fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Dia do Meio Ambiente é celebrado com palestras e feira de produtos sustentáveis no Palácio das Secretarias

Publicado

em

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), organizaram um evento especial no Palácio das Secretarias. Realizada nesta quarta-feira, 5 de junho, a programação aberta ao público, contou com palestras informativas e uma feira de produtos sustentáveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, os servidores celebram e aprendem mais sobre a importância da proteção ambiental. Foto: Ascom/Sead

O auditório do Palácio das Secretarias recebeu especialistas renomados, que compartilharam seus conhecimentos e experiências em temas cruciais para a preservação do meio ambiente. Entre os palestrantes estava Erica Kerolaine Mendonça dos Santos, engenheira florestal do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Em sua palestra, Erica destacou a importância da gestão sustentável das florestas. “A ciência florestal nos proporciona ferramentas essenciais para garantir que nossas florestas sejam manejadas de forma sustentável. É vital que adotemos práticas que preservem nosso ecossistema para as futuras gerações,” afirmou.

Especialistas debateram alterações climáticas e seus impactos, destacando medidas práticas. Foto: Ascom/Sead

Além dela, Queren Luna, técnica de Monitoramento da Sema/Cigma, e Júlio Cesar de Negreiros Morais, engenheiro florestal da Sema, abordaram as mudanças climáticas e suas consequências. Eles enfatizaram a necessidade de ações concretas para mitigar os impactos ambientais e adaptar as comunidades locais às novas realidades climáticas.

O evento também destacou a importância do envolvimento individual na preservação ambiental. A servidora e engenheira florestal, Erica Lima, compartilhou suas práticas de sustentabilidade em casa e no trabalho. Na minha casa, restos de verduras e folhas que eu coleto geralmente são compostados nas minhas plantas. Dentro do território acreano, procuro desenvolver trabalhos de desembargo ambiental”, disse, reforçando a importância de pequenas ações diárias para a proteção do meio ambiente.

No hall do Palácio das Secretarias, uma feira de produtos sustentáveis apresentou uma variedade de itens, incluindo sementes, papelão reciclado e óleo vegetal. Os expositores mostraram como esses produtos podem contribuir para uma vida mais ecológica e consciente. Liliane Dobs, empreendedora de biojoias, destacou o papel de sua arte na conscientização ambiental: Quando a gente faz biojoias com sementes, cascas, madeiras, isso vem para que a sociedade tenha conhecimento e a noção da preservação da floresta. E quando você usa uma biojoia, você traz em você o que tem de melhor, que é a terra, a natureza. É fundamental termos essa estrutura baseada na sustentabilidade, na natureza e no futuro”.

As biojoias, também conhecidas como joias naturais ou ecojoias, confeccionadas por empreendedores acreanos, como Liliane, são acessórios desenvolvidos a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza. Foto: Ascom/Sead

O evento promoveu a conscientização e o engajamento dos servidores e comunidade em geral com práticas ambientais responsáveis, em uma celebração significativa do Dia do Meio Ambiente.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sucuri de 4 metros é avistada na BR-364 e surpreende trabalhadores do DNIT

Publicado

em

Screenshot

Presença de sucuris aumenta no Acre: quarto avistamento em junho

Uma sucuri de aproximadamente 4 metros foi avistada atravessando a rodovia no km 40 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Rio Branco, surpreendendo os trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que realizavam obras na região.

O réptil foi visto perto de um ponto de banho local, e os servidores registraram imagens enquanto tentavam afugentar a cobra de volta ao seu habitat natural nas matas próximas à rodovia. Apesar da preocupação inicial com o impacto no tráfego, a situação foi controlada graças às sinalizações da obra em andamento.

Este é o quarto avistamento de sucuris na região do Acre neste mês de junho, levantando preocupações sobre a presença desses animais em áreas próximas a centros urbanos e vias movimentadas. Não há informações confirmadas sobre o acionamento do Corpo de Bombeiros para o local.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam, em Belém, no Pará

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participa, nesta segunda-feira (24), da 27° Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da CONDEL/SUDAM na sede da Superintendência em Belém-PA.

Atualizações, alterações e redefinições no FDA, FNO e PRDA, adequando a mudanças e atualizações no PPA 2024/2027 são itens a serem debatidos pelo Conselho Deliberativo (Condel), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Durante o encontro serão discutidas as diretrizes e as prioridades do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO) para municípios dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, no Pará e Amapá, respectivamente, bem como para municípios de fronteira da Região Norte e com baixa e média renda, seguindo a política de prioridade definida pelas reuniões do Condel/Sudam realizadas em 2023, além de definições do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) ambos para o exercício de 2025.

O evento foi presidido pelo ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração Regional (MIDR). Participaram do evento prefeitos, governadores, secretários de estado, lideranças de movimentos sociais, empresários, pesquisadores, estudantes e professores de instituições de ensino e pesquisa.

O prefeito de Rio Branco aproveitou a reunião para pedir ao secretário executivo do Ministério da Integração Regional, Valder Ribeiro uma maior agilidade na liberação dos recursos para a reconstrução da Estação de Tratamento de Água (Eta) II, na capital acreana, que está precária.

“Não podemos deixar a população de Rio Branco sem água tratada”, destacou Bocalom.

De acordo com Valder Ribeiro, tão logo retorne a Brasília, irá cobrar essa agilidade.

“Estarei pessoalmente acompanhando esse trabalho e comunicarei ao prefeito da aprovação desse recurso”, enfatizou Valder Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Primeiro Festival da Macaxeira promete alavancar a Economia no Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco irá promover, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), entre os dias 26 a 29 de junho, na Praça da Revolução o primeiro Festival da Macaxeira. Uma homenagem a produção agrícola local destacando a importância do tubérculo para a região. O evento contará com uma programação variada e atrativa para diferentes públicos.

No primeiro dia de festival teremos a escolha da rainha da produção, shows com bandas locais e a atração nacional Felipe Araújo. No segundo dia apresentações de quadrilhas juninas e shows locais. Terceira noite berrante de ouro, concurso da maior macaxeira do festival, sorteio de prêmios e shows locais. No quarto e último dia do festival teremos cavalgada, sorteio de uma moto, e à noite show gospel com o pastor Antônio Cirilo.

O festival visa promover a integração entre produtores rurais e a comunidade urbana, destacando a importância da macaxeira na economia local. Quem está bastante animado com esse evento são os pequenos comerciantes que trabalham na praça.

“Todos os eventos que tem, melhora a venda da gente, mas eu tenho certeza de que vai dar muita gente, aí a gente vende bem”, destacou o vendedora de pipoca, João Gomes.

“A expectativa é a melhor que tem, porque vem show nacional. Então a gente espera que encha de gente e a gente possa vender bastante”, disse a vendedora de tacacá, Érica Silva.

A Prefeitura de Rio Branco tem investido na agricultura familiar, fornecendo assistência técnica e recursos que melhoraram significativamente a produção agrícola. A expectativa é grande entre os produtores, que já começaram a enviar vídeos mostrando mandiocas impressionantes, com tamanhos variando de 1,5m a 2,00m e até 2,20m. O Festival promete movimentar a capital Acreana destacando a vitalidade e a relevância dessa cultura agrícola.

“Aqui vai ter uma casa de farinha pra mostrar pra população de Rio Branco como funciona o meio rural e como essa economia da mandioca circula muito dinheiro na capital de Rio Branco”, enfatizou o chefe do departamento Técnico da Seagro, Gleison Aguiar.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo