Extra
Depois de três meses, governo do Acre manda consertar câmeras de monitoramento na fronteira
A instalação dos equipamentos foi uma parceria com o governo federal através do programa Enafron
O governo do Acre, através da Secretaria de Segurança do Estado, enfim teve a iniciativa de consertar as câmeras de vídeo-monitoramento que estavam paradas na fronteira do Acre. A instalação dos equipamentos foi uma parceria com o governo federal através do programa Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras).
Instaladas em 2015, o sistema e coordenado pelo 10º Batalhão da Polícia Militar em Brasiléia, veio para somar forças no combate ao crime e, principalmente, ao ilícito que tem como rota de fuga, o lado boliviano pelas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia.
Dos 10 equipamentos instalados na fronteira, quatro apresentaram problemas técnicos e até mesmo, foram vandalizados. A partir daí, não receberam manutenção até a semana passada, quando os técnicos foram enviados para realizar a manutenção e troca de peças.
Segundo foi informado por um dos técnicos, a demora teria sido um atraso por parte do governo federal, mas, não soube explicar mais detalhado o motivo real.
Assis Brasil estaria tudo parado
Além de Brasiléia e Epitaciolândia, que teve 10 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, a pequena cidade de Assis Brasil teria recebido nove equipamentos e teria funcionado por um tempo, mas, atualmente estão sem funcionar.
A cidade é um principal corredor para o turismo ao Peru, além de da entrada de imigrantes e contrabando de mercadorias e drogas. Com a falta desses equipamentos, ajuda na facilitação do narcotráfico que tem o Acre como porta de entrada.
Sem muito investir na segurança, o governador do Acre, Sebastião Viana, vem tentando culpar o governo federal, na pessoa do presidente Temer, que nos últimos dois anos, o aumento da violência no Estado seria pela falta de apoio.
Matérias relacionadas:
Assis Brasil terá câmeras de segurança na cidade
Fronteira irá receber câmeras de segurança através do Enafron
Polícia de Pando vai instalar câmeras na fronteira com o Acre para combater o narcotráfico
Câmeras de videomonitoramento auxiliam polícia a identificar assaltantes
Fronteira será vigiada por câmeras 24 horas; no Acre serão 59 equipamentos
Governo do Acre volta a anunciar instalação de câmeras na fronteira
Ladrões usaram equipamentos pesados para abrir cofre de Correios em Brasiléia
Vídeo: Agencia dos Correios é alvo de ladrões durante a madrugada em Brasiléia
Comentários
Extra
Brasileia perde 3 mandos de quadra e vai decidir título fora de casa
Por causa do comportamento da torcida no confronto contra o Fluminense da Bahia na última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, a equipe do Brasileia perdeu três mandos de jogos e será obrigada a decidir o Campeonato Estadual de Futsal da Série A contra o Quinari fora de casa.
“Recebemos a súmula dos árbitros e também tivemos as informações do delegado da partida. O jogo foi interrompido em vários momentos pelo comportamento da torcida, jogando latas dentro da quadra, e por isso resolvemos aplicar a punição. A federação vem trabalhando para melhorar o futsal acreano, mas os dirigentes precisam ter responsabilidade pelos jogos quando são os mandantes”, declarou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Documento encaminhado
O departamento técnico da Fafs encaminhou nesta segunda, 15, o documento para a diretoria do Brasileia. Os dirigentes irão fazer uma defesa com o objetivo de manter o segundo jogo das finais da Série A no Eduardo Lopes Pessoa.
Fafs ofereceu opções
A Fafs oferece como opções para o segundo jogo das finais as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. Uma definição a respeito do assunto deve ocorrer nesta terça, dia 16.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE RETIFICAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE RETIFICAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a Retificação do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 07 de Janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/12/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de dezembro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade com mais de 1400 procedimentos
Mais de 600 pessoas foram atendidas em 12 especialidades médicas durante a 10ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, realizado na escola Menino Jesus, bairro Eldorado.
Com apoio de emendas destinadas pelo senador Alan Rick (Republicanos-AC), o município de Brasiléia realizou, na manhã deste sábado (13), um doe maiores mutirões de saúde no município.
Presente durante os atendimentos, o senador destacou a importância de levar a saúde para perto da população e ressaltou o trabalho conjunto com as lideranças locais. “É a união que faz a diferença na vida do nosso povo, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos até a capital, especialmente para especialidades que não são ofertadas no município. É muito bom ver nossa emenda possibilitando que a prefeitura realize a maior edição do Saúde em Ação na Comunidade”, afirmou Alan Rick.
O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) destacou que a ação marca um momento histórico para o município. “Temos a honra e a satisfação de realizar, com a emenda enviada pelo senador Alan Rick, o maior mutirão itinerante da história de Brasiléia, com mais de 15 especialidades, atendendo a população do bairro e de toda a cidade, fechando o ano com a 10ª edição desse trabalho”, declarou.
Também participaram da ação a ex-prefeita Fernanda Hassem, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), o secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçando a parceria institucional em favor da saúde pública no município.
Acompanhe os números dessa 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade:
Local: Escola de ensino infantil Menino Jesus e Unidade básica de saúde Francisco de Assis
Consultas
150 Clínica Médica
19 Psiquiatria
13 Endocrinologia
22 Pediatria
22 Nutrição
89 Ortopedia/ Traumatologia
36 Mastologia
42 Ginecologia/ Obstetrícia
78 Oftalmologia
62 Fonoaudiologia
11 Gatroenterologia
82 Otorrinolaringologia
Total de consultas 604
Exames
19 Colposcopia
22 Bioimpedância
13 Eletroencefalograma
10 Espirometria
3 Holter
112 Ultrassonografias
314 Exames de Oftalmologia
32 Endoscopia Digestiva Alta
230 Exames e procedimentos de fonoaudiologia
59 Exames e procedimentos de otorrinolaringologia
Total de exames e procedimentos 810
Total de atendimentos 1.414
















































Você precisa fazer login para comentar.