Acre
Deputados aprovam projeto que concede isonomia progressiva na gratificação do risco de vida à servidores da Segurança Pública
Os deputados aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 20, projeto de lei que concede isonomia progressiva na gratificação do risco de vida dos bombeiros militares, policiais militares e civis e servidores do IAPEN/AC e ISE. Será concedida isonomia progressiva na gratificação do risco de vida aos militares, prevista na Lei Complementar nº 164, de 3 de julho de 2006, observados os percentuais não cumulativos que serão aplicados sobre a diferença entre o valor da gratificação recebida atualmente pelo posto/graduação de Coronel da Polícia Militar e o valor da gratificação recebida atualmente pelo posto/graduação do militar.
Ainda de acordo com o projeto, fica concedida também isonomia progressiva na gratificação do risco de vida aos policiais civis e aos servidores do IAPEN/AC e do ISE, previstas respectivamente nas Leis nº 2.250, de 21 de dezembro de 2009, 2.180, de 10 de dezembro de 2009 e 2.111, de 31 de dezembro de 2008, observados os percentuais não cumulativos que serão aplicados sobre a diferença entre o valor da gratificação recebida atualmente pelo Posto/Graduação de Coronel da Polícia Militar e o valor da gratificação recebida atualmente pelos cargos de policial civil e de servidor do IAPEN/AC.
Para o deputado Jamil Asfury (PEN), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, que foi quem presidiu a sessão, a matéria foi uma das mais importantes para a segurança pública que a Assembleia Legislativa aprovou nos últimos anos. “O Parlamento acreano vive hoje um momento muito especial devido a votação desse projeto de lei. Essa matéria sem dúvida foi uma das mais importantes para o setor de segurança pública que a Assembleia Legislativa aprovou nos últimos anos”, ressaltou.
Em pronunciamento, o deputado Gilberto Diniz (PTdoB) que votou favorável à matéria disse que apesar do projeto ser audacioso ele é justo. A única preocupação do oposicionista é que o Governo do Estado não cumpra o que prometeu. “O projeto é audacioso e interessante e eu espero, de verdade que, o governador saiba o que está fazendo. É mais um benefício que o Governo do Estado promete para a Segurança Pública e eu espero que ele tenha como arcar com esse compromisso”, disse.
O deputado Edvaldo Souza (PSDC), que também votou favorável à matéria, ressaltou que o projeto de lei é um reconhecimento do Governo do Estado aos profissionais que prestam serviços para a Segurança Pública do Acre. “Esse tipo de benefício é fundamental para que esses profissionais que são os operadores da Segurança Pública. É um reconhecimento justo a essa categoria valorosa que desempenha sua função com maestria”, ressaltou.
Mircléia Magalhães
Foto: J. Simão
Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.