Conecte-se conosco

Cotidiano

Deputados voltam a debater o Cartão do Bem, auxílio emergencial do governo do Acre

Publicado

em

“Há famílias passando fome. A gente recebe todos os dias pessoas desesperadas em busca de ajuda, para comprar comida, para comprar um gás, para pagar uma conta de energia”, disse um dos deputados

TIÃO MAIA

Ainda que não tenha sido aprovada pela Assembleia Legislativa, a proposta de criação de um auxílio a ser pago através do chamado “Cartão do Bem”, uma iniciativa do Governo do Estado, já vem gerando polêmica entre os deputados estaduais.

Na sessão da Assembleia desta terça-feira (13), pelo menos dois deputados, Roberto Duarte (MDB) e Fagner Calegário (Sem-Parntido) abordaram o assunto e foram acusados por Gerlen Diniz, parlamentar do PP e aliado do governador Gladson Cameli, de virem buscando meios de impedir a aprovação de um projeto que busca o bem da população.

O “Cartão do Bem” visa a liberação mensal de no mínimo R$ 150,00 para famílias de baixa renda para aquisição de comida, enquanto perdurar os efeitos da pandemia do coronavírus. O beneficio chegaria 18 mil pessoas.

Roberto Duarte quer a inclusão das famílias inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família que é de 90.623 mil beneficiados. Fagner Calegário disse que, como deputado, não pode pensar em votar o “Cartão do Bem” enquanto servidores de empresas terceirizadas, como os da Educação, vão para o quarto mês sem receber salários. “Há famílias passando fome. A gente recebe todos os dias pessoas desesperadas em busca de ajuda, para comprar comida, para comprar um gás, para pagar uma conta de energia”, disse Calegário.

De acordo com Calegário, para que o Cartão do Bem seja de fato aprovado seria necessário audiências públicas com assistentes sociais e representantes de secretarias com problemas de pagamento de servidores terceirizados para discutir o problema. O deputado apresentou quatro requerimentos neste sentido, os quais foram recebidos e lidos na sessão de hoje pelo presidente da Assembleia, deputado Nicolau Júnior (PP).

O argumento de assessores do Governo, como o secretário da Casa Civil, Flávio Silva, segundo o deputado, Fagner Calegário, é que os repasses são feitos e algumas das empresas sofrem bloqueios judiciais. “Mas, se o governo quiser, pode pagar direto na conta dos trabalhadores. Eu falo isso com a experiência de quem já foi secretário de Estado”, afirmou o deputado Daniel Zen (PT).

Pelos debates travados na sessão de hoje, os deputados de oposição e os chamados indepedentes, vão condicionar à aprovação do Cartão do bem ás exigências de aumento do número de beneficiados ou de pagamentos dos salários dos terceirizados que estão atrasados. Os debate sobre o assunto devem continua por toda a semana.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo