Conecte-se conosco

Cotidiano

CR7 bate recorde, e Portugal vence Gana na Copa em jogo eletrizante

Publicado

em

Cristiano Ronaldo deixou o dele, quebrou um recorde histórico e ajudou a seleção portuguesa a estrear com vitória na Copa do Mundo do Qatar. Nesta tarde (24), Portugal venceu Gana por 3 a 2, no Estádio 974, em Doha, pela Grupo H do torneio mundial. CR7, de pênalti, João Félix e Rafael Leão marcaram os tentos da equipe europeia, enquanto Ayew e Bukari descontaram para os ganeses. Clique aqui e veja os gols da partida.

CR7 se tornou o primeiro jogador homem a marcar em cinco edições de Copas do Mundo. O atacante português marcou o seu oitavo gol pela seleção em Mundiais e reforçou seu nome entre as principais estrelas de todos os tempos do futebol. A brasileira Marta foi a primeira mulher a atingir tal feito, em 2019.

A seleção de Portugal ditava o ritmo de jogo, mas encontrava dificuldade para furar a retranca ganesa no primeiro tempo e teve um gol de Cristiano anulado. A equipe africana, montada para tentar segurar a pressão adversária, teve sucesso em neutralizar a artilharia portuguesa nos primeiros 45 minutos, mas não aguentou na segunda etapa. No entanto, embora tenha ficado duas vezes em desvantagem no placar, Gana não se abalou e quase frustrou a festa de Cristiano e companhia.

A vitória rendeu a Portugal a primeira colocação da chave H. Os portugueses estão na liderança isolada do grupo, já que Uruguai e Coreia do Sul empataram por 0 a 0 na outra partida. Os jogos das seleções na segunda rodada serão realizados na próxima segunda-feira (28). Os portugueses vão enfrentar os uruguaios, enquanto Gana mede força contra a Coreia do Sul.

CR7 se emociona no hino

Cristiano Ronaldo se emocionou durante a execução do hino nacional de Portugal
Imagem: Reprodução/ITV1

Principal jogador de Portugal, Cristiano Ronaldo se emocionou antes de a bola começar a rolar. Em sua quinta Copa do Mundo, o maior artilheiro da seleção portuguesa ficou com os olhos marejados durante a execução do hino de seu país.

Robozão com fome de gol

Cristiano Ronaldo para em Zigi em sua primeira chance na partida entre Porugal e Gana,. pela Copa do Mundo de 2022
Imagem: Catherine Ivill/Getty

A seleção europeia assumiu o comando do jogo desde o início e teve a sua primeira grande chance aos 9 minutos. Bruno Fernandes aproveitou vacilo de Kudus na defesa e tocou para Otávio, que lançou CR7 na cara do gol. O ídolo português não conseguiu ter o controle total da bola e parou em Ati, que conseguiu fechar o espaço ao sair do gol. A bola ainda rebateu no atacante e foi para fora.

Na sequência, Cristiano Ronaldo levou perigo mais uma vez. Portugal cobrou escanteio curto e Guerreiro alçou a bola para a área. O ‘robozão’ subiu mais alto que os adversários e conseguiu cabecear, mas não pegou em cheio e mandou a bola para a linha de fundo.

Gol que não valeu

Cristiano Ronaldo, de Portugal, reclama após ter gol anulado em partida contra Gana na Copa do Mundo
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Ronaldo até chegou a balançar a rede de Gana aos 31′ da primeira etapa, mas a jogada não valeu. João Félix evitou que a bola saísse pela linha lateral e acionou o centroavante pelo alto. O craque português dominou a bola, girou sobre a marcação e bateu colocado, vencendo o goleiro ganês. No entanto, o árbitro assinalou que CR7 fez falta em Djiku na disputa do lance e invalidou o tento, deixando o craque inconformado.

O gol anulado de Cristiano foi o primeiro momento de verdadeira explosão no Estádio 974. Digna de nota. Até então, o pouco que se ouvia vinha dos cerca de mil torcedores de Gana. Sempre felizes e a cantar, inclusive. O restante do público parecia estar num teatro. Sentados. Quietos. Poucas reações daqueles que ajudam a abrilhantar o espetáculo.

Primeiro tempo morno

Otávio, de Portugal, é acompanhado por Partey e Seidu, de Gana, durante confronto na Copa do Mundo
Imagem: Clive Brunskill/Getty

Portugal tinha o amplo domínio das ações, mas encontrava dificuldade para infiltrar novamente na defesa adversária. A seleção de Gana ficou a etapa inicial inteira postada na retranca e armada para o contra-ataque, mas pouco criou e sequer finalizou na meta defendida por Diogo Costa.

Aos 40 minutos, tendo em vista o jogo fraco e até certo ponto sonolento, uma pequena parte da torcida resolveu gritar para alavancar os ânimos. Mas não eram portugueses, nem sequer ganeses. Eram mexicanos. O México, vale lembrar, é o próximo adversário da Argentina na Copa do Mundo do Qatar.

