Conecte-se conosco

Acre

Deputados do Acre que votaram “a favor do aumento da tarifa de energia” terão foto estampada em calendário

Publicado

em

Deputados federais acreanos que fazem parte da Frente Popular do Acre (FPA), Raimundo Angelim (PT), César Messias (PSB), Leo de Brito (PT) e Sibá Machado (PT).

Deputados federais acreanos que fazem parte da Frente Popular do Acre (FPA); Raimundo Angelim (PT), César Messias (PSB), Leo de Brito (PT) e Sibá Machado (PT).

Os deputados da bancada do Acre que votaram favorável à Medida Provisória (MP) 688/2015, que transfere o risco hidrológico (falta de chuvas) na geração hidrelétrica de energia ao consumidor final terão suas fotos estampadas em 20 mil calendários que serão distribuídos em todo o Estado. A iniciativa é do Joaquim Lyra, um comerciante de Brasileia que resolveu fazer um protesto contra Sibá Machado, Raimundo Angelim, Léo de Brito, do PT e César Messias, parlamentar do PSB que faz parte da base de sustentação de Dilma Rousseff.

A iniciativa é do Joaquim Lyra, um comerciante de Brasileia que resolveu fazer um protesto contra Sibá Machado, Raimundo Angelim, Léo de Brito, do PT e César Messias

A iniciativa é do Joaquim Lyra, um comerciante de Brasileia que resolveu fazer um protesto contra Sibá Machado, Raimundo Angelim, Léo de Brito, do PT e César Messias

“Estes deputados votaram a favor do aumento da tarifa de energia, demonstraram que não estão do lado do povo acreano que paga uma das tarifas de energia mais caras do país. Eles estão apenas querendo arrecadar R$ 17 bilhões para os cofres do governo do PT com os leilões das hidrelétricas, transferindo a responsabilidade do risco pela falta de chuvas para os consumidores finais, ou seja, o povo vai continuar pagando por uma energia cara e arcando com estas bandeiras tarifarias absurdas criadas pelo PT”, diz o comerciante Joaquim Lyra.

Ele diz que vai gastar dinheiro do próprio bolso para mostrar para população “quem são os responsáveis pelos próximos reajustes de energia que ocorrerão, repassando para o povo a falta de competência do governo petista para gerir o sistema de energia do Brasil. Acredito que os deputados governistas Léo de Brito, César Messias, Raimundo Angelim e Sibá Machado, que votaram favoráveis a MP 688/15, não terão problema nenhum em assumir seus votos a favor da arrecadação para o governo do PT e contra o povo do Acre”, enfatiza Lyra.

Os calendários com os parlamentares da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT) começarão a ser distribuídos no final deste semana. “Se os impressos esgotarem, nós vamos pedir apoio de outros comerciantes para continuar nesta campanha que tem como objetivo mostrar quem são os deputados que pensam no povo e quem são aqueles que pensam apenas em fortalecer seus partidos para que se mantenham no poder. O povo precisa acordar para estes aproveitadores do poder”, finaliza Joaquim Lyra.

Com informações do ac24horas.com

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Juruá sobe novamente em Cruzeiro do Sul e se aproxima da cota de alerta

Publicado

em

Manancial atingiu 11,52 metros nesta quinta-feira (19) e está a 28 cm do nível de atenção; Defesa Civil e Bombeiros monitoram tendência de alta após período de descida

Caso seja necessária a retirada de famílias de suas residências, as escolas Marcelino Champagnat (bairro João Alves), Padre Arnold (Cohab), Thaumaturgo de Azevedo (bairro do Alumínio) e Corazita Negreiros (bairro Telégrafo) serão utilizadas

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltou a apresentar elevação em seu nível e nesta quinta-feira, 19, marca 11,52 metros. O número preocupa autoridades e moradores, já que a cota de alerta no município é de 11,80 metros.

Na última sexta-feira, 13, o manancial registrava 9,35 metros e seguia em movimento de descida. No entanto, desde o sábado, 14, o rio voltou a subir de forma contínua até alcançar o patamar atual

O histórico recente reforça a atenção: no dia 2 de fevereiro, o Juruá atingiu 13,49 metros, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Na ocasião, mais de 6 mil pessoas foram afetadas em 11 bairros, além de 15 comunidades rurais e vilas. Apesar da enchente, não houve necessidade de retirada de famílias de suas casas.

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência nível 2 no município em decorrência da cheia, medida que já havia sido decretada anteriormente pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O reconhecimento permite que o município solicite apoio humanitário caso a situação se agrave.

Mesmo com o baixo volume de chuvas em fevereiro, a Defesa Civil reforça que o risco de enchentes não está descartado. Foto: captada 

Monitoramento

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem em monitoramento constante do nível do rio, avaliando possíveis riscos e preparando planos de contingência caso o manancial volte a se aproximar da marca crítica.

Situação Atual do Rio Juruá (Atualizado até 20/02/2026)
Indicador Medição Data
Nível do Rio Juruá 11,52 metros 19/02/2026
Cota de Alerta 11,80 metros
Cota de Transbordamento 13,00 metros
Distância da Cota de Alerta 28 centímetros 19/02/2026
Evolução Recente do Nível

O rio vinha em trajetória de descida, registrando 9,35 metros na última sexta-feira (13). No entanto, a tendência se inverteu no sábado (14), com uma elevação contínua que o trouxe ao patamar atual de 11,52 metros. Essa nova subida acendeu o sinal de alerta no município.

Histórico da Cheia em 2026

O Rio Juruá já havia atingido um pico significativo este ano. No último dia 2 de fevereiro, o manancial alcançou 13,49 metros, superando a cota de transbordamento (13 metros). Na ocasião, a enchente afetou mais de 6 mil pessoas em 11 bairros, além de 15 comunidades rurais e vilas. Apesar da gravidade, não houve necessidade de retirada de famílias de suas casas.

Ações das Autoridades

Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal mantêm um monitoramento rigoroso e diário do nível do rio. As equipes avaliam constantemente os possíveis riscos e preparam planos de contingência para uma resposta rápida, caso o manancial volte a se aproximar da marca crítica de transbordamento.

Em Marechal Thaumaturgo, na região de fronteira com o Peru, próximos à cabeceira do rio Juruá, alguns bairros já começaram a ser atingidos pelas águas dos rios Juruá e Amônia. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026

Publicado

em

Agenda Diária 20-02-2026

<p>The post Agenda SMCCI – 20 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Agenda Emurb – 20 de fevereiro de 2026

Publicado

em

PROG. 20 DE FEVEREIRO DE 2026 (SEXTA FEIRA)

<p>The post Agenda Emurb – 20 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo