Extra
Crise hídrica em Epitaciolândia: Saneacre adota medidas de emergência diante da possível seca do Igarapé Encrenca
O nível do Igarapé Encrenca chegou a um nível crítico, a situação é alarmante, pois o igarapé, que serve como a única fonte de água para o abastecimento da cidade, está quase seco.

O Igarapé Encrenca passou por obras de dragagem para aumentar a capacidade de armazenamento de água e, assim, garantir o abastecimento da população de Epitaciolândia. Foto: Marcus José
Epitaciolândia, situada na regional do Alto Acre, está passando por um drama crescente para garantir o abastecimento de água para suas mais de 18.757 pessoas, conforme o Censo do IBGE/2023. A situação tornou-se alarmante: o igarapé Encrenca, que representa a única fonte de água da cidade, alcançou um nível crítico e está quase seco. A falta de água compromete a rotina dos moradores e exige medidas emergenciais para evitar um colapso total no abastecimento.
Em resposta à crise, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) intensificou suas ações para mitigar os impactos da seca, implementando medidas emergenciais, incluindo uma redução na distribuição de água e um monitoramento rigoroso da situação. A comunidade local está em alerta, aguardando soluções para evitar um agravamento da crise hídrica no município.

Em entrevista no dia 7 de agosto, o gerente administrativo da Seneacre na fronteira, Ericsson Cameli, já relatava a preocupação com a baixa significativa do igarapé encrenca e sua capacidade reduzida de captação – Foto: arquivo
O gerente administrativo do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), Ericsson Cameli, responsável pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) I de Epitaciolândia e ETA II de Brasileia, manifestou preocupação crescente com a situação hídrica que afeta a região de fronteira, principalmente com o igarapé encrenca que abastece o munícipio de fronteira.
Cameli destaca em entrevista cedida em 7 de agosto, que a crise não poupa a regional do Alto Acre, onde os desafios são particularmente evidentes. Em um cenário de escassez de recursos hídricos, o executivo alerta para a necessidade urgente de medidas para garantir a sustentabilidade e a qualidade do abastecimento de água para a população de Epitaciolândia, Acre.

O Igarapé Encrenca passou por obras de dragagem para aumentar a capacidade de armazenamento de água e, assim, garantir o abastecimento da população de Epitaciolândia. Foto: Marcus José
O nível do igarapé encrenca chegou a um estado crítico neste fim de semana, sábado dia 24, a situação é alarmante, pois o igarapé, que serve como a única fonte de água para o abastecimento da cidade, está quase seco.
O governo do estado decretou, no dia 11 de junho 2024, situação de emergência por conta da seca e emergência ambiental por causa da redução da quantidade de chuvas e riscos de incêndios florestais.

Em um cenário de escassez de recursos hídricos, o executivo alerta para a necessidade urgente de medidas para garantir a sustentabilidade e a qualidade do abastecimento de água para a população de Epitaciolândia. Foto: Marcus José
Já na mesma semana o município de Epitaciolândia, decretou situação de emergência por conta da seca extrema dos rios e igarapés do município, sendo a terceira cidade acreana a decretar situação de emergência no estado, na mesma semana o prefeito Sérgio Lopes argumentou no decreto que a falta de água atingiria os quase 18 mil moradores em sua residências e órgãos públicos.
“O município de Epitaciolândia necessita de apoio para arcar com os custos nas ações de assistência”, afirmava a publicação.
O Igarapé Encrenca no município passou por obras de dragagem para aumentar a capacidade de armazenamento de água e, assim, garantir o abastecimento da população. A obra foi iniciou em maio passado e foi feita pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e o Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre).

O gerente fez um apelo à população no começo de agosto para que utilize a água potável de forma consciente devido à significativa redução na capacidade de captação do igarapé Encrenca a situação hídrica segue crítica – Foto: Marcus José
O Igarapé Encrenca no município passou por obras de dragagem para aumentar a capacidade de armazenamento de água e, assim, garantir o abastecimento da população. A obra iniciou em maio e foi feita pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre).

Igarapé Encrenca passou por obras de dragagem para aumentar a capacidade de armazenamento de água e, assim, garantir o abastecimento da população ao qual está com situação critica no final deste mês de agosto – Foto/arquivo
Contingência
O governo do Acre montou um gabinete de crise para discutir e tomar as devidas medidas com redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, bem como do risco de incêndios florestais.
O decreto com a criação deste grupo foi publicado no último dia 26 de junho, em edição do Diário Oficial do Estado (DOE), e ficará em vigência até dia 31 de dezembro deste ano.
Antes o estado já tinha decretado, no dia 11 de junho, emergência ambiental por causa da redução da quantidade de chuvas e riscos de incêndios florestais. O decreto de nº 11.492 foi publicado no Diário Oficial do Estado e é válido para os 22 municípios acreanos.
O estado também decretou emergência por conta da falta de chuvas, no mesmo dia, com validade até o fim deste ano.
O decreto aponta para o baixo índice de chuvas para o período, aumento das temperaturas e queda nos percentuais de umidade relativa do ar, além do alerta para possível desabastecimento, sendo o caso de vários municípios do estado neste verão de 2024.
Veja vídeo:
Comentários
Extra
Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.
Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.
Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.
Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Comentários
Extra
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco
Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP
Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.
A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.
Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.
O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.
Comentários
Extra
Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população
Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.
Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.
Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.
Balanço de atendimentos – Janeiro/2026
Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.
A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.























Você precisa fazer login para comentar.