Conecte-se conosco

Acre

Diante da pressão de deputados da oposição, PEC das emendas individuais será votada

Publicado

em

Deputados da oposição estudaram o pedido de mandado de segurança para que a PEC fosse votada.

Da redação, com Gina Menezes

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Élson Santiago (PEN) garantiu que a polêmica Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 03, peça que trata sobre a liberação de emendas parlamentares de forma impositiva será levada ao plenário para votação. A afirmação do presidente foi dada à imprensa na tarde desta quinta-feira (12), após intensa movimentação e disputa interna nos bastidores do legislativo acreano.

A declaração de Santiago de que levará a matéria para ser apreciada em plenário aconteceu simultaneamente a uma reunião entre os deputados estaduais de oposição que chamaram até a sala de reunião o advogado Mário Paiva para que o profissional dê entrada com um mandato de segurança para garantir que a matéria não seja retirada da pauta de votação.

aleac

Deputados da oposição estudaram o pedido de mandado de segurança para que a PEC seja votada

Participaram da reunião os deputados Wherles Rocha (PSDB), Toinha Vieira (PSDB), Gilberto Diniz (PTdoB) e Chagas Romão (PMDB) e assinaram o documento para que a medida jurídica seja adotada.

Segundo o líder do PSDB na Aleac, deputado Wherles Rocha, a intensão de ingressar com o mandato de segurança é garantir que a matéria seja levada a pauta de votação antes do recesso parlamentar, impedindo assim, que ela seja engavetada.

“Queremos o cumprimento do regimento interno que prevê que após a publicação do parecer do relatório a matéria seja levada à plenário”, disse.

Para Santiago, a medida adotada pela oposição é desnecessária, haja vista que ele já pretendia incluir a matéria na ordem de votação.

“Eu nunca disse que ela não iria a plenário. Nós iremos levar à votação”, declara.

Vale ressaltar que a PEC das emendas impositivas já causou várias polâmicas na Aleac, incluindo o fato do deputado Luiz Tchê (PDT) ter levado um vestido para presentear o deputado que se posicionar contrário a respectiva matéria.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Com articulação do senador Petecão, Brasiléia recebe pá carregadeira para atender os serviços de infraestrutura urbana e rural

Publicado

em

Por Fernando Oliveira
Fotos: Matheus Gomes-Secom/ Prefeitura de Brasiléia

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, recebe uma pá carregadeira destinada ao município por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária. O equipamento foi viabilizado com articulação do senador Sérgio Petecão e tem como objetivo fortalecer os serviços urbanos e apoiar o desenvolvimento da região.

Durante o ato de entrega, o prefeito destacou a importância da parceria institucional para garantir investimentos que atendam às demandas da população. “Essa pá carregadeira chega em um momento importante e vai contribuir diretamente com os trabalhos da prefeitura, especialmente na manutenção e melhoria da nossa infraestrutura. Seguimos firmes buscando parcerias que tragam benefícios concretos para Brasiléia”, afirmou.

O senador Sérgio Petecão também ressaltou o compromisso com os municípios acreanos. “Nosso mandato tem trabalhado para garantir recursos e equipamentos que façam a diferença na vida das pessoas. Brasiléia pode contar com nosso apoio para continuar avançando e fortalecendo suas atividades, especialmente no setor produtivo”, declarou.

O prefeito ainda se reuniu com Jonathan Donadoni, secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, reforçando o diálogo institucional em busca de novas parcerias e investimentos para o município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores ironizam gestão com ‘trend’ e expõem contraste entre promessa e realidade em Epitaciolândia

Publicado

em

Publicações nas redes mostram ruas precárias enquanto prefeitura divulga imagem de ponte idealizada

Moradores de Epitaciolândia entraram em uma “trend” nas redes sociais para criticar a situação de infraestrutura do município, comparando a “expectativa” com a “realidade” das ruas da cidade.

A mobilização ganhou força nesta terça-feira (1º), data marcada pelo chamado “Dia da Mentira”, após o prefeito Sérgio Lopes divulgar uma imagem produzida por inteligência artificial, em 3D, mostrando como seria a futura ponte na região de fronteira.

A reação foi imediata. Em publicações compartilhadas em grupos e redes sociais, moradores passaram a utilizar o mesmo recurso para mostrar o contraste entre projetos idealizados e a situação atual de bairros da cidade, muitos com ruas em condições precárias há anos.

Um dos exemplos citados é a Rua Girassol, no bairro Por-do-Sol, onde imagens mostram vias com problemas de trafegabilidade, lama e falta de manutenção. Segundo moradores, essa realidade se repete em grande parte do município.

As críticas também ocorrem no momento em que a prefeitura anuncia, mais uma vez, a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte — obra que já havia sido prometida anteriormente e que, segundo previsões divulgadas, deveria ter sido concluída em dezembro do ano passado.

A nova solenidade inclui novamente ato ecumênico, repetindo eventos já realizados em anúncios anteriores. Enquanto isso, moradores seguem cobrando melhorias básicas na infraestrutura urbana.

