Acre
Dois morrem por suspeita de dengue em menos de 48h em Cruzeiro do Sul
Cidade enfrenta epidemia da doença com mais de 18 mil casos confirmados. Sete mortes suspeitas de dengue são investigadas, segundo a Saúde.
G1/Acre
Duas pessoas, uma menina de 13 anos e um rapaz de 22, morreram por suspeita de dengue, em Cruzeiro do Sul (AC), em menos de 48h. A menina, que não teve o nome divulgado, era moradora do bairro Remanso e morreu na noite desta quarta-feira (7), no Hospital do Juruá. Já o jovem Kelvem Cabral, que morava no bairro Cruzeirão, morreu na terça-feira (6). Com mais de 30 mil casos suspeitos de dengue, dos quais 18 mil confirmados, Cruzeiro do Sul enfrenta uma epidemia da doença desde o ano passado. A Secretaria de Saúde do Município investiga 7 mortes por suspeita de dengue, sendo duas confirmadas.
Segundo Milena Lopes, coordenadora do setor Epidemiológico, Kelvem Cabral só procurou o Hospital Dermatólogico, referência em casos de dengue, no bairro do Telégrafo, após quatro dias de sintomas. Como o quadro clínico se agravou, ele foi encaminhado ao Hospital do Juruá e morreu na UTI, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Já a garota morreu no Pronto Socorro, também após procurar a unidade depois de quatro dias sentindo os sintomas.
“É com muita tristeza que o município dá essa informação, dois óbitos este ano, de dois pacientes jovens. Desses dois óbitos nós já temos a confirmação de um através de um laboratório particular, entretanto, aguardamos a análise do Lacen[Laboratório Central] para encerramento do caso”, diz.
Ela alerta para aqueles que sentirem qualquer sintoma de dengue, tais como: tontura, dor abdominal intensa na região do fígado ou estômago, fraqueza, sangramento nasal, na gengina ou menstruação fora do período, que procure a unidade de Saúde mais próxima. “Não espere para amanhã ou depois, tem que procurar imediatamente uma unidade de Saúde”, adverte.
saiba mais
- Saúde confirma 2ª morte por dengue hemorrágica em Cruzeiro do Sul
- Saúde confirma 1ª morte por dengue hemorrágica em Cruzeiro do Sul
- Epidemia de dengue: moradores são multados em Cruzeiro do Sul
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.