Conecte-se conosco

Acre

Desembargador Júnior Alberto e juiz Clovis Lordi realizam reunião com as forças de seguranças visando as eleições 2024

Publicado

em

As forcas de segurança de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, presidente do TRE-Acre, Desembargador Júnior Alberto, enfatizou a importância de garantir segurança aos eleitores e que as eleições ocorram de maneira tranquila e que os resultados reflitam fielmente a vontade popular.

Na abertura da reunião, onde contou com a presença das forças de segurança de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, que compõem à 6ª zona eleitoral do alto acre.

O Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-Acre), sob coordenação do desembargador Junior Alberto e do juiz da 6ª zona eleitoral, Clovis Lordi, realizaram reunião com representantes das instituições que compõem o grupo das forças segurança da regional do Alto Acre. O encontro teve como objetivo discutir as medidas de segurança para as Eleições de 2024 e ocorreu no auditório do Ministério Público do Acre, em Brasileia/Acre.

Na abertura da reunião, que contou com a presença das forças de segurança de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, que compõem à 6ª zona eleitoral do alto acre, o presidente do TRE-Acre, Desembargador Júnior Alberto, destacou a importância de assegurar a segurança dos eleitores e garantir que as eleições transcorram de forma pacífica, refletindo fielmente a vontade popular.

O juiz eleitoral Glovis Lordi  e o desmbargador Junior Alberto destacam a relevância da organização para as eleições de 2024 na 6ª zona eleitoral da regional do Alto Acre, que abrange mais de 35 mil eleitores.

“Questionado sobre o funcionamento desse mecanismo, o juiz da 6ª zona eleitoral, Clovis Lordi, explicou que: ‘Todo esse processo é extremamente técnico. Com base em informações de eleições anteriores e nos dados disponíveis pelas forças de segurança da regional do alto acre, para esta eleição, sempre desenvolvemos uma matriz de riscos. Essa matriz nos indica onde é mais provável que ocorram tipos específicos de problemas. Com a presença das forças de segurança da região nos proporcionará tranquilidade para as eleições de outubro.'”

“O juiz eleitoral Clovis Lordi destacou ainda a relevância da organização para as eleições de 2024 na 6ª zona eleitoral da regional do Alto Acre, que abrange mais de 35 mil eleitores. Lordi enfatizou que a prioridade é garantir a segurança e tranquilidade dos eleitores no dia da votação: ‘É nossa missão assegurar que cada eleitor saia de casa tranquilo e vote com segurança’. juiz leitoral e equipe, com as forças de segurança da regional do alto acre, será responsável pelo planejamento e coordenação das medidas de segurança na região, incluindo o transporte e armazenamento das urnas eletrônicas, a proteção dos locais de votação, e a segurança dos servidores, magistrados e colaboradores da Justiça Eleitoral.”

“A prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem (PP), participou da reunião e reafirmou o compromisso da prefeitura com a 6ª zona eleitoral da regional do Alto Acre em relação à logística para as eleições de outubro.”

Veja vídeo:

Tabela 116 – Número de eleitores por município

Fonte: TSE. números de eleitores, com informações de 2022 são referentes ao mês de fevereiro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre

Publicado

em

Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.

“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.

Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.

“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre

Publicado

em

MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada 

Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.

Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.

A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada 

O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.

Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.

A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.

A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada 

Veja vídeos entrevista:

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias

Publicado

em

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.

Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.

Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou

O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.

Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.

Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom

Comentários

Continue lendo