Acre
Delta aponta empate entre Marcus e Gladson para Governo
Segundo a pesquisa Ulysses Araújo atrapalha Gladson na disputa
A Delta Agência de Pesquisa divulgou pesquisa de intenção de votos para o Governo do Acre e também para o Senado. A sondagem foi feita no período de 7 a 13 de outubro e entrevistou 600 pessoas. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é estimada em quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Dois aspectos chamam atenção: o primeiro é a performance de Ulysses Araújo. O desempenho dele atrapalha Gladson Cameli: tira votos do progressista que empata tecnicamente com o petista Marcus Alexandre.
Outro destaque apresentado pelos números é a acirrada disputa para o Senado. Mas, em todas as sondagens feitas até agora o petista Jorge Viana é o que encabeça a lista. A pesquisa também expõe o grande percentual de pessoas que não sabem ou não responderam. Os números são os seguintes:
GOVERNO
Pesquisa Espontânea MARCUS ALEXANDRE 14,5% GLADSON CAMELI 9% CEL ULYSSES 1,8% OUTROS 2,7% BRANCO/NULO 6% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 66%
Pesquisa Induzida (CENÁRIO 1) MARCUS ALEXANDRE 36% GLADSON CAMELI 35% CEL ULYSSES 6% BRANCO/NULO 11% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 12%
Pesquisa Induzida (CENÁRIO 2) GLADSON CAMELI 38% MARCUS ALEXANDRE 37% BRANCO/NULO 13% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 12%
SENADO
Pesquisa Espontânea (1º VOTO) JORGE VIANA 5,5% MÁRCIO BITTAR 4% SÉRGIO PETECÃO 2% NEY AMORIM 1,5% OUTROS 1,5% BRANCO/NULO 9,5% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 76%
Pesquisa Espontânea (2º VOTO) MARCIO BITTAR 2,6% SÉRGIO PETECÃO 2,5% NEY AMORIM 1,6% JORGE VIANA 1,2% OUTROS 1% BRANCO/NULO 9,6% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 81,5%
Pesquisa Induzida (1º VOTO) JORGE VIANA 34% MARCIO BITTAR 19% SÉRGIO PETECÃO 11% NEY AMORIM 9% BRANCO/NULO 15% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 12%
Pesquisa Induzida (2º VOTO) MARCIO BITTAR 2,6% SÉRGIO PETECÃO 2,5% NEY AMORIM 1,6% JORGE VIANA 1,2% BRANCO/NULO 10% NÃO SABE/NÃO RESPONDEU 82%
FONTE: DELTA AGÊNCIA DE PESQUISA
Comentários
Acre
Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa
Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%
Comentários
Acre
TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional
Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades
O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.
A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.
Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.
Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.
Comentários
Acre
1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.
Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.
Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.
A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.




Você precisa fazer login para comentar.