fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Deficientes visuais participam de competição no mercado de jogos eletrônicos da Expoacre

Publicado

em

Em mais um dia de inclusão, deficientes visuais participaram da competição de jogos eletrônicos da Expoacre 2023. Promovido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre e o Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente Visual (CAP-AC/CEADV), com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), o projeto atende alunos da informática acessível.

Competição de Games com inclusão social e campeonato de xadrez aconteceram simultaneamente no mercado de jogos eletrônicos. Foto Jairo Carioca

“Foi um pedido do governador de tornar a feira mais acessível e com inclusão. A ideia deu certo, ontem os alunos visitaram vários estandes, hoje eles têm um momento de entretenimento nesse espaço que se transformou em um xodó da juventude”, comentou o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Com amostra na modalidade de jogos acessíveis (Playroom/Uno – jogos de cartas), realizada no computador, com auxílio da Tecnologia Assistiva (NVDA – Non Visual Desktop Acess), um software gratuito de leitor de telas ajuda nos comandos dados pelos alunos que são acompanhados por monitores.

Um software gratuito de leitor de telas ajuda nos comandos dados pelos alunos que realizaram um grande sonho. Foto: Jairo Carioca

Linicker Sales, 16 anos, foi um dos jogadores. Para ele, “competir foi como realizar um sonho. Sales e os amigos ganharam medalhas pela participação no torneio. Na quinta-feira, dia 3, os alunos visitaram vários estandes no Parque de Exposições.

Competição de Xadrez 

Nesta sexta-feira, dia 4, aconteceu a abertura do campeonato de xadrez nas modalidades rápida (10 + 10) e blitz para as divisões sub-18, feminino e aberto (maiores de 18 anos). Considerada uma arte e uma ciência, entre os competidores, um participante chamou a atenção, o secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Donadoni.

Coordenador da Expoacre, secretário Alysson Bestene prestigiou a abertura da competição de xadrez. Foto: Nilmara Almeida

Antes da competição começar pra valer, o coordenador da Expoacre, secretário Alysson Bestene, até arriscou dar um xeque-mate. “O Donadoni é profissional, da próxima vez trago meu filho que pode movimentar de igual pra igual as peças no tabuleiro. Por enquanto, só tenho que parabenizar os organizadores desse evento”, disse Alysson.

Para a coordenadora do espaço, Caroline Correia, os objetivos estão sendo alcançados. Ela destaca que, para muitos dos jovens que têm participado das competições, “é a realização de um sonho, principalmente, os alunos que fazem parte do projeto de inclusão”.

O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo