fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual número de cadeiras de deputados de cada estado. 

Até o momento, o placar de votação é de 7 votos a 0 pela determinação. O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A sessão será encerrada às 23h59.

Com a decisão, a Casa terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas. Se a Câmara não fizer o recálculo, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

A questão é decidida a partir de uma ação protocolada pelo estado do Pará, em 2017. Segundo a procuradoria do Pará, uma lei de 1993 estabeleceu o número mínimo de 8 e máximo de 70 deputados, mas a falta de regulamentação de uma lei complementar impede a atualização do número de representantes de cada estado conforme as mudanças demográficas.

O Pará espera ganhar mais quatro vagas com o recálculo. Atualmente, a bancada do estado é de 18 deputados.

A maioria do STF segue voto proferido pelo ministro Luiz Fux, que declarou omissão do Congresso na aprovação da lei para atualizar as bancadas. O novo número deverá ser baseado no Censo de 2022.

“A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à subrepresentação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição”, argumentou Fux.

O voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kinho Brito comanda tático e deve promover mudanças no Humaitá

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Fabinho tem presença certa no duelo de domingo

O técnico Kinho Brito comanda um treino tático na tarde desta sexta, 12, a partir das 16 horas, no campo do Airton, e vai definir o Humaitá para o jogo contra o Independência. A partida será disputada no domingo, 14, às 15 horas, no Florestão, pela segunda rodada do 2º turno.

“Vou avaliar durante o treinamento, mas devo realizar mudanças. Não fizemos uma partida contra o São Francisco e precisamos ganhar no domingo”, declarou Kinho Brito.

Fabinho regularizado

O atacante Fabinho foi regularizado na última quarta, 10, e fará a reestreia com a camisa do Tourão.

“O Fabinho é a nossa principal contratação para o returno e vai jogar. Uma vitória é fundamental e o Fabinho tem qualidades para nos ajudar”, afirmou o treinador.

Cobranças e insatisfação

Os atletas do Humaitá foram bastante cobrados pelo empate contra o São Francisco. A atuação de alguns atletas no confronto gerou muita insatisfação nos bastidores do Tourão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre vai ganhar Federação de Fisiculturismo Fitness e Wellnes

Publicado

em

Será realizada no próximo dia 27 na Rua Antônio Pinheiro Sobrinho, 180, no bairro Santa Quitéria, uma assembleia para a criação da Federação Acreana de Fisiculturismo Fitness e Wellnes. Confira o edital abaixo:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Etapa do Estadual no domingo deve ter mais de 3 horas de duração

Publicado

em

Será disputada no domingo, 14, a partir das 7h30, na Estrada do Aeroporto, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo Velocidade. Atletas de nove categorias estarão na pista em um circuito com 18 quilômetros.

Na Elite, a prova terá cinco voltas em um total de 90 quilômetros. Os ciclistas devem fechar o percurso com um tempo acima de três horas.

“Temos essa previsão, mas se algum atleta conseguir escapar poderemos ter um tempo menor. A previsão é para uma etapa bem disputada”, avaliou o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques.

Distância menores

Segundo Tuxauá Marques, às outras categorias terão o mesmo percurso, mas com distâncias menores.

“Os atletas serão exigidos dentro das suas categorias. Os atletas estão bem motivados para o primeiro desafio de estrada na temporada”, comentou o dirigente.

Experiência x Juventude

Experiência ou Juventude?. Essa também é uma pergunta programada para ter uma resposta no domingo. Um ciclistas experiente ou alguém da nova geração estará no primeiro lugar do pódio. Faça suas apostas!

Comentários

Continue lendo