Acre
Deputada Eliane Sinhasique questiona falta de pediatras em hospitais públicos
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) questionou, na manhã desta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a falta de pediatras em unidades de saúde do município e do Estado. Segundo a parlamentar, os clínicos gerais se recusam a consultar as crianças.
“Estamos há um ano e três meses sem pediatra na UPA do Tucumã. Tem um aviso na parede que diz: os clínicos gerais se recusam a atender as crianças. Estão certos, não é a especialidade deles. Criança tem que ser atendida por pediatra”, declarou.
Além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tucumã, a UPA da baixada da Sobral, os postos de saúde dos bairro Placas e Vila Ivonete estão sem o profissional especializado em pediatria.
A peemedebista denuncia ainda que a Unidade de Saúde da Conquista, inaugurada no dia 14 de abril deste ano, está fechada.
“De que adianta fazer a estrutura se você não tem profissional para trabalhar. Não seria mais inteligente usar esses recursos para colocar profissionais nas unidades já existentes?”, questionou.
Sinhasique diz que a saúde básica tem que funcionar para que Hospitais de emergência atendam somente casos graves. “Se não tem médico nos postos e nem nas UPAs, a pessoa vai buscar atendimento básico no Pronto Socorro que, diga-se de passagem, também não tem médicos suficientes”, frisou.
A parlamentar finalizou dizendo que esperava mais da gestão do governador Tião Viana que é médico infectologista. “Temos um governador que é médico, mas não está dando conta da saúde do Estado”.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem destina R$ 75 mil para cadeiras de rodas e ações de saúde bucal em Rio Branco
Parceria com o Rotary Club deve beneficiar famílias e cerca de 550 crianças da rede pública
O deputado estadual Tadeu Hassem destinou R$ 75 mil em emendas parlamentares para duas ações sociais em Rio Branco, por meio de parceria com o Rotary Club Rio Branco.
Uma das iniciativas é o projeto “Mobilidade e Dignidade”, que já beneficia 21 famílias com a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência.
A outra ação, chamada “Rotary Solidário”, tem como foco a saúde bucal de crianças da rede pública. A expectativa é atender cerca de 550 alunos com orientações, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene.
Segundo o parlamentar, a parceria busca ampliar o alcance de políticas sociais e garantir atendimento a quem mais precisa.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Acre
Presidente Joabe Lira recebe coveiros municipais e reforça apoio à valorização da categoria
Chefe do Legislativo destaca importância do trabalho e encaminha reivindicações à Prefeitura
Durante a sessão ordinária, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, relatou ter recebido em seu gabinete representantes dos coveiros municipais para ouvir as principais demandas da categoria.
O presidente classificou a atividade como um trabalho essencial e digno, ressaltando a importância desses servidores para o funcionamento da cidade.
“É uma categoria que trabalha bastante. É um trabalho essencial, um trabalho digno, e que precisa ser valorizado”, destacou.
Reivindicações apresentadas
Entre os pleitos apresentados pelos coveiros estão:
-
Melhoria salarial;
-
Implementação de vale-alimentação;
-
Instituição de auxílio-caixão;
-
Alteração do nível de escolaridade do cargo, atualmente de nível fundamental, para nível médio.
Segundo Joabe Lira, as reivindicações foram formalizadas e serão encaminhadas à Prefeitura de Rio Branco e ao secretário municipal de Administração para análise e providências.
“A Câmara está abraçando essa causa. Vamos enviar essa solicitação para a Prefeitura e para o secretário de administração para que juntos possamos valorizar essa categoria que tem trabalhado muito por nossa cidade”, afirmou.
Durante sua fala, o presidente também fez uma observação bem-humorada ao mencionar que, quando os coveiros se colocam à disposição para servi-lo, costuma responder: “Em nome de Jesus, vai demorar bastante eu precisar do serviço de vocês”.
A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o diálogo permanente com as categorias profissionais e com a valorização dos servidores públicos que contribuem diariamente para o funcionamento da capital.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.



Você precisa fazer login para comentar.