fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Detendo é flagrado se masturbando dentro de viatura do Iapen

Publicado

em

O preso estava sendo escoltado para atendimento médico. Ação foi filmada por agentes penitenciários

“Contando, não tem quem acredite!”. A frase que inicia este texto foi proferida por um agente penitenciário ao se deparar com uma cena inusitada que estava sendo exibida diante dos seus olhos no monitor das câmeras instaladas no interior carroceria-cela de uma viatura do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Um preso que estava sendo escoltado para atendimento médico de urgência em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, estava se masturbando vigorosamente como se estivesse na intimidade de seu quarto ou de seu banheiro.

O caso ocorreu no início da semana. O preso em questão não teve seu nome divulgado, mas sabe-se que ele teria passado mal durante a noite e requerido atendimento médico. Temendo se tratar de uma situação grave, a equipe de plantão daquela noite solicitou escolta para levar o “enfermo” presidiário até a UPA do Segundo Distrito.

As imagens exclusivas foram cedidas ao ContilNet por um agente penitenciário que preferiu não ter seu nome revelado. “Os agentes colocaram ele na cela da viatura e se dirigiram para a UPA conforme determina o protocolo para esses casos. Em meio à viagem, observaram pelos monitores para saber como ele estava e descobriram que ele estava se masturbando”, explicou ele.

O agente também não informou qual o procedimento adotado depois do flagra, mas acredita que a viatura deve ter retornado para o complexo penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, já que ficou constatado que o “paciente” já estava bem de saúde.

“Tem muitos casos em que os presos inventam que estão doentes para poderem sair do presídio. Eles costumam chamar isso de ‘pegar vento’. Quando esses são flagrados, novas saídas para atendimento médico só são atendidas quando estiver bem-clara a necessidade de atendimento médico.”

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ações do Detran alcançam mais de 25 mil pessoas no Carnaval

Publicado

em

As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros

Carnaval da Família é uma realização do governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Acisa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Durante o Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) intensificou suas ações de orientação e segurança no trânsito em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Na capital, as atividades tiveram foco especial na Praça da Revolução, no centro da cidade. Já em Cruzeiro do Sul o mesmo trabalho foi realizado na Praça Orleir Cameli, onde foram realizadas as principais festividades.

De acordo a Coordenação de Educação de Trânsito, foram mais de 25 mil abordagens realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, e que tiveram como objetivo garantir a segurança dos foliões e a fluidez do tráfego.

Ações de orientação e segurança

O Detran promoveu as campanhas educativas com o tema ‘Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida’, alertando sobre os riscos da combinação de álcool e direção e incentivando o uso de transportes alternativos.

Bruno aprovou a atuação do Detran e Polícia Militar. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Morador da região da Transacrena, o produtor rural Bruno Leitão reconheceu a importância das ações educativas e de fiscalização. “É certo eles fazerem a blitz porque ajuda muito, né? O pessoal está ingerindo bebida alcoólica, e é muito importante, né, ter uma blitz para o pessoal ficar mais atento, né?”, disse.

A fiscalização foi intensificada nas vias de acesso aos locais de festa e nas principais ruas e avenidas com o objetivo de coibir infrações como dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e outras condutas que colocam em risco a segurança no trânsito.

Agentes do Detran e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) estiveram presentes nos locais das festividades, orientaram e auxiliaram os foliões na travessia e no monitoramento do trânsito.

As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros. O aumento do consumo de álcool e a concentração de pessoas nas ruas durante o período carnavalesco elevam o risco de acidentes de trânsito.

