Conecte-se conosco

Acre

Denuncia revela humilhações, favorecimentos, descaso e atraso de pagamentos em secretaria do governo

Publicado

em

“Todo o poder emana do povo, não deixe que eles esqueçam disso”, alerta “V” em e-mail enviado à ContilNet

Através do codinome “V”, uma denúncia chegou à caixa de entrada do portal ContilNet. Na “pequena sequência de fatos” escrita no e-mail, “V” acusa a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Acre (Sedens) de ter ficado, nos últimos dois anos, à mercê de “uma caricatura de político”.

No relato, além de “humilhações contra funcionários, favorecimentos a filhos e amigos de políticos e inclusão de funcionários-fantasma na folha de pagamento”, é acusado o atraso no pagamento de funcionários ligados ao órgão e a demissão de um deles por “reclamar” sobre o assunto.

“E o que acontece quando um funcionário, que possui esposa e filhos para sustentar, passa mais de um mês sem receber seu salário? (E estou falando de um funcionário vivo, não um fantasma) É normal que este funcionário fique chateado, reclame querendo receber seu devido salário. É aceitável que este funcionário se manifeste nos meios de comunicação da instituição, demonstrando sua insatisfação e até mesmo, veja que lamentável, vendendo sua botija de gás para poder comprar comida para seus filhos. Não é correto que este homem seja demitido por reclamar. O atual gestor tem como única preocupação garantir a manutenção do poder e preservar a imagem de seus padrinhos, inclusive coagindo os funcionários que ainda não foram demitidos a garantir um mínimo de 10 votos para o seu candidato nas próximas eleições. Então se o funcionário não cumpre as regras políticas, se não angaria os votos, se reclama das condições de trabalho, este funcionário não merece o emprego que tem”, disse o denunciante via e-mail.

VIGIA NA SECRETARIA, “ATENDENTE” NA CARTEIRA DE TRABALHO

Junto com o e-mail, foi enviado um número de telefone de um ex-funcionário – que pediu pra ter a identidade preservada – que confirmou a situação de atrasos no pagamento.

“Fui dispensado justamente por isso, por ser um dos funcionários que mais reclama. Minha família é grande, o salário atrasava… Nunca denunciei, mas a vontade era no corpo todo. Minha renda era a única pra família. Nosso salário chegou a quase atrasar por três meses. Nunca recebi em dia um mês sequer”, afirmou o ex-trabalhador da Sedens.

Além do atraso, ele relatou que, enquanto ele e outros funcionários eram contratados para trabalhar como vigia, porém na carteira de trabalho, eram assinados pela empresa terceirizada como “atendentes”, ganhando menos do que o salário adequado.

CARTA AO PÚBLICO

Ao final da denúncia, “V” enviou uma carta para divulgação onde garante que mais “histórias” serão enviadas à mídia.

LEIA NA ÍNTEGRA:

Boa noite, Acre. Permita que eu peça desculpas pelo incômodo. Eu, como muitos dos cidadãos deste estado, aprecio o conforto da rotina diária, a segurança familiar, a tranquilidade da repetição. Eu gosto delas como qualquer outro. Mas no espírito de comemoração, onde importantes eventos do passado geralmente associados à morte de alguém ou ao final de uma guerra sangrenta são comemorados com um belo feriado, eu pensei em marcar este 24 de julho, tomando um pouco do tempo de suas vidas diárias para sentar e conversar.

Existem, é claro, aqueles que não querem que falemos. Desconfio que ordens estejam sendo dadas e homens com mentiras já se ponham a caminho. Palavras oferecem um meio para o significado e para  aqueles que escutam a enunciação da verdade. E a verdade é que existe uma situação totalmente errada neste estado. E este erro é bem anterior à atual crise na segurança.

Muitos de vocês não enxergam mas, todos os dias, o seu dinheiro é derramado sobre o corpo dos poderosos, que agarram o que podem e deixam estragar no chão o que não conseguem carregar.

Se o leitor desta carta é residente do município de Cruzeiro do Sul já deve ter avistado o esqueleto da promessa que foi o Frigorífico de Peixes de CZS, e inalado o odor oriundo da podridão que já tomou conta daquele corpo frio. Ali está o descompromisso do poder público com os interesses do povo, são milhões de reais do seu dinheiro que deveriam ser destinados à ações concretas e necessárias. Hoje o projeto está abandonado, fadado ao esquecimento e à eterna inconclusão por pura e simples falta de gestão.

Ao se aproximar da Capital o cenário não se modifica. Veja ao lado da Cidade do Povo, o Polo Logístico de Rio Branco, milhões de reais gastos na obra, milhões de reais desviados para custear a reforma de prédios privados, e mesmo assim o local continua inerte, sem uso e provando que não podemos deixar nossos recursos nas mãos de quem não é capaz.

Estes são apenas dois pequenos exemplos para demonstrar, para aqueles que ainda não enxergam, que é necessário que tomemos uma atitude.

Todo o poder emana do povo, não deixe que eles esqueçam disso, acreano, mostra a tua força, teu sangue revolucionário, teu passado seringueiro e vá para as ruas. Tome de volta o que é teu.

-V

RESPOSTA DO GOVERNO

A equipe da ContilNet entrou em contato com a assessoria do governo do Estado para saber se as denúncias de atraso nos pagamentos procedem, mas até o fechamento da matéria, não houve retorno.

ContilNet aguarda a resposta do governo para publicação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo