Conecte-se conosco

Acre

Derrotados pelo quociente eleitoral eles querem reforma já!

Publicado

em

Os deputados que foram bem votados no primeiro turno das eleições no Acre, mas que não conseguiram legenda para permanecer no parlamento exigiram reforma política urgente. Até quem não concorreu no último pleito, como o deputado petista, Geraldo Pereira, é a favor de mudanças nos cálculos de quocientes eleitorais e partidários, o guia, onde o caminho do voto para deputado, nem sempre elege o mais votado.

“A reforma política pode esclarecer melhor como se elege um deputado, um representante. Hoje o mandato é do partido, eu defendo que os eleitos sejam os mais votados” disse Geraldo.

Como explicar, por exemplo, como um candidato como Jamyl Asfury (PEN) perdeu sua reeleição com 5.529 votos? Em entrevista ao ac24horas, Jamyl disse que o quociente eleitoral perdeu o sentido. Para ele, analisando pelo poder econômico, “muitos que estão fora tem mais dinheiro do que quem tem mandato e se refugiam em partidos pequenos para ter uma eleição mais fácil”, comentou.

Oitavo mais votado em uma eleição que tinha 24 vagas, Jamyl afirma que o povo decidiu pela volta do seu mandato, impedida por causa das regras eleitorais. Ainda de acordo o deputado, mesmo fora do parlamento ele ainda vai contribuir muito com o Acre.

“Precisamos dar uma direção única nas eleições do Brasil, sou a favor da reforma já!”, concluiu Jamyl.

Outro deputado bem avaliado pelo eleitor nessas eleições, mas que concorreu uma vaga para federal, o Tchê (PDT), é a favor da diminuição do tempo de eleição e da liberação de alimentação para reunir o eleitorado. O pedetista diz que a Justiça Eleitoral deixa a desejar na fiscalização da compra de votos.

“A Justiça Eleitoral fiscaliza picuinhas como a distribuição de alimentos em uma reunião e deixa a desejar quando o assunto é compra de votos, que acontece na calada da noite e acaba tirando do parlamento quem realmente representa a população”, opinou.

Com a média de 2,7 mil votos, engrossaram a estatística de renovação da Assembleia Legislativa do Acre, os deputados eleitos pelo DEM, Antônio Pedro, pelo PR, Whendy Lima e pelo PDT, Heitor Junior.

Com votação acima dos 3 mil votos, nomes conhecidos da política acreana ficaram de fora do parlamento, entre eles, o atual presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN) que teve 3.965 votos, Chico Viga (PTB) com 3.967 votos e outros que faziam parte da cota do governador Sebastião Viana. Reis, que incorporou um dos maiores projetos do governo na área de geração de emprego e renda, teve 4.648 votos, mas não conseguiu legenda. Após quase duas décadas de tramitação de projetos de reforma política no Congresso, minirreforma aprovada – depois do movimento que ganhou as ruas no Brasil em 2013 – muito pouco alterou as regras eleitorais. As mudanças amplas que são consideradas essenciais por atores do sistema ficaram engavetadas. Promessa política de todos os deputados federais e senadores que concorreram nas eleições deste ano, a esperança é que temas como quociente eleitoral, financiamento público de campanha, mudança do sistema eleitoral e ampliação de mecanismos de participação popular saiam definitivamente do papel no próximo pleito.

Com votação acima dos 3 mil votos, nomes conhecidos da política acreana ficaram de fora do parlamento, entre eles, o atual presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN) que teve 3.965 votos, Chico Viga (PTB) com 3.967 votos e outros que faziam parte da cota do governador Sebastião Viana. Reis, que incorporou um dos maiores projetos do governo na área de geração de emprego e renda, teve 4.648 votos, mas não conseguiu legenda.

Após quase duas décadas de tramitação de projetos de reforma política no Congresso, minirreforma aprovada – depois do movimento que ganhou as ruas no Brasil em 2013 – muito pouco alterou as regras eleitorais. As mudanças amplas que são consideradas essenciais por atores do sistema ficaram engavetadas.

Promessa política de todos os deputados federais e senadores que concorreram nas eleições deste ano, a esperança é que temas como quociente eleitoral, financiamento público de campanha, mudança do sistema eleitoral e ampliação de mecanismos de participação popular saiam definitivamente do papel no próximo pleito.

Com informações do ac24horas

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026: Saúde atua com ações de prevenção na primeira noite da festa

Publicado

em

A primeira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada nesta sexta-feira (13), foi marcada não apenas pela animação e pela valorização da cultura popular, mas também por importantes ações de cuidado com a saúde da população. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente no circuito da folia com atividades de prevenção e orientação.

Semsa Carnaval 1a noite 8
As equipes da Semsa distribuíram gratuitamente preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e realizaram orientações sobre o uso do autoteste de HIV (Foto: Atilas Moura/Secom)

Durante a ação, as equipes realizaram a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e orientações sobre o uso do autoteste de HIV. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, especialmente em um período de grande concentração de pessoas, como o Carnaval.