“Mobilizamos nossas equipes de Educação e Fiscalização na capital e cidades do interior para atuar durante todas noites de Carnaval, mas o trabalho começou duas semanas antes. Contamos com o apoio irrestrito da Polícia Militar, por meio do BPTran, que diuturnamente garantiu a segurança dos foliões e realizou a Operação Lei Seca, retirando das vias aquelas pessoas que ainda insistem em associar álcool e direção. Nossa missão foi cumprida, levando conscientização para salvar vidas no trânsito”, destacou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Recém-nascido com problemas respiratórios é resgatado por bombeiros na zona rural de Mâncio Lima

Publicado

em

Bombeiros e enfermeira do Samu percorrem mais de 30 quilômetros para resgatar recém-nascido e a mãe dele nessa segunda-feira (3) na zona rural de Mâncio Lima

Bombeiros e enfermeira do Samu resgataram recém-nascido. Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre

Bombeiros da cidade de Mâncio Lima, interior do Acre, percorreram mais de 30 quilômetros na lama e e em estradas inundadas para resgatarem um recém-nascido com problemas para respirar. O resgate ocorreu nessa segunda-feira (3) no Ramal dos Bandeirantes, que fica na zona rural da cidade.

A mãe, uma adolescente de 14 anos, teve o filho na noite de domingo (2) no sétimo mês de gestação. O parto foi realizado com ajuda de uma parteira da região. Por volta das 7h de segunda, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado da irmã da adolescente pedindo socorro.

A sargento Edinara Silva de Souza estava na equipe enviada para a localidade. Ela conta que bombeiros que estavam de folga foram chamados para ajudar na ocorrência. “Solicitamos o apoio do Samu porque a irmã dela disse que a criança estava com dificuldades para respirar e era de sete meses. Montamos toda logística e fomos”, relembrou.

Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhou os bombeiros. Para a missão, as equipes utilizaram dois quadriciclos para chegar até a casa da adolescente.

“No percurso, encontramos uma caminhonete com uma enfermeira de Rodrigues Alves que acompanhava essa mãe. O veículo deles atolou e foram com a gente, mas atolamos e tivemos muitas dificuldades”, disse.

A sargento explicou que o quadro do bebê era estável. “A mão estava bem também, só sangrando um pouco. Trouxemos a criança, a mãe e a mãe da adolescente. Demoramos cerca de uma hora para voltar, foi mais rápida a volta. O Samu levou elas para o hospital de Mâncio Lima”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre aparece entre estados com nível de Síndrome Respiratória Aguda Grave em alerta, aponta levantamento

Publicado

em

O estado que merece mais atenção é Goiás, onde o aumento atingiu uma incidência mais alta e está associado a um início de temporada do vírus sincicial respiratório (VSR)

Acre é um dos nove estados que apresentaram nível de atividade de Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alerta, risco ou alto risco. Foto: Shutterstock

O Acre é um dos nove estados que apresentaram nível de atividade Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alerta, risco ou alto risco entre 16 e 22 de fevereiro. Os dados são do Boletim InfoGripe, divulgado no último dia 28, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa aponta que há um aumento de casos de SRAG entre crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.

Conforme o estudo, além do Acre, oito das 27 unidades federativas apresentam nível de atividade de síndromes em alerta, risco ou alto risco. São elas:

  • Amazonas
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pará
  • Rondônia
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins

Dentre esses nove estados, sete também têm sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, últimas seis semanas. O Acre também aparece neste levantamento. Os demais são:

  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pará
  • Roraima
  • Sergipe
  • Tocantins.

A pesquisadora Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, destacou que não há incidência alta ou muito alta de Covid-19 no período do Carnaval. Contudo, em caso de sintomas de síndrome gripal, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é deve evitar festas e aglomerações para não transmitir o vírus para outras pessoas.

“Outra opção é curtir o Carnaval usando uma boa máscara e priorizando ambientes abertos”, afirma Portella.

Ela falou também sobre o crescimento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes nesta época do ano. Tatiana afirmou que esse aumento já ocorreu em anos anteriores, mas que não há motivos para grandes preocupações. O estado que merece mais atenção é Goiás, onde o aumento atingiu uma incidência mais alta e está associado a um início de temporada do vírus sincicial respiratório (VSR).

“Em relação à Covid-19, não há, no momento, nenhuma área de alto risco. O que observamos agora é uma tendência de estabilidade ou oscilação no número de novos casos, principalmente em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso”, disse.

Comentários

Continue lendo