Acre
Criança morre em Assis Brasil por falta de atendimento médico
O prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho, disse que esta não é a primeira vez que uma pessoa morre no município por falta de atendimento médico.
Da Redação, com Agência ContilNet
A morte de um bebê de apenas um anos e três meses de idade revoltou os moradores do município de Assis Brasil, localizado há 345 quilômetros da capital acreana.
A pequena Geovana foi levada às pressas, pelos pais, à Unidade de Saúde do município, mas não foi atendida porque o único médico que atende no local estava viajando para Basileia, acompanhando outro paciente.
Iranilso Santos de Lima, pai da menina, e sua esposa, Luciane Santos da Silva, 26, estão inconformados com a morte prematura da filha, e prometem acionar o Ministério Público Estadual. “Só DEus sabe a dor que estamos sentindo. Não podemos nos conformar com esse caos na saúde pública do nosso município”, disse Iranilson.
Prefeito alerta autoridades
O prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho, disse que esta não é a primeira vez que uma pessoa morre no município por falta de atendimento médico ou de equipamento para ajudar a diagnosticar doenças.
“O governo estadual precisa instalar um raio-x, construir um centro cirúrgico e contratar mais médicos para atender a população. Esta não é a primeira vez que uma pessoa morre por falta de atendimento médico. Antes de me eleger eu já havia feito várias denúncias”, lembra o prefeito.
Para o prefeito, nada justifica a morte de uma criança ou de qualquer outra pessoa por falta de médicos. “Estou muito triste com o ocorrido. A prefeitura tem tentado ajudar, até contratamos uma médica para atender no unidade de saúde, mas o governo, que é o maior responsável pelo local, tem que contratar mais profissionais e comprar mais equipamentos”, alerta.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.