Acre
Deputados dizem que não sabiam que estavam acabando com o táxi lotação
Da redação, Adailson Oliveira
Artigo da lei passou desapercebido por parlamentares Depois da reclamação e criticas dos taxistas do interior que trabalham no sistema de lotação, os deputados estaduais se preparam para modificar os artigos 84 e 85 da lei 2.731 que determina o fim dos táxis lotação.
São mais de 500 táxis de nove municípios que trabalham diretamente nessa atividade. A lei que torna a atividade de lotação clandestina vai entrar em vigor dois dias antes do natal. Foi sancionada pelo governador no dia 23 de agosto e antes disso foi aprovada na Assembleia Legislativa.
Os taxistas estão revoltados com os parlamentares. Na verdade, muitos deputados não leram a lei, e não sabem o que aprovaram. Agora eles buscam uma forma de melhorar a imagem perante à categoria, principalmente a um ano da eleição.
A maioria dos deputados que conversamos afirmou que desconhecia essa parte da lei. As desculpas foram varias: “estava viajando na época”, “passei batido, mas, ainda há tempo de mudar” entre outras variações.
Depois da confusão que arranjaram, que pode pesar politicamente nos municípios de origem desses táxis, os parlamentares decidiram agir ou corrigir. O presidente da comissão de transporte, deputado Éber Machado, disse que pré-conversas já foram feitas com os taxistas. “Agora a lei será modificada para evitar prejuízos para essa classe”, ponderou.
Por enquanto os órgãos de governo não se pronunciaram sobre os artigos da lei que disciplina o transporte rodoviário intermunicipal, que, segundo os taxistas, e agora na visão dos deputados, serve apenas para beneficiar as empresas de ônibus, que não oferecem um bom serviço e culpam a competição com os táxis lotação.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.