Conecte-se conosco

Acre

“Demissão em massa de servidores pode gerar caos em todas as áreas da saúde no Acre”, diz presidente do Sintesac

Publicado

em

Sintesac iria se reunir com o MPAC na tarde desta terça (31) para tentar uma forma de minimizar os efeitos das demissões dos 386 servidores da saúde e, depois, com o governador

RÉGIS PAIVA

A notícia de que o Estado está em via de demitir 386 servidores da Secretaria de Saúde (Sesacre) pegou a todos os servidores da saúde de surpresa e apavorou a muitos trabalhadores do setor. Por conta disso, a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) esteve nesta manhã em reunião com o secretário de saúde para se inteirar dos fatos e buscar uma saída negociada.

Segundo o presidente do Sintesac, Adailton Cruz, apesar do documento do Ministério Público do Estado (MPAC) prever um prazo de 45 dias para cumprir a recomendação, o secretário de Saúde quer cumprir a decisão imediatamente e demitir os 386 servidores em cinco dias.

Para evitar o que poderia implicar em uma situação de caos no atendimento da população e também para as famílias dos servidores cujos nomes estão na lista, Adailton pretende se reunir com o representante do MPAC na tarde dessa terça-feira, às 15h00. O sindicato pretende negociar um prazo para a efetivação das demissões, de forma a permitir aos afetados ajustarem as vidas.

Servidores foram à Sesacre para tratar do assunto /Foto: ContilNet

“Além disso, por serem servidores com atuação em todas as áreas da saúde, isso pode provocar um caos no atendimento ao público, razão pela qual a questão precisa ser analisada antes de se tomar uma medida tão radical”.

Segundo informações, os servidores afetados foram contratados por meio de contratos provisórios, os quais vinham sendo renovados ao longo dos anos de forma irregular por parte da Sesacre, tendo o MPAC apenas pedido o cumprimento da lei.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Transbordamento do Rio Acre leva 11 pessoas ao Parque de Exposições Wildy Viana

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 17, por meio do primeiro boletim sobre famílias afetadas pela cheia do Rio Acre, que quatro famílias, totalizando 11 pessoas, estão alojadas provisoriamente no Parque de Exposições Wildy Viana, na capital acreana.

O local passou a ser utilizado como ponto de acolhimento emergencial para atender famílias atingidas pela elevação do nível do rio. No espaço, os afetados recebem suporte básico, como alimentação, abrigo temporário e acompanhamento das equipes da assistência social.

De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre apresentou elevação contínua ao longo do dia. Às 5h17, o manancial registrou 14,22 metros. Às 9h, subiu para 14,26 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,31 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,40 milímetros. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, o monitoramento do rio segue de forma permanente, com equipes em prontidão para possíveis remoções preventivas em áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá

Publicado

em

Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem

Um menino de 3 anos teve um prego retirado do intestino por meio de uma colonoscopia realizada na noite desta sexta-feira (16), no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O procedimento foi conduzido pelo médico Marlon Holanda e evitou a necessidade de uma cirurgia abdominal invasiva. A criança passa bem.

O menino, identificado como Erick, mora com a família em Ipixuna, no interior do Amazonas, e teria engolido o prego cerca de oito dias antes da retirada. Seis dias após o ocorrido, ele foi transferido para o Acre, onde passou a receber acompanhamento médico especializado.

Inicialmente atendido pelo pediatra Rondney Brito, o paciente também foi monitorado pelas equipes de endoscopia e cirurgia do hospital. Durante todo o período de internação e ao longo do procedimento, a criança permaneceu estável, comunicativa e se alimentando normalmente.

Após a retirada do objeto, o médico Marlon Holanda comentou o caso nas redes sociais. “Criança de 3 anos engoliu prego: retirada por colonoscopia. Menos uma laparotomia no mundo”, escreveu.

A laparotomia é um procedimento cirúrgico que exige a abertura da parede abdominal para acesso aos órgãos internos, sendo indicada em casos mais complexos. Diferentemente dela, a colonoscopia é considerada minimamente invasiva, reduzindo riscos, tempo de recuperação e possíveis complicações para o paciente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre

Publicado

em

Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

O riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre antes da passagem pela área urbana de Rio Branco, apresentou uma leve tendência de recuo nas últimas horas. Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontam que o nível do manancial caiu cerca de 6 centímetros entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (17).

De acordo com o SGB, às 1h15 o nível do rio era de 11,26 metros, passando para 11,20 metros na aferição das 7h15. Apesar de pequenas oscilações pontuais, o cenário observado é de recuo lento e controlado, sem sinais de elevação repentina.

Os dados pluviométricos reforçam a estabilidade. Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na região monitorada foi de aproximadamente 0,2 milímetro, considerado baixo. Durante a madrugada deste sábado, as estações não registraram precipitações significativas, o que contribuiu para a manutenção do recuo.

Mesmo com o comportamento estável do riozinho do Rola, o Rio Acre segue em situação crítica na capital. Segundo boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado na manhã deste sábado (17), o nível do rio atingiu 14,22 metros às 5h17, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Ainda conforme a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 2,40 milímetros de chuva em Rio Branco. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros. As informações foram repassadas pelo coordenador municipal do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Por ser o maior e mais importante afluente do Rio Acre antes de sua chegada à área urbana, o riozinho do Rola é considerado um indicador antecipado de possíveis alterações no nível do rio na capital. Historicamente, cheias ou elevações rápidas em sua bacia costumam refletir no Rio Acre algumas horas depois.

Comentários

Continue lendo