Além da entrega dos insumos, os profissionais de saúde conversaram com os foliões, tiraram dúvidas e explicaram a importância da prevenção combinada, do uso correto do preservativo e do diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Semsa Carnaval 1a noite 1
“Nosso objetivo é cuidar das pessoas e promover uma folia segura, com mais consciência e saúde para todos”, afirmou o secretário Rennan Biths. (Foto: Atilas Moura/Secom)

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a relevância da ação durante um dos maiores eventos populares da capital.

“O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas também exige responsabilidade. A Secretaria Municipal de Saúde está presente para garantir que a população tenha acesso à informação e aos insumos de prevenção. Nosso objetivo é cuidar das pessoas e promover uma folia segura, com mais consciência e saúde para todos”, afirmou Biths.

Semsa Carnaval 1a noite 11
“Por ser uma festa popular, as pessoas têm que se proteger das doenças”, destacou Ramom Matias (Foto: Atilas Moura/Secom)

A iniciativa foi bem recebida pelo público. O folião Ramon Matias avaliou de forma positiva a presença da saúde no evento.

“Eu acho muito importante essa iniciativa da Saúde, estar realizando a entrega de preservativos para a população. Por ser uma festa popular, as pessoas têm que se proteger das doenças. Então essa iniciativa tem que partir mesmo do poder público, para deixar o povo protegido. De zero a dez, eu dou nota dez, com certeza”, destacou.

Nelio Semsa Carnaval 1a noite
“A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, avaliou positivamente o autônomo Nélio Oliveira. (Foto: Atilas Moura/Secom)

Quem também aprovou a ação foi o autônomo Nélio Oliveira, que ressaltou o caráter educativo da iniciativa.

“Eu acho que vocês estão fazendo um bom trabalho, porque isso é muito importante para a gente se prevenir. Está tendo muitos casos de ISTS, principalmente entre os jovens, e esse alerta sobre o uso do preservativo é de grande importância. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, avaliou.

As ações seguem ao longo das cinco noites do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o bem-estar da população, mesmo em momentos de festa e celebração.

Semsa Carnaval 1a noite 3
Semsa Carnaval 1a noite 10
Semsa Carnaval 1a noite 7
Semsa Carnaval 1a noite 6
Semsa Carnaval 1a noite 5
Semsa Carnaval 1a noite 4

<p>The post Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026: Saúde atua com ações de prevenção na primeira noite da festa first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é encontrado morto em residência no Bujari; dois suspeitos são presos

Publicado

em

Vítima apresentava perfurações no tórax; facão e celulares foram apreendidos no local

Fábio Amorim da Silva, de 31 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (13) em uma residência situada no Ramal Valdo Aires, no município de Bujari. O caso é tratado inicialmente como possível homicídio e está sob investigação da Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo Centro de Operações (COPOM) e, ao chegar ao endereço, encontrou o proprietário do imóvel, Edvaldo Boaventura da Silva, de 53 anos, apontado como um dos principais suspeitos, nas proximidades da casa onde o corpo foi localizado.

Em relato aos policiais, Edvaldo afirmou que acordou e encontrou a vítima já sem vida na área da residência. Ele declarou não se lembrar do que teria ocorrido, alegando que ingeriu bebida alcoólica com Fábio e um terceiro homem conhecido como “Periquito”.

Segundo o suspeito, o terceiro envolvido teria deixado o local ainda durante a noite, permanecendo apenas ele e a vítima na casa. Diante das circunstâncias, Edvaldo foi detido para prestar esclarecimentos.

Pouco depois, uma equipe da Polícia Civil de Bujari chegou ao local e, com base em informações de populares, localizou o terceiro envolvido, identificado como José Ramos de Andrade, de 35 anos, conhecido como “Periquito”, em uma residência próxima. Ele também foi conduzido à delegacia.

Em depoimento preliminar, José afirmou que estava consumindo bebida alcoólica com Edvaldo e Fábio quando, em determinado momento, Edvaldo teria ficado alterado, pegado um terçado e começado a quebrar objetos, avançando contra ele e a vítima. Diante da situação, disse ter deixado o imóvel. No dia seguinte, teria sido informado de que Fábio foi encontrado morto.

A Perícia Técnica foi acionada e constatou, de forma preliminar, três perfurações na região do tórax da vítima. No local, foi apreendida uma arma branca do tipo facão de pequeno porte, que pode ter sido utilizada no crime.

Durante a ocorrência, os policiais civis recolheram três aparelhos celulares — um pertencente à vítima e dois aos suspeitos. Em revista pessoal realizada em José Ramos de Andrade, foi encontrada ainda uma sacola contendo substância esverdeada com características semelhantes a skank, que também foi apreendida.

Após a coleta das informações iniciais e diante dos indícios de que ambos estiveram na cena do crime, os dois homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Bujari, onde permanecem à disposição da Justiça.

A investigação segue em andamento para esclarecer as circunstâncias e a autoria do homicídio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sábado será de tempo instável com risco de chuvas intensas em todo o Acre

Publicado

em

 

Comentários

Continue lendo