Acre
Curso intensivo de cinema e produção audiovisual é oferecido gratuitamente em Rio Branco
Inscrições podem ser feitas até este sábado (6). Aulas iniciam na próxima segunda-feira (8) e encerram quarta (10).

Laboratórios serão oferecidos por jornalistas, fotógrafos e cineastas. Foto: Arquivo pessoal
O curso “FilmEscola Por um Cinema Possível”, que vai oferecer laboratórios de cinema e produção audiovisual, começa na próxima segunda-feira (8) e vai até quarta-feira (10), na Casa Urbana Coworking, localizada na Avenida Ceará, Bairro Habitasa, em Rio Branco.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até este sábado (6) e o resultado poderá ser acompanhado através da lista de aprovados que será publicada no domingo (7), nas redes sociais do coordenador do projeto.
Ainda de acordo com o coordenador, os encontros serão intensivos para práticas de roteiro, produção audiovisual, fotografia para cinema, produção executiva, arte para audiovisual, direção, montagem e edição.
A qualificação conta com sete laboratórios com capacitações ministradas, além do coordenador e realizador audiovisual e cineclubista Teddy Falcão, por profissionais acreanos atuantes no cinema e audiovisual: a fotógrafa Deyse Cruz-Noronha, que ministrará o tema Fotografia para Cinema; a jornalista e cineasta Juliana Machado, que trará a produção audiovisual na prática; o cineasta Ney Ricardo, que explicará as práticas de direção audiovisual; com a fotógrafa Hannah Lydia, que discorrerá sobre a Arte para o audiovisual e com o realizador audiovisual Eduardo Fragoso, que reforçará a montagem edição audiovisual.”Na oficina de arte para o audiovisual, não só falaremos sobre direção de arte e as “gambiarras” do cinema na Amazônia, mas também colocaremos a mão na massa!”, explica Hannah Lydia.
Ainda de acordo com Hannah, no laboratório: Arte para o Audiovisual, a ideia é explorar os conceitos básicos de direção de arte. “Principalmente, para entender a importância do cenário, figurino e adereços, e como esses elementos contribuem para a narrativa visual”, reforça.
Já para Deyse Cruz-Noronha, traduzir a histórias em imagens é a principal missão do trabalho. “Nesta oficina vamos estudar técnicas de fotografia, criatividade visual e como o fotógrafo de cinema ajuda a dar vida ao roteiro cinematográfico”, reitera.
O curso é uma produção da Saturno Produção e Audiovisual, e dispõe de financiamento do governo federal, da Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação Garibaldi Brasil.
Incrições:
Confira a programação:
Local: Casa Urbana Coworking – Endereço: Avenida Ceará, n°388, Bairro Habitasa
08/07 (Segunda-feira)
- 8h às 12h – Laboratório de práticas e estruturação de roteiro audiovisual, com Teddy Falcão
- 14h às 16h – Laboratório de Práticas de produção audiovisual, com Juliana Machado
- 16h às 18h – Laboratório de Produção Executiva, com Cecília Vilhena
09/07 (Terça-feira)
- 8h às 12h – Laboratório de Fotografia para cinema e audiovisual, com Deyse Cruz
- 14h às 18h – Laboratório de Direção Audiovisual, com Ney Ricardo
10/07 (Quarta-feira)
- 8h às 12h – Laboratório de Arte para o audiovisual, com Hannah Lydia
- 14h às 18h – Laboratório de Montagem e Edição Audiovisual, com Eduardo Fragoso
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.