Cotidiano
Dependente químico tenta furtar cabo de energia e morre eletrocutado em Rio Branco
A área foi isolada por Policiais militares do 3º Batalhão para o trabalho da perícia criminal. Após a conclusão dos procedimentos, o corpo de Júlio foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)

Agentes da Polícia Civil, da Equipe de Pronto Emprego (EPE), colheram as primeiras informações, e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Foto: cedida
O dependente químico Júlio Adriano de Souza Batista, de 36 anos, morreu na noite deste domingo, 17, após receber uma descarga elétrica enquanto tentava furtar um cabo de energia no Beco do Colégio, ao lado da Escola Clícia Gadelha, no bairro São Francisco, em Rio Branco.
De acordo com informações da polícia, um morador relatou que estava em casa quando faltou energia elétrica. Ao sair para verificar a causa do problema, encontrou Júlio desacordado, agarrado ao cabo de energia (rabicho) no beco.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados, mas, ao chegarem ao local, constataram que Júlio já estava sem vida.

Os populares acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar do 3º Batalhão e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Foto: cedida
Militares do Corpo de Bombeiros retiraram o cabo das mãos da vítima, enquanto a médica do SAMU confirmou o óbito no local.
Ainda segundo moradores do beco, Adriano seria dependente químico e estaria tentando furtar a fiação para comprar drogas. Os fios, na verdade, são rabichos, puxados do poste de energia elétrica para algumas casas que ficam a cerca de 200 metros.
A área foi isolada por policiais militares, que solicitaram a presença da perícia criminal e dos auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML). Após os trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado ao IML para exames cadavéricos.

Adriano seria dependente químico e estaria tentando furtar a fiação para comprar drogas. Os fios, na verdade, são rabichos, puxados do poste de energia elétrica para algumas casas que ficam a cerca de 200 metros. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Prefeito de Rio Branco visita Casa de Chico Mendes em Xapuri e destaque importância histórica
Presidente da Amac conheceu o memorial do líder seringueiro durante agenda oficial no município

A visita ocorreu durante deslocamento do prefeito por municípios acreanos para tratar sobre o documentário do consórcio CINRESOAC, que aborda a gestão de resíduos sólidos no estado. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, visitou nesta semana a Casa de Chico Mendes em Xapuri, a convite do prefeito local Maxsuel Maia (PP). O espaço, que preserva a memória do líder seringueiro e ambientalista, foi apresentado ao gestor capitalino durante sua agenda de trabalho no município.
Em publicação nas redes sociais, Bocalom compartilhou imagens dos cômodos da residência histórica e destacou a importância da experiência: “Tive a honra de conhecer a casa de Chico Mendes, um dos grandes personagens da nossa história. Foi uma excelente experiência”, afirmou. A visita ocorreu durante deslocamento do prefeito por municípios acreanos para tratar sobre o documentário do consórcio CINRESOAC, que aborda a gestão de resíduos sólidos no estado.
A Casa de Chico Mendes, transformada em memorial, recebe visitantes interessados em conhecer mais sobre a vida e legado do ativista ambiental que se tornou símbolo da luta pela preservação da Amazônia. A agenda reforçou os laços entre as gestões municipais e destacou a importância histórica de Xapuri para o Acre e para o movimento ambientalista mundial.

