fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Deputado Antonio Pedro ressalta debate de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas

Publicado

em

antoniopedro190215

O líder do Partido Democratas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Antonio Pedro, destacou a realização de uma audiência pública no município de Cruzeiro do Sul. A finalidade do encontro foi para debater o anteprojeto de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica.

Como vice-presidente da Comissão de Educação no parlamento estadual, o deputado ressaltou a importância do encontro. Segundo o parlamentar, a nova lei é uma construção participativa. “Não queremos impor uma lei, a ideia é torná-la mais objetiva e que atenda aos nossos educadores, por isso é importante que toda a comunidade escolar esteja participando dos debates”, argumentou.

Ele se prontificou a atentar para as sugestões feitas pelos profissionais de Educação durante a audiência. “Todas as sugestões e observações serão analisadas pelos membros da Comissão e poderão ser acatadas a fim de tornar a propositura mais participativa”.

Entre os temas debatidos pelos participantes está o fim do voto proporcional para a escolha de diretor de escola. Outro tópico polêmico é a participação de não-docentes na direção escolar. O texto da matéria prevê a participação desses não-docentes na gestão, desde que obedecidas as devidas exigências, como a qualificação profissional.

O deputado pontua ainda que na sessão de terça-feira, 14, apesentou a mesa diretora da Aleac uma indicação solicitando a reforma no Ginásio Poliesportivo e do Auditório da Escola Estadual Joana Ribeiro Amed, no município de Epitaciolândia.

Segundo Antonio Pedro, a indicação tem como “objetivo garantir ao professores e alunos, bem como a população da região do Alto Acre, dois locais apropriados para as atividades de desporto, cultura e outras atividades que possam contribuir com a integração social da comunidade”.

Ele ressalta que há cerca de seis anos o ginásio poliesportivo teve uma obra iniciada, porém, não foi concluída. “Hoje a quadra serve como depósito para cadeiras e outros objetos em desuso. Já o auditório carece de cadeiras e de uma climatização adequada. Espero que a Secretaria de Estado de Educação possa buscar uma solução para esse problema que vem prejudicando as atividades de professores, alunos e em muita das vezes até a comunidade de Epitaciolândia”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo