Acre
Deputado denuncia truculência e multas abusivas a produtores rurais por ICMBio
“Muitas famílias se sentem coagidas com a ação de alguns fiscais que aplicam multas com altos valores e os ameaçam de serem expulsos de suas terras, caso não paguem as taxas cobradas”. A frase é do deputado estadual Antonio Pedro (DEM) ao denunciar as ações dos fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nas comunidades do município de Xapuri.
Ele frisou que em conversa com os moradores da Comunidade Maloca teve conhecimento de que os fiscais estariam extrapolando suas prerrogativas de trabalho. “Fiquei bastante preocupado após uma conversa que tive com um dos moradores daquela comunidade. Ele me disse que foi abordado por um dos fiscais do ICMBio enquanto conduzia sua moto ao longo do ramal. O rapaz foi até ameaçado pelo fiscal de perder a habilitação. Pergunto-me: o que tem haver o ICMBio com Carteira de habilitação?”, questionou o deputado.
Para o deputado, ocorre um abuso de poder por partes dos fiscais. “Essas pessoas estão se aproveitando de suas funções para amedrontar aqueles produtores e aplicarem multas exageradas. O pior é que eles fazem na cara dura e nenhuma autoridade faz absolutamente nada. Definitivamente, não podemos permitir que tais atrocidades continuem a ocorrer, pois, os produtores, pessoas honestas, estão sendo prejudicados”.
O deputado ressaltou ainda que o rapaz denunciou ainda que foi multado pelos fiscais no valor de R$ 83.500.00. “Esse mesmo rapaz, em outra ocasião, já foi multado em R$ 60 mil pelo Ibama. A impressão que se tem é que essas pessoas querem ver o produtor passando fome. Isso me revolta porque estamos diante de famílias que lutam pelo seu sustento e esses fiscais sem compromisso com o trabalho aparecem lá e cometem essas truculências”.
O parlamentar frisou que o valor excessivo da multa tem colocado em risco a renda dos produtores. “Como uma pessoa simples, que vive do que cultiva, vai conseguir pagar isso? É uma covardia o que estão fazendo, os fiscais chegam às comunidades como se estivessem em busca de bandidos, humilhando pais de família que querem apenas trabalhar”.
Outro ponto citado pelo parlamentar diz respeito ao incentivo para a produção. Ele ressalta que os produtores se sentem desestimulados com as constantes multas que recebem. “Não tem como um produtor sobreviver a essas multas exageradas, sem contar a falta de incentivo. Uma pessoa possui uma área de 70 hectares mais, no caso de decidir criar gado, só pode usar 15 hectares. Falta incentivo para que nossos produtores cresça. A vezes tenho a impressão que esses órgãos fazem de tudo para impossibilitar o cidadão de trabalhar”, disse Antonio Pedro.
(Assessoria Parlamentar)
Comentários
Acre
TJ nega recurso do MPAC que pedia anulação de júri de policiais absolvidos em operação do BOPE
Decisão mantém absolvição de cinco militares acusados pelas mortes de três pessoas, entre elas a menina Maria Cauane, de 11 anos, durante ação no Preventório em 2018.
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) negou, nesta semana, o recurso do Ministério Público do Estado (MPAC) que buscava anular o júri que absolveu cinco policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Eles eram acusados pelas mortes de Gleiton Silva Borges, Edmilson Fernandes da Silva Sales e da estudante Maria Cauane, de apenas 11 anos, atingida por um fragmento de fuzil enquanto brincava na varanda de casa, durante uma operação policial realizada no bairro Preventório, em março de 2018.
O recurso foi sustentado pelo promotor Carlos Pescador, que alegou que a decisão dos jurados teria sido contrária às provas apresentadas no processo. O relator, desembargador Francisco Djalma, entretanto, votou pela manutenção da decisão do júri, entendimento acompanhado pela desembargadora Denise Castelo Bonfim.
O desembargador Samoel Evangelista pediu vista e deve apresentar seu voto apenas na próxima sessão. No entanto, como já houve dois votos contrários à apelação, o pedido do MPAC foi rejeitado.
Os policiais absolvidos são: Josemar Barbosa Farias, Antônio Batista, Alãn Martins, Raimundo de Souza e Wladimir da Costa, que à época integravam a tropa de elite da Polícia Militar acreana.
Comentários
Acre
Governadora em exercício Mailza Assis recebe prefeito de Assis Brasil e confirma presença na 1ª Expofronteira
Jerry Correia esteve em Rio Branco para convidar pessoalmente a governadora para o evento que acontece na tríplice fronteira; governo estadual promete apoiar a festa agropecuária

Encontro nesta quinta-feira (2) no Palácio Rio Branco oficializou convite para evento agropecuário na tríplice fronteira; governo estadual apoiará a iniciativa. Foto: captada
Em encontro realizado nesta quinta-feira (2) no gabinete do governo, a governadora em exercício Mailza Assis (PP) recebeu o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, que lhe entregou pessoalmente o convite para a 1ª Expofronteira – primeira grande festa agropecuária da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia).
Mailza confirmou a participação do Governo do Estado no evento, reforçando o apoio às iniciativas que movimentam a economia regional.
“Recebi o prefeito Jerry Correia, que me trouxe o convite para a 1ª Expofronteira. O Governo do Estado estará presente neste grande evento que fortalece a economia local, incentiva o turismo e valoriza o potencial da nossa região de fronteira”, declarou em suas redes sociais.
O gestor municipal comemorou o apoio do Governo do Estado ao evento, que deve movimentar o comércio, o turismo e o agronegócio na região. A confirmação de Mailza reforça o caráter institucional da feira, que busca consolidar-se como um marco para o desenvolvimento regional.
A Expofronteira contará com rodeio, exposição de animais, shows e atrações culturais, aproveitando a localização estratégica de Assis Brasil, que faz divisa com o Peru e a Bolívia.
A visita do prefeito a Rio Branco teve como objetivo fortalecer a parceria entre o município e o governo estadual para a realização do evento, que promete reunir exposições, rodeios e atrações culturais na fronteira.

A agenda reforça a articulação política entre o Executivo estadual e prefeituras do interior, além de destacar o potencial econômico da região de fronteira. Foto; captada
Cantora nacional Gabi Martins tem um recado para você:
Comentários
Acre
Governador Gladson Camelí destaca obras e compromisso com desenvolvimento sustentável durante entrevista
Na conversa também foram abordados os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada pela primeira vez no Brasil em 2025, em Belém (PA)

Em diálogo direto com a imprensa, Gladson Camelí destacou importantes ações do governo do Acre. Foto: Secom
Mantendo o diálogo com a imprensa e falando diretamente para os telespectadores, na manhã desta quinta-feira, 2, o governador Gladson Camelí participou do programa Café com Notícias, apresentado pelo jornalista Washington Aquino, na TV 5, afiliada da Band no Acre.
“Sempre é uma honra participar desse programa realizado por profissionais competentes, que escutam a população e prestam um verdadeiro fortalecimento à democracia”, afirmou Camelí.
Durante a entrevista, o governador destacou as principais ações do governo estadual, mencionando obras já entregues e outras em andamento, como o Complexo Viário da Avenida Ceará, o Arco Metropolitano e o Viaduto da Corrente. O gestor também anunciou planos para reformas e construções de novas pontes de concreto, tanto na zona urbana quanto na rural, com o objetivo de melhorar o tráfego e a mobilidade da população.

Governador destacou importantes obras em andamento, como o Complexo Viário da Avenida Ceará, em construção para aprimorar o fluxo na capital. Foto: Secom
Em relação às futuras contratações de servidores públicos, o governador explicou que sua equipe está analisando as possibilidades com cautela, priorizando o equilíbrio financeiro do Estado: “Estamos estudando a possibilidade, mas sempre com responsabilidade com a saúde fiscal, para não comprometer a economia estadual e o salário dos servidores”.
Na conversa também foram abordados os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada pela primeira vez no Brasil em 2025, em Belém (PA). O encontro global é considerado o mais importante fórum internacional sobre mudanças climáticas e reúne chefes de Estado, cientistas, lideranças sociais e representantes do setor privado em torno de ações concretas para enfrentar a crise climática.
“Estou muito otimista. Essa é a COP da Amazônia e um momento de grande destaque para o nosso estado. Nós, representantes do Acre, vamos com o objetivo de mostrar para o mundo o nosso potencial de crescimento e mostrar que é possível promover desenvolvimento sustentável, conciliando o trabalho do homem do campo com a floresta em pé”, enfatizou o governador.

“Tenho um forte compromisso com os servidores, sempre que possível antecipando salários, garantindo que a economia estadual sempre esteja no azul, não devendo nada a ninguém”, afirmou o governante. Foto: Secom
Você precisa fazer login para comentar.