Acre
Deputado Antonio Pedro ressalta debate de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas
O líder do Partido Democratas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Antonio Pedro, destacou a realização de uma audiência pública no município de Cruzeiro do Sul. A finalidade do encontro foi para debater o anteprojeto de lei que cria a nova Lei de Gestão Democrática das Escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica.
Como vice-presidente da Comissão de Educação no parlamento estadual, o deputado ressaltou a importância do encontro. Segundo o parlamentar, a nova lei é uma construção participativa. “Não queremos impor uma lei, a ideia é torná-la mais objetiva e que atenda aos nossos educadores, por isso é importante que toda a comunidade escolar esteja participando dos debates”, argumentou.
Ele se prontificou a atentar para as sugestões feitas pelos profissionais de Educação durante a audiência. “Todas as sugestões e observações serão analisadas pelos membros da Comissão e poderão ser acatadas a fim de tornar a propositura mais participativa”.
Entre os temas debatidos pelos participantes está o fim do voto proporcional para a escolha de diretor de escola. Outro tópico polêmico é a participação de não-docentes na direção escolar. O texto da matéria prevê a participação desses não-docentes na gestão, desde que obedecidas as devidas exigências, como a qualificação profissional.
O deputado pontua ainda que na sessão de terça-feira, 14, apesentou a mesa diretora da Aleac uma indicação solicitando a reforma no Ginásio Poliesportivo e do Auditório da Escola Estadual Joana Ribeiro Amed, no município de Epitaciolândia.
Segundo Antonio Pedro, a indicação tem como “objetivo garantir ao professores e alunos, bem como a população da região do Alto Acre, dois locais apropriados para as atividades de desporto, cultura e outras atividades que possam contribuir com a integração social da comunidade”.
Ele ressalta que há cerca de seis anos o ginásio poliesportivo teve uma obra iniciada, porém, não foi concluída. “Hoje a quadra serve como depósito para cadeiras e outros objetos em desuso. Já o auditório carece de cadeiras e de uma climatização adequada. Espero que a Secretaria de Estado de Educação possa buscar uma solução para esse problema que vem prejudicando as atividades de professores, alunos e em muita das vezes até a comunidade de Epitaciolândia”, finalizou.
Comentários
Acre
Vídeo: Mulher é presa com 7 kg de droga escondidos em sacos de farinha em Cruzeiro do Sul
Ação do Núcleo de Investigação Criminal intercepta entorpecentes antes da distribuição; polícia aponta tentativa de camuflagem como parte de esquema maior
Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (24) pelo Núcleo de Investigação Criminal de Cruzeiro do Sul (NEIC/CZS) resultou na prisão em flagrante de uma mulher por tráfico de drogas. A suspeita foi surpreendida ao tentar enviar cerca de 7 quilos de entorpecentes ocultos dentro de sacos de farinha, em uma tentativa de driblar a fiscalização e facilitar a distribuição da droga na região.
A prisão foi fruto de um trabalho investigativo detalhado conduzido pela equipe do NEIC, que monitorava os passos da investigada há algum tempo. A estratégia adotada pela suspeita foi desvendada após análise minuciosa de informações, permitindo a interceptação do carregamento antes que chegasse ao destino final.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, a operação mostra a eficácia da atuação coordenada da polícia judiciária no enfrentamento ao crime organizado. “A atuação da polícia judiciária vai além da repressão imediata. Essa prisão mostra como o esforço contínuo da investigação pode impedir que drogas cheguem às ruas e fortaleçam redes criminosas”, destacou.
A mulher permanece presa, à disposição da Justiça, e responderá por tráfico de drogas. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular toda a rota de transporte dos entorpecentes.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da sociedade e o combate estruturado ao tráfico de drogas na região do Juruá.
Comentários
Acre
Câmara de Rio Branco aprova auxílio-aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica
Projeto de autoria do vereador Leôncio Castro (PSDB) prevê benefício de até R$ 1.000 por seis meses; votação no plenário ocorre na próxima terça-feira (29).
As comissões da Câmara Municipal de Rio Branco aprovaram, na manhã desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 10/2025, que cria um auxílio-aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade. A proposta, de autoria do vereador Leôncio Castro (PSDB), segue agora para votação em plenário na próxima terça-feira (29).
O valor do benefício será definido por um juiz como medida protetiva, com limite de R$ 1.000 mensais e duração máxima de seis meses, sem possibilidade de prorrogação. O relator do projeto, vereador Márcio Mustafá (PSDB), votou a favor, assim como os parlamentares Elzinha Mendonça (PP), André Kamai (PT), Zé Lopes (Republicanos), Bruno Moraes (PP), Aiache (PP), Matheus Paiva (União) e Lucilene Vale (PP). Não houve votos contrários.
Próximos passos
Se aprovado em plenário, o projeto será enviado para sanção do prefeito e deve beneficiar mulheres que precisam deixar suas residências para fugir de agressores, garantindo-lhes condições de recomeço longe do ciclo de violência. A iniciativa reforça políticas públicas já existentes, como a Lei Maria da Penha, e busca reduzir os riscos de feminicídio no município.
Comentários
Acre
Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas
Instituição marca presença na Intermodal South America 2025
Conhecido como o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal South America 2025 acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo, e conta com a presença do Sebrae no Acre.
A instituição acompanha um grupo estratégico de três empresárias com o objetivo de fomentar o networking, conhecer fornecedores, acompanhar as novas tendências do setor e proporcionar novas experiências de negócios às participantes, conectando-as a um sistema de inovação e tecnologias.
Essa iniciativa é uma oportunidade de impulsionar o empreendedorismo feminino acreano em um mercado tradicionalmente dominado por homens. Para isso, as empreendedoras contaram com o apoio do Sebrae na preparação prévia para o evento, além de receberem orientações durante suas agendas.
Ruama Demir, coordenadora de Negócios do Sebrae, acompanha o grupo e ressalta a missão da instituição de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “A Intermodal é um ambiente riquíssimo para quem atua ou quer inovar em logística e comércio exterior. Levar essas empresárias para a feira reforça nosso compromisso em capacitar e abrir portas para que as micro e pequenas empresas prosperem, especialmente aquelas lideradas por mulheres”, destaca ela.
Durante a Intermodal South America 2025, as empresárias participantes podem explorar as últimas tendências do mercado, identificar parcerias estratégicas e apresentar suas soluções a um público qualificado. A programação conta com reuniões e visitas a estandes.
Sobre o evento
Em sua 29ª edição, a Intermodal South America 2025 reúne profissionais de mais de 90 países, com foco na área de logística, que buscam soluções, conteúdos e relacionamento com empresas nacionais e internacionais de todos os portes.
Com a disponibilização de pavilhões expositores, passarela cultural, praça de alimentação e áreas ambientais e sustentáveis, o evento proporciona um ambiente rico em inovações, tecnologia e uma variedade de produtos e serviços de ponta a ponta para toda a cadeia logística.
Você precisa fazer login para comentar.