Conecte-se conosco

Acre

Deputado pede abertura de sindicância em caso de bebê que teve o braço lesionado durante parto

Publicado

em

“Os fatos precisam ser apurados e os culpados punidos”, declarou o parlamentar

beebsena

Gercineide denunciou o caso no MPE e delegacia de Sena/Foto: ContilNet

O líder do PP na Assembleia Legislativa do Acre, Ghelen Diniz, utilizou a tribuna da casa parlamentar na manhã desta quinta-feira para pedir que seja aberta uma sindicância para apurar a denúncia da dona de casa Gercineide Nogueira Sampaio, moradora do município de Sena Madureira, que afirmou ter sido “retalhada” durante trabalho de parto e que seu filho teve o braço fraturado em dois lugares.

Ghelen pediu providências no caso e lamentou a possibilidade do recém-nascido perder parte dos movimentos do braço devido a erros durante o parto.

Leia mais:

Mulher diz que foi ‘retalhada’ em parto no hospital de Sena

Exames comprovam lesão em braço de criança durante parto no hospital de Sena Madureira

O progressista pediu a abertura de investigação um dia após a ContilNet ter publicado a segunda matéria sobre o assunto dando conta, através de imagens, que exames de raios-x comprovaram que o braço da criança foi gravemente lesionado durante parto no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

“É lamentável que um caso destes ocorra. Os fatos precisam ser apurados e os culpados punidos”, declarou.

Sobre a violência obstétrica, Gercineide afirmou, em entrevista à ContilNet, que exames concluíram que o bebê era grande demais para nascer de parto normal e mesmo assim a equipe médica não realizou um parto cesariana.

“Após vários dias indo ao hospital, sempre obtive a mesma resposta, ou seja, de que não poderia fazer a cirurgia. Passei mal e me aplicaram uma sequência de medicamentos para dor e dilatação. Quando percebi, já estava em trabalho de parto. Eles me cortaram toda. Foi um momento muito difícil e pensei que iria morrer”, declarou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.

A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.

Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo retifica edital e republica resultado final do concurso da Educação; confira

Publicado

em

Editais tratam de Professor de Matemática e divulgam resultados provisórios para Educação Física em Tarauacá

Sede da Secretaria de Educação/Foto: Reprodução

A edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (12) trouxe novas publicações relacionadas ao concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), organizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração (SEAD). Os atos tratam da retificação do resultado final para o cargo de Professor de Matemática em Tarauacá e da divulgação de resultados provisórios referentes a candidata sub judice.

O primeiro edital apresenta o resultado final após todas as fases da ampla concorrência, listando os candidatos classificados por ordem de pontuação. Francisco Rone Arruda Maia aparece na primeira colocação, com nota 73,88, seguido por Antonio Jaisson Rodrigues da Rocha, com 66,25, e Ricardo Oliveira Magalhães, com 65,80, entre outros nomes divulgados oficialmente.

O segundo torna públicos os resultados provisórios da prova discursiva, da avaliação de títulos e da prova prática de uma candidata que participa do certame na condição de sub judice. De acordo com o edital, a candidata Jessica de Albuquerque do Vale, inscrita para o cargo de Professor de Educação Física, com lotação em Tarauacá, zona urbana, obteve nota 8,50 na prova discursiva, 2,00 na avaliação de títulos e 9,00 na prova prática.

O documento também estabelece o prazo para interposição de recursos, que poderá ser feito das 08h do dia 13 até às 21h59 do dia 14 de janeiro de 2026, por meio do site do Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do concurso. Os recursos devem ser apresentados exclusivamente na área específica destinada a cada etapa avaliativa.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do Instituto Nosso Rumo, pelo telefone (11) 3964-4946, no horário das 07h às 15h, ou por meio de chamado eletrônico no site da banca organizadora.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca aprovados no concurso do ISE para exames e entrega de documentos

Publicado

em

Chamada publicada no Diário Oficial inclui cargos de agente socioeducativo e técnico de informática

Comentários

Continue lendo