fbpx
Conecte-se conosco

Acre

‘Período crítico está por vir’, diz Defesa Civil sobre chuvas

Publicado

em

Segundo órgão, 72% das cheias foram registradas em fevereiro e março. Sipam afirma que devido às chuvas existe a possibilidade de cheia no AC.

G1/AC

Após subir 63 centímetros em 24 horas, passando de 9,86 metros na terça-feira (6) para 10,49 metros na quarta-feira (7), o rio Acre voltou a apresentar vazante em Rio Branco nesta quinta-feira (8), chegando atingiu a marca de 10,06 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, são nos meses de janeiros, fevereiro e março que acontecem as chuvas mais intensas, sendo que 72% das enchentes ocorrem nos meses de fevereiro e março.

“O que significa que o período mais crítico ainda está por vir. Para conter a situação, a prefeitura tem um plano de contingência atualizado para as ações de resposta”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos.

O meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Luis Alves, afirma que existe a possibilidade de cheia no estado devido às chuvas acima da média. “Nós temos o prognóstico de chuva e consequentemente, faz o rio encher e causar alguns alagamentos. Estamos prevendo cheia”, diz.

Cheias
Nesta semana, dois rios chegaram a transbordar. Em Sena Madureira, distante 145 km de Rio Branco, o nível das águas do rio Iaco era de 15,29 metros na terça-feira (6), mas foi diminuindo, passando na quarta-feira (7) para 15,15 metros e 14,74 m nesta quinta-feira (8). Com isso, ele está abaixo da cota de transbordamento, que é 15,20 metros. Ao todo, três famílias precisaram ser retiradas, sendo que duas foram levadas para a casa de parentes e uma para o abrigo público da cidade.

Já em Tarauacá, o rio chegou a atingir 10 metros na quarta (7). Nesta quinta-feira (8), ele apresentou vazante, mas com 9,60 metros ele ainda está dez centímetros acima da cota de transbordamento, que é 9,50 metros. Nenhuma família precisou ser retirada de sua casa até o momento.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute fiscalização da comercialização e uso de linhas cortantes para soltar pipas

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, se reuniu com órgãos municipais e estaduais para alinhar os procedimentos necessários para fiscalizar o comércio e uso do cerol, linha chilena e similares em Rio Branco.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, contou com a participação da Promotoria Especializada de Defesa do consumidor, de representantes do Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor do Acre (Procon), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do 3° Batalhão da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além do deputado estadual Fagner Calegário.

Em dezembro de 2023, o MPAC expediu uma recomendação às instituições mencionandas para que adotassem as providências necessárias para fiscalizar a Lei Municipal nº 2.359/2020 e a Lei Estadual nº 4.180/2023, que proíbem a venda do cerol, linha chilena ou de qualquer produto similar que contenha elementos cortantes e seja utilizado no ato de empinar pipas.

Conforme o documento, que subsidiou o procedimento administrativo instaurado pela Promotoria, é de extrema importância garantir o cumprimento das regulamentações referentes ao uso e comercialização de cerol e linha chilena no Acre, visando à proteção da integridade física das pessoas.

Durante a reunião, o promotor Rodrigo Curti destacou a necessidade da fiscalização, bem como de que haja um local apropriado para a soltura de pipas. Ele destacou, ainda, a importância das campanhas educativas e de conscientização para evitar acidentes.

“Gostaria de reforçar essa recomendação para que tomemos as providências. Essas ações e campanhas educativas são muito importantes para promover uma mudança de comportamento”, disse o promotor.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia promove formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado

em

Nesta terça-feira, 30 de abril, a prefeitura de Brasiléia realizou uma importante formação para a garantia da educação de qualidade das crianças da zona rural.

Professores das escolas Nucleadas e Multisseriadas participaram do programa de formação Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, uma iniciativa do governo federal voltada para a qualificação do trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil e a alfabetização na idade certa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A adesão da prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ao programa do governo federal é um compromisso em oferecer uma educação de qualidade para todas as crianças do município.

A secretária de Educação, Francisca Oliveira, ressaltou a importância da adesão ao programa, visando garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

A articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, destacou que o programa também visa garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, além de promover a equidade educacional.

A formação foi ministrada pela articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, e pelo coordenador municipal de ensino, Jesus Bispo, que também é coordenador regional do programa.

Mais de 100 docentes alfabetizadores, professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da formação, que aconteceu no auditório Maria da Paz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia

Publicado

em

Após rápido trabalho investigativo, a Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira o suspeito de ter tentado contra a vida de um indivíduo no centro da cidade de Epitaciolândia.

No dia 20.04.2024, por volta das 22h00min., a vítima foi brutalmente agredida com golpes de madeira na região da cabeca, causando diversas lesões.

A Polícia Civil de Epitaciolândia agiu rápido e, após diversas diligências investigativas, dentre elas oitiva da vítima e colheita de depoimento de testemunhas dos fatos, representou ao Poder Judiciário pela Prisão Preventiva do suspeito, o qual foi preso na manhã desta terça-feira.

L. L. L. de N., de 25 anos de idade, será encaminhado à penitenciária de Rio Branco, ficando à disposição do Poder Judiciário, o qual atuou com celeridade na apreciação da representação da Autoridade Policial.

“Desde que tomamos conhecimento dos fatos, iniciamos os primeiros levantamentos e trabalhos investigativos, sendo que hoje foi dado cumprimento ao mandado de prisão do suspeito dessa tentativa de homicídio”, afirmou o Delegado de Polícia, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira.

Comentários

Continue lendo