fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Divórcios crescem 18,7% no terceiro mês de isolamento na pandemia

Publicado

em

O número de casais que oficializaram a separação vem crescendo ao longo dos últimos meses do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB) aponta que os divórcios consensuais cresceram 18,7% entre maio e junho deste ano.Leia também: Cartórios vão atuar na proteção patrimonial dos idosos

Em números absolutos, as dissoluções matrimoniais formalizadas passaram de 4.471 em maio para 5.306 no mês seguinte. O aumento foi registrado em 24 Estados, com destaque para o Amazonas (133%), Piauí (122%), Pernambuco (80%), Maranhão (79%), Acre (71%) Rio de Janeiro (55%) e Bahia (50%).

O aumento dos divórcios coincide com a autorização nacional para que os atos notariais de escrituras – divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação – e procurações possam ser feitos de forma remota pelos cartórios. O provimento, editado pela Corregedoria Nacional de Justiça, entrou em vigor em junho deste ano.

Nos dois primeiro meses da pandemia, o número de atos praticados em cartórios caiu em razão de restrições ou redução de horário de funcionamento online e presencial dos cartórios, além da diminuição das equipes. Em maio, os atendimentos foram retomados e em junho consolidados, segundo informou o CNB.

“Muitos atos notariais, não só os divórcios, mas também as escrituras de compra e venda de imóveis, estavam represados em razão da pandemia e do isolamento social, e a autorização para a prática de atos online destravou esta barreira, fazendo com o que o fluxo dos negócios jurídicos e da formalização da vontade das partes pudesse voltar a ser feito, agora também de forma online, mas com a mesma segurança que o ato praticado presencialmente em Cartório”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros.

Para realizar o divórcio em cartório, o casal deve estar em consenso e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado online, por computador ou celular, em videoconferência conduzida por um tabelião.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético perde para o Porto Velho e é eliminado do Brasileiro A3

Publicado

em

O time acreano perdeu por 5 a 0 na partida de ida e por isso precisava vencer por seis gols de diferença para conquistar a classificação.

A missão era difícil. O Atlético perdeu para o Porto Velho, de Rondônia, por 2 a 0 nesta segunda, 29, no Florestão, e acabou eliminado do Campeonato Brasileiro A3. Luíza e Geici marcaram os gols das rondonienses.

Falta de ofensividade

Depois da derrota por 5 a 0 na partida de ida, o Atlético tinha uma missão bem complicada. No início da partida, as meninas do Galo até tentaram, mas a falta de ofensividade foi determinante para a eliminação.

Fala, Neila!

“Nós pecamos em Porto Velho e não podíamos ter perdido por 5 a 0, mas isso faz parte do futebol. Para colocar a equipe em campo hoje, fui obrigada a fazer milagre. Recebemos muitos nãos e isso cansa e desgasta porque falta estrutura e os resultados são reflexo. Não fico no Atlético para a sequência da temporada”, disse a técnica Neila Rosas.

Porto Velho avança

O Porto Velho conquistou a vaga e na segunda fase vai enfrentar o Rio Negro, de Roraima.

“Tínhamos uma grande vantagem. Conseguimos controlar bem o jogo e vamos para a segunda fase bem motivadas”, comentou a meia do Porto Velho, Geici.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno e Adrian são eliminados nas oitavas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19 em Brasília

Publicado

em

Foto FEAV: Bruno, o técnico Gil e Adrian representaram o Acre na 1ª etapa

Os acreanos Bruno e Adrian foram derrotados pela dupla de São Paulo Luiz Arthur/Gabriel por 2 sets a 0, com parciais de 21×17 e 21×8 e foram eliminados na fase de oitavas de final da 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19 em Brasília, no Distrito Federal.

Os atletas trabalharam forte para o primeiro evento em nível nacional na temporada e existia uma meta mais ousada para a competição em Brasília.

Seguir com o trabalho

Segundo o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV). Delmerson Abreu, a meta é seguir com o trabalho para sequência da temporada.

“A nossa dupla vem jogando contra os melhores do Brasil. Precisamos seguir em busca das nossas metas”, comentou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kinho Brito espera liberação de Becker para definir Humaitá

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Becker (8) foi emprestado para o Andirá no Estadual

O técnico Kinho Brito espera a liberação do volante Becker para definir os titulares do Humaitá. O Tourão enfrenta o Porto Velho, de Rondônia, nesta quarta, 1º, às 15 horas, no Florestão, na partida de estreia do Campeonato Brasileiro da Série D.

“Tenho o time definido. Se o Becker não for liberado, a opção será o Lorran”, explicou o treinador.

Dudu estreia

O zagueiro Dudu, ex-Náuas, será um dos titulares do Humaitá no primeiro jogo do Brasileiro.

“Trabalhei com Dudu por quatro anos e tenho total confiança no seu futebol. Teremos um sistema defensivo forte para um primeiro jogo bem complicado”, avaliou Kinho Brito.

Preparação fechada

Com um trabalho tático seguido de um treino de bolas paradas, o elenco do Humaitá fechou a preparação na manhã desta terça, 30, no campo do Airton.

Comentários

Continue lendo