Acre
Deputado diz que o PT beatificou acusados de “surrupiar” dinheiro na G-7

Deputado Major Rocha (PSDB), criticou a administração petista pelo que ele classifica como “promessas não cumpridas” – Foto: Dilvulgação
Após a leitura da mensagem do governador Sebastião Viana (PT), que foi feita por Nazaré Lambert, pré-candidata a vice na chapa majoritária da Frente Popular do Acre (FPA), em sessão solene na Aleac, na manhã desta terça-feira (4), o deputado Major Rocha (PSDB), criticou a administração petista pelo que ele classifica como “promessas não cumpridas”.
Segundo o parlamentar tucano, “apesar do longo espaço temporal, o povo ainda espera pelos 40 mil empregos, 20 mil casas e a saúde de primeiro mundo prometidos no primeiro governo do PT”, destaca afirmando que a mídia oficial feita pela Companhia de Selva, empresa que administra a verba de mídia do governo há mais 15 anos, “criou um Acre virtual”, em sua peças publicitárias.
“No Acre gasta-se mais com propaganda do que a com a segurança do povo, enquanto falta de material de expediente nas delegacias e medicamentos nos hospitais e falta emprego para população. Quase 70% da população sobrevive através da transferência de renda do Bolsa Família”, enfatiza Rocha.
O tucano relembrou ainda, de escândalos que teriam surgindo nos governos petistas. “Obras faraônicas que só serviram como válvula de escape, como é o caso da ZPE, onde nenhuma empresa foi instalada. Os escândalos começaram com superfaturamento de simples bocas de lobo, que suscitou os desvios de dinheiro público na Operação G-7 – mostraram todas as tramoias a favorecimentos aos financiadores de campanha do PT”.
De acordo com Rocha, “no Acre se repete o que aconteceu no caso Mensalão. Os acusados de surrupiar dinheiro público na G-7 foram beatificados pelo PT, enquanto os políticos petistas atacaram a honra de magistrados e policiais federais que agiram contra os criminosos estatais. Este é o Acre real”.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.