Centro das atenções, Cristiano Ronaldo, que agora leva cinco Copas do Mundo no currículo, foi o primeiro a sair de campo rumo ao vestiário para o intervalo. O capitão português teve três chances de gol nos 45 minutos iniciais e deixou o gramado nada satisfeito com o desempenho de sua equipe com o 0 a 0.

CR7 quebra recorde

Cristiano Ronaldo comemora gol por Portugal em frente a faixa de Messi em jogo contra Gana na Copa do Mundo
Imagem: Youssef Loulidi/Fantasista/Getty Images

A história está escrita no Qatar: gols em todas as cinco edições de Copa em que participou (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022). Cristiano Ronaldo brilhou no Estádio 974. Sofreu pênalti aos 17′ do segundo tempo, cobrou, inaugurou o placar e saiu para o abraço dos companheiros. É mesmo um verdadeiro destruidor de recordes. Na comemoração, ainda viu os torcedores gritam “sim!” e, segundos depois, “Cristiano Ronaldo”.

Além quebrar um recorde individual, Cristiano Ronaldo marcou o gol de número 50 de Portugal em Copas do Mundo.

Reação ganense

Andre Ayew, de Gana, comemora após marcar contra Portugal na Copa do Mundo
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Gana não desistiu. Não se deixou intimidar com o gol de Portugal. Também porque tem um atacante e capitão de peso: Andre Ayew. Kudus foi acionado em profundidade, chegou até a linha do fundo pela esquerda e cruzou para o meio da área. Ayew apareceu entre os zagueiros para empurrar a bola para o gol, empatando a partida.

Justo dizer que igualou o marcador com um empurrãozinho dos cerca de mil torcedores que estavam atrás do goleiro português Diogo Costa. Não pararam de cantar nem sequer um minuto. Ditaram o ritmo do jogo. Festa pura.

Portugal se impõe duas vezes

João Felix, de Portugal, comemora seu gol sobre Gana na Copa do Mundo
Imagem: Richard Heathcote/Getty Images

Em vez de abalar, o empate deu novo ânimo Portugal no jogo. A equipe logo voltou a ficar na frente do placar e ainda ampliou na sequência. João Félix marcou o segundo gol de Portugal, aos 32′, e Rafael Leão o terceiro, aos 34′. Sempre criticado por quase nunca correr para abraçar os companheiros, Cristiano Ronaldo esteve presente nas duas comemorações. Foi, inclusive, dos primeiros a chegar. É mesmo líder da equipe dirigida por Fernando Santos.

Gana ameaça de novo

Osman Bukari, de Gana, comemora gol sobre Portugal ‘à la’ Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Na reta final, quando o jogo já parecia definido, Gana conseguiu encontrar o seu segundo gol. Aos 43′, Baba recebeu na esquerda, venceu a disputa contra Cancelo e mandou para a área. Bukari apareceu livre para cabecear no cantinho e diminuir a vantagem portuguesa. O jogador ganês aproveitou para fazer a famosa comemoração de CR7, levando o português ao delírio no banco de reservas.

Em um final eletrizante, a seleção ganesa ainda quase empatou em um grande vacilo do goleiro Diogo Costa. Nos acréscimos, o arqueiro de Portugal não viu Inaki Williams atrás dele e colocou a bola no chão. O atacante chegou a roubar a bola, mas não deu tempo de finalizar. A seleção ganesa não teve sucesso em frustrar a festa portuguesa com uma arrancada heroica e terminou derrotada por 3 a 2.

Foi a segunda vitória de Portugal em dois duelos contra a Gana na Copa do Mundo. Na edição de 2014, no Brasil, os portugueses saíram vitoriosos por 2 a 1.

Ficha técnica

Portugal 3 x 2 Gana

Torneio: 1ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo

Local: Estádio 974, em Doha, no Qatar

Data e hora: 24 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)

Árbitro: Ismail Elfath

Assistente 1: Kyle Atkins

Assistente 2: Corey Parker

Gols: Cristiano Ronaldo (POR), aos 19′, Ayew (GAN), aos 27′, João Félix (POR), aos 32′, Rafael Leão (POR), aos 34′, e Bukari (GAN), aos 43′ do segundo tempo

Cartões amarelos: Kudus (GAN), Ayew (GAN), Alidu (GAN), Danilo (POR), Inaki Williams (GAN) e Bruno Fernandes (POR)

Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Ruben Dias, Danilo e Guerreiro; Rúben Neves (Rafael Leão), Bernardo Silva (Palhinha) e Otávio (William Carvalho); João Félix (João Mário), Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos). Técnico: Fernando Santos

Gana: Lawrence Ati; Salisu, Amartey, Djiku (Semenyo); Baba, Partey, Kudus (Bukari), Samed (Kyereh) e Alidu (Lamptey); André Ayew (Jordan Ayew) e Inaki Williams. Técnico: Otto Addo

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo