Flash
Com 426 servidores e 262 presos infectados pelo coronavírus, Iapen volta a suspender visitas em presídios no Acre
Portaria com a mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (26) e revogou a portaria de agosto do ano passado que autorizava o retorno gradual das visitas.

Com 426 servidores e 262 presos infectados pelo coronavírus, Iapen volta a suspende visitas em presídios no AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Alcinete Gadelha
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Arlenilson Barbska Cunha, assinou portaria publicada no Diário Oficial do Estado suspendendo as visitas nos presídios do Acre por um período de 15 dias.
Depois de considerar vários elementos, entre as quais o significativo aumento de contágios pelo coronavírus, o diretor resolveu tomar essa decisão.
___________________
A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (26). “Fizemos tudo com base na lei”, disse o diretor.
___________________
A suspensão das visitas ocorre pouco mais de cinco meses depois, da retomada gradual, em agosto do ano passado. A primeira vez que as vistas foram suspensas foi no mês de março devido à pandemia do novo coronavírus. Suspender as visitas foi uma medida tomada pela presidência do Iapen antes mesmo que os casos de Covid-19 começassem a ser registrados nos presídios.
A portaria do Iapen informou que a medida leva em consideração a recomendação do Ministério da Saúde do dia 13 de março de 2020 para que durante o período de emergência na saúde pública fossem adiados ou cancelados eventos de massa governamentais, esportivos, culturais, e políticos.
“Considerando o significativo aumento do número de casos no estado do Acre, refletindo também na elevação de contaminação entre servidores policiais, técnicos e administrativos do Iapen; que o ambiente prisional, apesar de todos os cuidados sanitários, é propício para doenças do trato respiratório, fator esse favorável a segunda onda de covid-19, resolve suspender no âmbito dos estabelecimentos prisionais todas as visitas por um período de 15 dias”, afirma a portaria.
O Acre registrou até a segunda-feira (25), mais de 46,5 mil casos de Covid-19 e mais 854 vítimas fatais, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
Covid-19 no sistema penitenciário
O Iapen informou que até a segunda-feira (25), foram foram registrados 426 casos confirmados da doença entre servidores. Destes casos confirmados 390 foram em policiais penais e 36 servidores administrativos. Ao todo, foram 782 notificações.
O órgão informou que não há casos em análise. Além disso, 413 já são considerados curados. O Iapen tem 61 servidores afastados por causa da pandemia.
Já entre os presos, foram 450 casos notificados. Destes, 266 foram confirmados com a doença, 181 foram descartados, um indetectável e um inconclusivo. Não existem casos em análise e 262 presos já foram considerados curados e três óbitos foram registrados.
Comentários
Flash
Suspeito é preso com pacotes de cocaína escondidos em isopor em Sena Madureira
Homem se passava por entregador para transportar drogas no bairro Cafezal
Policiais militares do 8º Batalhão prenderam em flagrante um homem que transportava 24 pacotes de uma substância esbranquiçada, supostamente cocaína, com peso aproximado de 254 gramas. A droga estava escondida dentro de um isopor utilizado, aparentemente, para entrega de produtos.
A prisão ocorreu após equipes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva e Saturação receberem informações de que o suspeito estaria circulando pelo município disfarçado de entregador, utilizando o recipiente para ocultar o material ilícito.
A abordagem foi realizada na Rua Boulevard Cafezal, no bairro Cafezal, em Sena Madureira. Durante a verificação do isopor, os policiais encontraram os pacotes do entorpecente.
Após a ação, o suspeito foi preso e encaminhado, juntamente com a droga apreendida, à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram adotadas as providências cabíveis.
Comentários
Flash
Prefeito de Rio Branco visita famílias em abrigo público e acompanha monitoramento do nível do Rio Acre
Flash
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas
Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
The post Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

































Você precisa fazer login para comentar.