Cotidiano
Deputados acreanos apoiam Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar no Congresso
A Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar do Congresso Nacional recebeu a assinatura de seis dos oito deputados federais do Acre. 204 parlamentares do país apoiam a criação do colegiado suprapartidário. O lançamento do movimento foi realizado nesta semana, durante os Jogos Escolares (Gymnasiade), evento que reúne jovens atletas de 45 países no Rio de Janeiro.
Fortalecer o esporte escolar
A autoria do movimento é do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil), de Sergipe.
O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, participou da cerimônia de lançamento do movimento político realizado na Arena Carioca.
“Esse é um momento importante do esporte escolar e precisamos aproveitar essa oportunidade para fortalecer as nossas federações”, comentou João Renato Jácome.
Seis deputados
Seis deputados acreanos assinaram o memorando de apoio ao início do movimento: Antônia Lúcia Câmara; Ulysses Araújo; Eduardo Velloso; Meire Serafim; Maria do Socorro Neri; e Zezinho Barbary. Os deputados Gerlen Diniz (PP) e Roberto Duarte (Republicanos) não assinaram a proposta.
“Estamos procurando e agradecendo os deputados pelo compromisso em apoiar o desporto escolar nacional, sobretudo o do Acre, e assinaram o apoio à nossa frente. O deputado Gerlen Diniz se comprometeu em assinar nos próximos dias. Procuramos a equipe do deputado Roberto Duarte, para garantir o importante apoio dele”, afirmou o presidente da FADE.
Assegurar direito e deveres
A Frente Parlamentar tem como principal objetivo assegurar os direitos e deveres dos estudantes/atletas e de todos os envolvidos nesse segmento fundamental para a formação dos jovens.
“Isso significa dizer que essa frente agrega valor. Sobretudo, que temos de todos os partidos parlamentares dentro da frente, demonstrando que o esporte está acima das disputas partidárias”, comentou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
Compromisso da Frente
A Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar concentra esforços na proteção dos direitos dos atletas, bem como na análise e acompanhamento das propostas legislativas, relacionadas ao tema tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
Comentários
Cotidiano
Lucas Sanchez sofre fratura e está fora do Campeonato Estadual

Foto Glauber Lima: O prazo de recuperação para Lucas Sanchez é de 45 dias
O atacante Lucas Sanchez, do Santa Cruz, sofreu uma fratura na clavícula esquerda durante o confronto contra o Humaitá nessa quinta, 22, na Arena da Floresta, e está fora do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
O atleta foi atendido no Pronto Socorro de Rio Branco e o prazo de recuperação para a lesão é de 45 dias.
Volta aos treinos
O elenco do Santa Cruz volta aos treinos nesta sexta, 23, no CT do Cupuaçu, para um trabalho de recuperação física e inicia a preparação para o confronto contra o Vasco programado para o dia 31, no Tonicão.
Aumentar a pressão
A derrota para o Humaitá deve aumentar a pressão no Santa Cruz para o duelo da 3ª rodada. A equipe ainda não venceu no Estadual e ganhar do Vasco transformou-se em obrigação para manter as boas chances de classificação para as semifinais.
Comentários
Cotidiano
FEAB confirma jogo em Tarauacá e data das finais do Estadual

Foto FEAB: Federação definiu toda programação da reta final do campeonato
O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) confirmou para sábado, 24, às 14 horas, na quadra da escola Djalma Batista, em Tarauacá, o confronto entre Djalma Batista e Feijó. A partida vale uma vaga na final do Campeonato Estadual, no masculino.
“Fechamos todo o planejamento e vamos promover o jogo no sábado. Vamos para mais uma etapa importante da competição”, declarou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.
Finais no dia 31
Segundo Manieldem Távora, as finais do Estadual de 2025 serão disputadas no sábado, 31, a partir das 13 horas, no ginásio do IFAC. AAB e ABMAC abrem a programação na disputa do título no feminino e o New City vai jogar contra o vencedor do duelo em Tarauacá na final do masculino.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco ocupa 16ª posição entre as capitais em ranking de acesso à educação

Rio Branco aparece na 16ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar de Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No recorte geral, considerando todos os municípios do país, a capital acreana ocupa a 254ª posição.
De acordo com o levantamento, as capitais com melhor desempenho em acesso à educação são Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Na outra ponta do ranking aparecem Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), que figuram entre as últimas colocações.
O pilar de Acesso à Educação avalia a capacidade dos municípios de garantir vagas na rede de ensino, infraestrutura adequada e condições para a permanência dos estudantes na escola. Segundo o CLP, esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cidades.
Com peso de 6,4% na composição do Ranking de Competitividade dos Municípios, o indicador considera dados relacionados à oferta do ensino básico e ao acesso de crianças e jovens à educação. A ausência dessa base, conforme o estudo, contribui para o aumento das desigualdades e para a redução das oportunidades de prosperidade no longo prazo.


Você precisa fazer login para comentar.