fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Publicado

em

“ O povo não aceita mais um sistema, obsoleto, anacrônico e cediço”

Dimas Gurgel

Obsoleto, anacrônico e cediço

Brasil, meu Brasil, ficou mais do que claro que o povo brasileiro não vinha compactuando com o sistema político, obsoleto, anacrônico e cediço, existente em nosso País.

A volta dos que não foram…

Foi uma Campanha insólita em todo País, muitos não foram, mas voltaram, a renovação foi grande “caciques” conhecidos ficaram de fora, repugnados pela população.

Que coisa hein

Boa parte dos filhos e parentes de velhos conhecidos do mundo político não conseguiu se eleger. O filho do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é um deles. Crivella Filho concorria a uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Deixamos de ser público, viramos participantes”

Durante décadas o povo brasileiro foi um mero “Observador” da política, o foco da massa estava sempre anexado em outros temas, futebol, carnaval  e religião eram os que mais interessavam, em 2018 algo mudou, participação popular como nunca visto, na história da nação.

Mudança de foco

Com o passar das eleições estadual e federal, o foco volta aos municípios, cabe aos gestores entender o recado “direto” dado pela população, ficou claro que temos uma grande incógnita pela frente.

Não Apenas Lá…

A mudança iniciou nos andares de cima da política, fato, porém é algo ingênuo ruminar que a mudança não terá ramificações, para andares de baixo.

Longe de ser o Pai Diná

Mas não precisa ser, para entender que a configuração de análise do eleitor em 2020 será outra, não teremos observadores e, sim participantes, longe de amor por cores partidárias ou ideologias esmagadas nas urnas. 

Quem não, Bye, Bye!

Da mesma forma que Mano Brown mandou o “Papo Reto ao PT” o povo mandou aos políticos, o povo parece gritar a seguinte frase, quem trabalhar vai continuar, quem não, Bye, Bye. Simples Assim. 

11 vereadores e um destino

Parece nome de filme, mas não é José, gostaria muito de aplaudir os parlamentares mirins de Brasiléia, até tiro o chapéu para alguns, porém na sua totalidade, falta muito à casa do povo cumprir seu papel, olha lá em mirins, o povo tá de olho, fazem seu papel, ou terão o mesmo destino.

Acredite!

Estamos no ano de 2018, mas em Xapuri os  parlamentares mirim, tiveram que retornar ao ano de 2011, para aprovar a prestação de contas, que tinha como Gestor municipal Bira Vasconcelos, prefeito atual do município.

A ponte não saiu, mas…

O Acre conhece a história da ponte encantada que ao longo de décadas, na linha imaginária, foi executada algumas vezes, me refiro à lenda da ponte da Sibéria, pois é José, a ponte não saiu, mas a prestação de contas de 2011 sim, foi aprovada por unanimidade.

Assis Brasil

Quem construiu uma base forte no município de Assis Brasil, foi o casal Nenem Almeida eleito deputado estadual e, Vanda Milani eleita deputada federal, ambos do solidariedade. 

Muita sede ao pote

Lembro-me quando o ex-prefeito Everaldo Gomes assumiu o poder em Brasiléia, a sede por parte de alguns era grande, foi tanta sede, que se engasgaram, porém são águas passadas. 

“Dois raios não caem no mesmo lugar”

 Lenda ou não, a frase existe, muita calma nessa hora Brasiléia, estão distribuindo o que não tem, eles podem até estarem com sede, mas pelo andar da carruagem, terão que buscar outras fontes.

Quem mora na aldeia, conhece os índios

Não que o Acre seja uma aldeia, mas é um estado pequeno, logo o governador eleito sabe quem é quem, conhece os grupos políticos, erros e acertos ocorrem em toda gestão, pelas últimas entrevistas, o governador eleito tem mostrado maturidade e, sobretudo transparência em suas ações.

O resultado da votação em cada região do Brasil

O resultado do primeiro turno foi 55,13% para Jair Bolsonaro e 44,87% para Fernando Haddad. Veja abaixo qual foi a proporção para cada região do Brasil:

Exterior: 71% Bolsonaro, 29% Haddad

Sul: 68,3% Bolsonaro, 31,7% Haddad

Centro-Oeste: 66,5% Bolsonaro, 33,5% Haddad

Sudeste: 65,4% Bolsonaro, 34,6% Haddad

Norte: 51,9% Bolsonaro, 48,1% Haddad

Nordeste: 69,7% Haddad, 30,3% Bolsonaro


Abraços para os leitores Sérgio e Francisca Castro em Assis Brasil, Marquinhos Pinheiros em Rio Branco, Ronaldo Ferraz em Xapuri.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes

Publicado

em

O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.

Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.

Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.

Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.

Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.

Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco

Publicado

em

Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.

O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.

A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.

O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.

Publicado

em

Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.

A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.

A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.

A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.

 

Comentários

Continue lendo