A repercussão nas redes mostra o desgaste da gestão municipal, especialmente em relação à manutenção das vias públicas e ao cumprimento de promessas feitas à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Fernanda Hassem: da menina que sonhava ser repórter ao fenômeno da política acreana

Publicado

em

Ex-prefeita de Brasiléia tem nome cotado para disputa federal e também para vice-governadoria; prazo para definição partidária termina neste sábado (4)

Com mandatos como vereadora e prefeita, Fernanda — seu nome ecoasse em regiões do estado onde nunca havia estado, transformando-a na figura feminina mais comentada da política acreana.

Mais de 612 mil eleitores acreanos acompanham definições do tabuleiro eleitoral; o nome de Fernanda Hassem é um dos mais aguardados na definição politica do Acre

Termina neste sábado (4) o prazo para que pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro se desincompatibilizem de funções públicas. A data limite também encerra o período para filiação partidária de quem pretende concorrer. No Acre, mais 612 mil eleitores estão aptos a votar e passam a acompanhar a definição dos nomes que comporão a disputa deste ano, considerada a mais difícil desde a redemocratização.

A desincompatibilização consiste no afastamento, temporário ou definitivo, de cargos públicos. O objetivo da regra é evitar que o pré-candidato utilize a máquina pública, recursos ou a visibilidade da função atual para obter vantagem indevida sobre os concorrentes, garantindo assim o equilíbrio do processo eleitoral.

Região do Alto Acre segue órfã em Brasília

Neste cenário, um dado chama a atenção na política acreana: a região do Alto Acre, que compreende os municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia, completa 23 anos sem eleger um representante para o Congresso Nacional. O último candidato da região a conquistar uma vaga foi o deputado Zico Bronzeado (João Antônio Rodrigues Bronzeado), que ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados entre 2003 e 2006.

Desde então, nenhum nome da região conseguiu repetir o feito, mesmo diante de disputas acirradas e da presença de candidatos com trajetória política consistente. A ausência de representação direta em Brasília é sentida por lideranças locais, que apontam a necessidade de retomar a força política da fronteira.

Ex-prefeita tem trajetória marcada por gestão reconhecida e agora aguarda definição partidária, nome é cotado para deputada federal e para vice-governadoria

Fernanda Hassem, que um dia quis ser jornalista e construir carreira em São Paulo, viu o destino levá-la para a vida pública, onde conquistou não apenas a própria cidade, mas ganhou projeção para além das fronteiras de Brasiléia.

Projeção e nome forte no Acre: Fernanda Hassem ultrapassa fronteiras de Brasiléia e se consolida como fenômeno político

Nascida e criada na rua Major Salinas, em Brasiléia, a menina que um dia sonhou em ser repórter e construir carreira em São Paulo viu o destino tomar outro rumo. Fernanda Hassem, conhecida carinhosamente como Nandinha, construiu uma trajetória política que a coloca hoje entre os nomes mais influentes do Acre. Com o prazo de desincompatibilização e filiação partidária se encerrando neste sábado, seu próximo passo é aguardado com expectativa nos meios políticos do estado.

Aos poucos, o chamado para ficar na terra natal falou mais alto. Fernanda deixou os planos de seguir no jornalismo em São Paulo e passou a se qualificar para atuar na gestão pública. Iniciou em gerências municipais, depois assumiu secretarias e, com determinação, conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores. Na legislatura, foi descrita como “politicamente cirúrgica” e soube administrar os primeiros passos na vida pública com habilidade.

Ascensão meteórica e reconhecimento

O nome de Fernanda Hassem ganhou projeção para além das fronteiras de Brasiléia ao longo dos mandatos como prefeita. Suas ideias e atuação passaram a ecoar em regiões do Acre onde ela nunca havia estado, consolidando sua imagem como a “mulher política mais falada e admirada” do estado, conforme apontam lideranças locais.

Fernanda Hassem em família, uma mulher com uma das trajetórias políticas mais consolidadas do Acre. Foto: captada

Hoje, sua trajetória é marcada pelo respeito de aliados e adversários. Seu nome é cotado tanto para uma vaga na disputa por deputada federal quanto para compor a chapa como vice-governadora. A vice-governadoria, que tem como missão apoiar o chefe do Poder Executivo nas funções administrativas, surge como um dos cenários possíveis para a continuidade de sua carreira política.

O prazo e o futuro

Até sábado (4), Fernanda Hassem precisa definir seu novo partido e oficializar os rumos de sua caminhada. A expectativa é que a decisão seja anunciada nos próximos dias.

“Fernanda Hassem é juventude amadurecida e lapidada que não se abala com o novo”, afirmam pessoas próximas. O nome dela é real na política e transita com naturalidade entre os cenários estadual e federal. Seja qual for o caminho escolhido — uma candidatura a Brasília ou o passo ao lado do futuro governo —, a ex-prefeita segue com energia para atravessar o estado e se apresentar ao povo que a conheceu pessoalmente ao longo de sua trajetória como vereadora e prefeita.

Fernanda Hassem não esconde o seu Porto Seguro, ao lado da família diz ser sua raiz e seu maior orgulho. Ao lado de sua Mãe e irmãos. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo