Conecte-se conosco

Acre

Diretora da escola KJK desmente que livros estariam sendo jogados fora

Publicado

em

Os livros seriam da escola estadual Kairala José Kairala e escola e IOP em Brasileia, a pedido do senhor Sebastião Monteiro da Silva dono da firma reciclagem Silva LTDA foi levado à sua propriedade para vender para a reciclagem em Porto Velho, capital do estado vizinho de Rondônia, já que a direção da escola pediu informações da Secretaria Estadual de Educação que o orientou fazer a doação.

Os volumes foram doados pelo Ministério da Educação através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola).

Alguns dos volumes de Física, Química, Biologia e Português não tem mais validade ao contrário que dizia a reportagem de um site de notícias de Rio Branco, a professora Vilma Gali foi até o local onde estavam os livros, lá ela comprovou a grande mentira. Usaram o casal de velhinhos para cometer esse absurdo dizendo que os livros ainda tinham utilidade, sendo que desde de 2010 que os livros não tem mais condições de uso para a escola, ameaçaram até de chamar a Policia,

A professora Vilma Galli mostrou-se indignada com essa situação onde o jornal joga a população contra a escola já que muitas pessoas fizeram comentários sobre os livros. O jornal também fala que os livros estavam num lixão, o que é mentira. Os livros estavam na casa do Seu Sebastião, dono da firma que a escola fez a doação. Os livros ainda estão em Brasileia porque está aguardando uma carreta para levar para Porto Velho. A Professora e gestora da maior escola de Brasiléia, Vilma Gali lamentou esta falsa acusação e repudiou o site que se diz conceituado no Estado.

Matéria relacionada:

Centenas de livros doados pelo Ministério da Educação a escola estadual em Brasileia são encontrados em ferro velho

Fonte: noticiasdafronteira.com.br

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defesa Civil registra nova redução no nível do Rio Acre na capital

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 15h desta sexta-feira, 23, o rio marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Ao longo do dia, o rio apresentou queda gradual no nível das águas. Pela manhã, às 5h19, o Rio Acre registrava 14,57 metros, recuando para 14,51 metros às 9h e 14,44 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de diminuição do volume.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 2 milímetros, considerado baixo, o que contribui para a redução do nível do rio.
A cota de alerta na capital acreana é de 13,50 metros, e, apesar da vazante, o Rio Acre ainda permanece acima desse patamar, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”

Publicado

em

Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada 

O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.

O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.

A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota pública sobre o Carnaval da Família

Publicado

em

O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.

A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.

Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.

O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.

Governo do Estado do Acre

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo