Diretor do Itamaraty está em Brasileia para verificar situação de imigrantes

Para verificar a situação dos haitianos e demais imigrantes que chegam ao Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e que estão instalando-se em Brasileia, o Itamaraty enviou ao estado, em missão-extraordinária, o diretor de Imigração e Assuntos Jurídicos, Rodrigo do Amaral Souza.

De acordo com diretor, que chegou a Brasileia na segunda-feira, 15, a atuação do Itamaraty se incorporou a força-tarefa do governo federal. Mas, Rodrigo do Amaral frisa que o Itamaraty já estava auxiliando os imigrantes via Consulado de Cobija.

“A situação dos haitianos tem sido objeto de atenção de nossa parte desde 2010. Agora vim a Brasileia para fazer a verificação in loco, ouvir os depoimentos dos imigrantes. Já conversei com haitianos, pessoas da República Dominicana e até de Bangladesh, disse o diretor de Imigração e Assuntos Jurídicos.

Rodrigo do Amaral contou que está construindo um relatório sobre a situação dos imigrantes com base nas informações que tem colhido em entrevistas feitas no abrigo onde estão alojados os imigrantes e das reuniões com servidores da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima