Acre
Deficiente físico tem braço quebrado em acidente e motorista foge sem prestar socorro, em Rio Branco
O deficiente físico Manoel Bezerra da Cruz, de 57 anos, conhecido popularmente como “Manoelzinho”, foi vítima de um acidente de trânsito na noite desta terça-feira (21), na Rua Rio de Janeiro, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco. O acidente deixou a vítima com o braço direito quebrado e o motociclista envolvido fugiu sem prestar socorro.
De acordo com informações repassadas pelo próprio Manoelzinho, ele trafegava no sentido bairro–centro e, ao tentar fazer uma conversão para entrar na rua de sua residência, foi atingido na traseira por uma motocicleta em alta velocidade.
Com o impacto, o deficiente físico foi arremessado ao solo, sofrendo fratura no braço direito, enquanto sua moto adaptada caiu a vários metros de distância e ficou bastante danificada.

O motociclista fugiu do local sem prestar ajuda. Vizinhos, ao ouvirem os gritos de dor da vítima, correram para prestar socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançadofoi enviada ao local. Manoelzinho recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada no setor de Traumatologia.
Como o condutor da moto não parou para ajudar, populares recolheram a moto adaptada e a levaram até a residência da vítima. Moradores da região ficaram indignados com a atitude do motociclista e cobram providências das autoridades para que o responsável seja identificado e punido nos rigores da lei.
Figura conhecida em Rio Branco, Manoelzinho já foi candidato a vereador e é frequentemente visto circulando pela cidade em sua moto adaptada, símbolo de sua independência e superação.
O Policiamento de Trânsito não foi acionado para atender à ocorrência.
Comentários
Acre
Educação do Acre realiza chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta quinta-feira, dia 29, o edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para ser responsável pela execução de um projeto de desenvolvimento criativo e audiovisual para estudantes da rede pública de ensino.
O chamamento público se insere dentro da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável afim de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e que tem como meta a adoção de políticas e legislações para a promoção da igualdade de gênero e redução das desigualdades em suas intersecções como raça, juventude e vulnerabilidade social.
Para o chamamento público estão previstos recursos na ordem de R$ 1,9 milhão oriundos de emendas de transferências especiais do Orçamento Geral da União (OGU) e que já foram devidamente aprovados pelos órgãos de gestão da SEE.

O recebimento dos envelopes contendo as propostas técnicas e os documentos de habilitação deve ser feito até o dia 04 de março. A análise dos envelopes acontece no dia 5 de março e o resultado preliminar do projeto pré-selecionado para a parceria acontece no dia 10 de março.
O prazo para interposição de recurso para a comissão que está realizando a seleção acontece entre os dias 11 e 12 de março. A divulgação dos resultados dos recursos, no dia 16 de março, e a divulgação do resultado preliminar acontece até o dia 10 de março e a homologação do resultado final até o dia 18 de março.
Podem participar do chamamento público organizações que atendam aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrem qualificação técnica exigida. Não poderão participar entidades do chamamento entidades que estejam impedidas de estabelecer contrato com a administração pública.
The post Educação do Acre realiza chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança nesta quinta-feira, 29, na pavimentação da Estrada Dias Martins, no trecho do Conjunto Universitário, em Rio Branco. Os serviços estão concentrados na execução da base em brita graduada simples (BGS), etapa que antecede a aplicação do asfalto.

De acordo com a presidente do órgão, Sula Ximenes, a obra segue uma determinação do governador Gladson Camelí e avança por etapas para garantir qualidade no resultado final.

“A base é o que sustenta tudo, é o que vai garantir que essa estrada aguente o dia a dia de quem passa aqui para trabalhar, estudar ou se deslocar pela cidade”, afirma a gestora.
As equipes executam a base do trecho e atuam nos serviços de drenagem. Conforme o cronograma técnico, a obra entra na fase de aplicação da primeira camada de massa asfáltica. Na mesma etapa, seguem os serviços de implantação de meio-fio, sarjetas e calçadas na lateral direita da via. Antes da ponte, os trabalhos permanecem concentrados na execução das calçadas.

Sula Ximenes afirma que os serviços seguem o cronograma técnico estabelecido para a obra: “Cada etapa é executada conforme o projeto, com acompanhamento técnico, antes do avanço para a fase seguinte”.
A pavimentação da Estrada Dias Martins fortalece a ligação entre a zona industrial e o Conjunto Universitário, melhora o fluxo de veículos e amplia a segurança viária em um trecho de grande circulação, beneficiando diretamente moradores da região.

Ainda segundo a presidente do Deracre, a obra atende à rotina de deslocamento local. “É uma via importante para o dia a dia das famílias e para a dinâmica da cidade. Nosso compromisso é entregar uma estrutura que atenda quem vive e circula nesse trecho”, ressalta.
O investimento total é de R$ 6,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar, com contrapartida do governo do Estado. A execução é coordenada pelo Deracre e integra o conjunto de obras de infraestrutura urbana em andamento em Rio Branco.
The post Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Defesa Civil monitora nível do rio em Porto Walter após manancial atingir cota de alerta
Manancial segue subindo devido às chuvas intensas; equipes acompanham áreas ribeirinhas e orientam moradores

O órgão mantém contato com a prefeitura local e acompanha a previsão do tempo, que indica continuidade de precipitações nas próximas horas. Foto: captada
A Defesa Civil de Porto Walter segue monitorando de forma permanente o nível do rio após o manancial atingir a cota de alerta de 10 metros, conforme medição realizada nesta quinta-feira (29/01).
De acordo com a Defesa Civil, a situação exige atenção redobrada, especialmente porque a previsão meteorológica indica continuidade de chuvas para os próximos dias, o que pode influenciar diretamente na elevação do nível das águas.
O acompanhamento é feito diariamente pelas equipes técnicas, que avaliam o comportamento do rio e mantêm os órgãos municipais em prontidão para adoção de medidas preventivas, caso seja necessário. Até o momento, não há registro de transbordamento nem necessidade de retirada de famílias.
O prefeito destacou que a gestão municipal está atenta e preparada para agir de forma preventiva. “Estamos acompanhando de perto a situação, em parceria com a Defesa Civil. Nosso compromisso é agir com responsabilidade, planejamento e rapidez para garantir a segurança da população, principalmente das famílias que vivem nas áreas ribeirinhas”, afirmou César Andrade.






































Você precisa fazer login para comentar.