Acre
Desembargadora Waldirene Cordeiro toma posse como membra efetiva do TRE/AC
A nova membra efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), toma posse, no mesmo ato, no cargo de corregedora e vice-presidente para o biênio 2024-2026
Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira, 17, a desembargadora Waldirene Cordeiro tomou posse como membra efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), assumindo a vice-presidência e corregedoria para o biênio 2024-2026. A solenidade ocorreu no plenário do órgão eleitoral.
A desembargadora, que agora assume as funções deixadas pelo desembargador Laudivon Nogueira foi eleita, por unanimidade, em sessão do Tribunal de Justiça, como membra titular da Classe de Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

A saudação foi feita pelo juiz eleitoral Leandro Gross que, além de compartilhar a trajetória profissional da desembargadora lembrou da boa experiência enquanto juiz-auxiliar na gestão em que Waldirene Cordeiro foi presidente do TJAC, no biênio 2021-2023.

“Diz Caetano, no seu esplendor do pensamento, nessa oração do tempo, que diz assim: ‘És um senhor tão bonito; quanto a cara do meu filho; tempo, tempo, tempo, tempo; vou te fazer um pedido; tempo, tempo, tempo, tempo; compositor de destinos; tambor de todos os ritmos; tempo, tempo, tempo, tempo, dentro num acordo contigo; tempo, tempo, tempo, tempo’. Eu acredito que o senhor tempo fez uma acordo contigo, e era o momento de Vossa Excelência voltar para o TRE na missão de vice-presidente e corregedora, e que o senhor tempo mais uma vez te brinde com muito sucesso na carreira”, disse o juiz.
Em seu termo de posse, a desembargadora prometeu cumprir fielmente os deveres dos cargos cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República e as leis, e no discurso, disse ser uma honrosa missão ter recebido para atuar novamente na corte eleitoral.
Ela disse ainda ser a sétima mulher a exercer cargo de gestão no TRE/AC citando as outras magistradas que ocuparam cargos dirigentes no órgão eleitoral estadual que a antecederam.



“Como é importante a participação das mulheres em todos os fóruns, instâncias, instituições e organizações, notadamente as que se referem aos três poderes desta República, e ainda com poder de decisão e de fala. Como disse a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia, única mulher a integrar a Suprema Corte deste país, em recente pronunciamento: ‘Dizem que nós somos silenciosas, historicamente. Isso é uma mentira. Nós fomos silenciadas.’ Isso vai mudar, isso está mudando. As mulheres têm desempenhado um papel central na defesa e promoção da democracia ao longo da história, lutando não apenas pelos seus próprios direitos, mas também pela expansão e proteção dos direitos de todos os cidadãos”, disse a desembargadora.



A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, em seu pronunciamento, explicou sobre a escolha do nome da desembargadora Waldirene Cordeiro para retornar ao TRE/AC. Ela salientou sobre ética, desafios, cultura dos direitos, democracia e parcerias.
“Nós, do Tribunal de Justiça, com todos os seus membros, meritoriamente chancelamos a escolha do seu nome, pela sua competência e dedicação, pelo o que se ouve ao passar por aqui e também ao passar pela presidência do Tribunal de Justiça com muita maestria. Com muita felicidade acompanhamos esse momento. Conte com a parceria do TJAC. Agradeço ao desembargador Laudivon Nogueira que deixou seu legado e desejo êxito à Desembargadora Waldirene Cordeiro”, ressaltou.
O presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, falou que a chegada da desembargadora Waldirene irá fortalecer o trabalho da justiça eleitoral no Acre. “Que sigamos, daqui pra frente, juntos e unidos com o propósito de continuar trabalhando pelo aprimoramento da justiça eleitoral com experiências inovadoras para o fortalecimento da democracia. A batalha é dura e os desafios nos testam diariamente, mas continuaremos a pavimentar as vias que nos levarão ao horizonte de muitas conquistas e sentimentos de dever cumprido”, enfatizou.












Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Motociclista sofre fratura no fêmur após colisão com carro no centro de Brasiléia
Vítima foi socorrida e transferida para Rio Branco, onde deve passar por cirurgia
O motociclista Estaban Tomas Andres, de 22 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado por volta de 23h45 desta segunda-feira (23), na Avenida Manoel Marinho Monte, na parte alta de Brasiléia.
A colisão ocorreu em um cruzamento em frente a uma casa lotérica e envolveu uma motocicleta e um Volkswagen Gol. Durante patrulhamento, uma guarnição policial se deparou com a ocorrência.
Segundo a análise inicial, o carro teria acessado a via principal ao realizar uma conversão à esquerda, momento em que atingiu a motocicleta, que trafegava pela preferencial.
Com o impacto, o jovem foi arremessado ao solo e sofreu ferimentos graves na perna. Posteriormente, foi constatada uma fratura no fêmur. Ele recebeu atendimento imediato de uma equipe de emergência que passava pelo local e foi encaminhado ao hospital da cidade.
Na manhã desta terça-feira, o motociclista foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deve passar por procedimento cirúrgico.
A área foi isolada para perícia, e após os trabalhos técnicos, os veículos foram liberados, ambos com danos materiais significativos.
O motorista do carro alegou não ter visto a motocicleta e sugeriu a possibilidade de falha no farol do veículo. Já a vítima não pôde prestar depoimento devido ao estado de saúde.
As partes foram orientadas a procurar a delegacia e buscar imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.
Comentários
Acre
Polícia Civil do Acre cria núcleo especializado para monitoramento de crimes digitais
A Polícia Civil do Acre (PCAC) instituiu, por meio de portaria publicada nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado, o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), uma nova estrutura voltada ao enfrentamento de crimes praticados em ambientes virtuais.
O núcleo será subordinado ao Departamento de Inteligência da instituição e terá como principal missão identificar e monitorar atividades criminosas em redes sociais, aplicativos e demais plataformas digitais. Entre os focos de atuação estão o combate ao crime organizado, crimes contra crianças e adolescentes, ataques em ambientes educacionais, além de outras práticas de alta gravidade.
De acordo com a portaria, o “Noad” atuará como um órgão de apoio técnico, responsável pela produção de relatórios de inteligência e análise de dados digitais, que irão subsidiar investigações conduzidas pelas delegacias da capital e do interior do estado.
A nova estrutura também terá a função de fortalecer a integração entre unidades policiais e ampliar a cooperação com outras instituições, inclusive em nível nacional e internacional, contribuindo para uma resposta mais eficiente no enfrentamento à criminalidade digital.
Outro ponto destacado é que o núcleo não realizará ações operacionais em campo, concentrando sua atuação na análise técnica e no processamento de informações, garantindo suporte qualificado às equipes investigativas.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, ressaltou a importância da criação do núcleo para modernizar as ações da instituição.
“A criação do Noad representa um avanço estratégico no fortalecimento da nossa atividade de inteligência. Estamos ampliando a capacidade da Polícia Civil de atuar no ambiente digital, identificando ameaças com mais rapidez e precisão. Esse núcleo vai permitir investigações mais eficientes, principalmente no enfrentamento de crimes graves e na proteção de crianças, adolescentes e da sociedade como um todo”, destacou.
A medida já está em vigor e integra o conjunto de ações da Polícia Civil voltadas ao aprimoramento da investigação criminal e à adaptação às novas dinâmicas da criminalidade no ambiente virtual.
Comentários
Acre
Foragido da Justiça é capturado em ação da Polícia Civil no Acre
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu, nesta terça-feira, 24, um mandado de prisão em desfavor de L.J.M., conhecido pela alcunha “Adrenalina”. A ação foi realizada no bairro Cabreúva, localizado na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
A prisão ocorreu em cumprimento a mandado expedido pela Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de decisão judicial de regressão cautelar, vinculada a processo que apura crimes previstos na Lei nº 12.850/2013, que trata de organização criminosa.
De acordo com o mandado, L.J.M. possui pena remanescente de 14 anos a ser cumprida em regime fechado.

Suspeito conhecido como “Adrenalina” foi preso pela DHPP em Rio Branco. Foto: cedida
Após a captura, o preso foi conduzido à unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as medidas cabíveis.
A Polícia Civil do Acre reforçou, por meio de nota, seu compromisso com a segurança pública, destacando que ações dessa natureza são essenciais para garantir o cumprimento das decisões judiciais e intensificar o combate à criminalidade organizada no estado.
Fonte: PCAC



Você precisa fazer login para comentar.