Extra
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Mesmo sabendo que era impossível, foram lá e fizeram”
Brincadeira sem graça!
Como já era esperado, O MDB voltou atrás e disse que estava apenas “blefando,enganando, ludibriando e mentindo” quando anunciou o rompimento, na semana passada, com o pré-candidato do (PP) ao governo do Acre, Senador Gladson Cameli.
Magoadinhos…
“Na verdade, alguns “Líderes” oposicionistas na fronteira, querem fazer política com o nome de outros, querem atenção exclusiva de grandes figuras políticas do estado “ notoriedade” e, quando ela não vem, ficam magoadinhos.
Ele sabe quem é quem…
O atual Senador Gladson Cameli (PP), sabe o que a oposição fez em Brasiléia, certamente não irá aparecer em todas as fotos, o pré- candidato ao governo sabe que terá uma disputa acirrada, logo não poderá cometer erros levianos, QUEM TEM VOTO É O GLADSON, os “líderes”, já não sei.
Vem verão!
Todos sabem que na Amazônia temos um inverno como é conhecido na região, muito forte, onde não é humanamente inviável executar algumas obras, tais como, asfaltar ruas e melhorias de ramais.
Hora de mostrar serviço!
O verão está chegando e, tanto Tião Flores (PSB), quanto Fernanda Hassem (PT), deve acelerar as obras que não puderam ser executadas por conta das chuvas.
Forte apoio…
Quem deverá ser forte apoio em uma possível reeleição da atual deputada Leila Galvão (PT), é a prefeita Fernanda Hassem, alguns eleitores dizem e alto bom som, que um eventual voto futuro, dependerá do pedido de Fernanda.
Já Tião…
Por fazerem parte da mesma sigla partidária e serem amigos de longa data, o atual deputado e pré-candidato Manoel Moraes (PSB), deverá receber em uma possível candidatura, o apoio irrestrito de Tião Flores, prefeito de Epitaciolândia.
Após o reinado
Após 20 anos de comando da Frente Popular do Acre, comandado por integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), a Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasiléia e Epitaciolândia – AMOPREBE, passou o comando da oposição, onde tem como presidente, José Maria Pimentel, o ‘Açucar’.
Não foi Açúcar, foi um chocolate!
Para surpresa de todos que acompanharam a apuração da ultima eleição da AMOPREBE, jamais imaginou um resultado tão expressivo após tantos anos de reinado da frente popular. A Chapa 1 conseguiu alcançar a inacreditável porcentagem de 70,5% dos votos válidos, registrando apenas 29,5% para a representante da Frente Popular, na época Leila Ferreira.
Vem fazendo seu papel
Com uma votação expressiva, José Maria e Luiza Carlota, sua vice, estão fazendo seu papel, atrás de recursos e apresentando avanços em poucos meses de mandato, até aqui já foram empenhados diversos recursos, que certamente muito irão contribuir com o desempenho da associação.
De frente com Dimas
Com Tenente Coronel EB, Hélio Bogéa
Bogéa, essa intervenção na sua concepção era realmente necessária?
A Partir do momento que o Governador do RJ declarou a sua incapacidade para continuar comandando a segurança publica, não restou outra opção para o Governo Federal.
O que realmente significa uma intervenção militar?
Intervenção militar foi de fato, aquilo que ocorreu em 1964.
Regime militar de 1964…
Toda nação minimamente organizada, possui mecanismos de defesa. Quando a sua SEGURANÇA NACIONAL se encontra em risco, a década de 1960 foi o auge da Guerra Fria e, diante desse cenário de Guerra Fria (COMUNISMO x CAPITALISMO) não apenas no Brasil, mas em outros países da America do Sul, adotaram o REGIME MILITAR como mecanismo de defesa, para se fazer frente diante da escalada do COMUNISMO (MCI).
O Exército está preparado pra proteger nossas fronteiras?
A atuação do Exército Brasileiro, nos nossos mais de 17.000 km de fronteiras, depende exclusivamente da capacidade de recursos financeiros que o nosso País possui, de modo que se coloque as tropas de prontidão, em toda essa faixa de fronteira..
O que acontece no Rio, pode ser considerado uma “GUERRA”?
TRANQUILAMENTE e deve ser encarada da mesma forma que os EUA e a Europa se encontram combatendo o Terrorismo Islâmico. Nesses países os terroristas estão sendo cassados, sem descanso…
Acha que a intervenção poderia expandir a outros estados?
A partir do momento que os governadores dos outros estados adotarem a mesma atitude do governador do Rio “PEZÃO”, não restará outra alternativa para o Governo Federal.
Na sua concepção, o Exército poderia contribuir mais com o nosso País?
O Exército responde as necessidades do nosso PAÍS, de acordo com o suporte de recurso que o Governo Federal disponibiliza para o mesmo.
O Acre é um estado que aumentou consideravelmente a violência, o Acre necessita de uma intervenção?
Depende se o nosso Governador vai ou não “JOGAR A TOALHA”, conforme fez o Rio de Janeiro.
Bogéa, você acha que o Bolsonaro está preparado para assumir eventualmente o Brasil?
O Bolsonaro é reflexo de uma população cansada, enjoada, estafada, esgotada, diante de tanta bandalheira, pilantragem, corrupção, roubalheira e aparelhamento do Governo que tomou conta deste Pais de norte a Sul, de uma forma sistêmica, endêmica e institucionalizada, em todas as esferas do Governo de 1985 até 2018. A população considera o Bolsonaro como o único e “DIFERENTE” desses dinossauros que nos comandam politicamente durante todo esse tempo e que afundaram o País.
Considerações finais…
Agradeço pela oportunidade de contribuir com a sua coluna jornalística e, conto com o seu apoio de modo que consigamos convencer a Prefeitura de Brasiléia a resolver o problema das “ALAGAÇÕES” na cidade e sobretudo no centro, que foi o lugar mais afetado de nossa Cidade. Promovendo OBRAS de combate a essas mesma enchentes, o Exército Brasileiro pode colaborar de algum modo firmando parcerias nesse sentido. Obrigado Dimas e um forte abraço a toda população.
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.






Você precisa fazer login para comentar.