valor pode chegar a R$ 100 mil
-
Flash2 dias atrás
Prefeitura de Epitaciolândia adquire, com recursos próprios, caminhão para manutenção da iluminação pública
-
Geral1 dia atrás
Mãe e filho sofrem acidente de moto em Porto Walter; mulher fica em estado grave
-
Acre15 horas atrás
Homem em situação de rua tem afundamento de crânio após ser espancado de ripa e garrafa
-
Extra1 hora atrás
Após perseguição, homem é morto a tiros de metralhadora na Capital
-
Geral8 horas atrás
Quase uma tonelada de fios de cobre é apreendida em sucatões receptadores
-
Extra1 dia atrás
Polícia Civil investiga denúncia de agressão envolvendo professor do Ifac em Xapuri