O espaço, que preserva a memória do líder seringueiro e ambientalista, foi apresentado ao gestor capitalino durante sua agenda de trabalho no município. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Idosa de 73 anos pede ajuda para realizar exame vital no combate ao câncer
Dona Lourdes precisa arrecadar R$ 11 mil para fazer um PET-CT fora do Acre; família organiza campanha solidária e apela à solidariedade da comunidade.
Aos 73 anos, Dona Maria Lourdes Lima enfrenta uma batalha delicada contra o câncer e, para continuar o tratamento, precisa com urgência realizar um exame fundamental: o PET-CT. Moradora de Rio Branco (AC), ela e a família estão recorrendo à solidariedade da população para conseguir custear o procedimento, que não está disponível no estado.
O exame, considerado essencial para a etapa de diagnóstico e definição do tratamento, só pode ser feito em Rondônia. O custo estimado é de R$ 11 mil, sem contar as despesas adicionais com transporte, hospedagem, alimentação e medicamentos — tanto para Dona Lourdes quanto para o acompanhante.
“Venho humildemente pedir sua ajuda. Qualquer valor é bem-vindo. Se não puder doar, peço que compartilhe essa mensagem para que ela alcance mais pessoas de bom coração”, disse a idosa, visivelmente debilitada, em um apelo comovente.
Diante da urgência e da impossibilidade de arcar com os custos, a família organizou uma campanha solidária para arrecadar fundos. As contribuições podem ser feitas por meio de transferência bancária, PIX ou outros canais divulgados pelos familiares.
A mobilização busca não apenas apoio financeiro, mas também engajamento nas redes sociais, para que a mensagem chegue ao maior número possível de pessoas. “Qualquer ajuda, por menor que seja, pode ser determinante neste momento tão difícil”, reforçam os familiares.
Quem desejar colaborar pode obter mais informações diretamente com a família ou por meio dos contatos disponibilizados na campanha.
Para mais informações ou para saber como ajudar, entre em contato com Alissandra Lima pelo número: (68) 99238-8821 ou pela Campanha do Bem, clicando aqui.
Ajude como puder: doando ou divulgando. Que Deus abençoe a todos!
Comentários
Cotidiano
Acre em alerta: estado registra alta incidência de dengue em Rio Branco, Manoel Urbano, Assis Brasil, Porto Walter e Cruzeiro do Sul
Dados da Sesacre revelam que 18 dos 22 municípios estão em situação de alerta médio ou alto para a doença

As cidades como Rio Branco, Manoel Urbano, Assis Brasil, Porto Walter e Cruzeiro do Sul, que apresentam os maiores índices. Foto: internet
O Acre enfrenta um cenário preocupante de dengue em 2025, segundo o novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Até a 19ª Semana Epidemiológica, o estado já registrou 6.235 casos prováveis da doença, com uma incidência média de 708 casos por 100 mil habitantes – índice que coloca o território acreano em alerta sanitário.
Entre os municípios mais afetados destacam-se Rio Branco, Manoel Urbano, Assis Brasil, Porto Walter e Cruzeiro do Sul, que apresentam os maiores índices da doença. O levantamento revela que, dos 22 municípios acreanos, nove estão com incidência alta, nove em nível médio e apenas três apresentam baixa transmissão.
Os dados acendem o sinal de alerta para a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti em todo o estado, especialmente nas cidades com maior vulnerabilidade epidemiológica. A Sesacre monitora a situação e recomenda à população que redobre os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.
Regional do Juruá/Tarauacá/Envira: todos os municípios em situação de alerta
A situação mais preocupante está na regional do Juruá, onde todos os municípios apresentam incidência alta ou média, com destaque para Porto Walter, com maior incidência do estado, de 1.791,60 casos por 100 mil habitantes, mesmo com apenas 202 casos notificados;
Já Cruzeiro do Sul, com 1.577 casos prováveis, apresenta incidência de 1.602,90 por 100 mil habitantes, seguido de Rodrigues Alves, com índice de 1.158,50/100 mil habitantes.
Apenas Mâncio Lima se encontra em faixa média, segundo o boletim, mas ainda assim em patamar preocupante.
Regional do Alto Acre: Assis Brasil lidera proporcionalmente
Na regional do Alto Acre, o município de Assis Brasil, que registra uma taxa de 559,9 casos por 100 mil habitantes, classificada como alta. Já Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia apresentam índices médios, variando entre 116 e 230 por 100 mil habitantes.
Rio Branco lidera em número absoluto de casos
Com 3.206 casos prováveis, Rio Branco concentra mais da metade das notificações no estado e apresenta uma incidência de 826,6 casos por 100 mil habitantes, classificada como alta.

Dados divulgados no novo boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), mostram que o estado do Acre registra alta incidência de casos prováveis de dengue até a Semana Epidemiológica 19 de 2025. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.