Cotidiano
CPB inicia convocação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago
Competição será disputada entre os dias 17 e 26 de novembro

22.08.21 – MARIANA D’ANDREA – Treino do Halterofilismo no Tokyo International Forum. Foto: Ale Cabral/CPB.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (26) os nomes dos 169 primeiros atletas convocados para representarem o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile) entre os dias 17 e 26 de novembro.

Entre os convocados estão nomes como do jogador brasiliense de goalball Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres (2012), bronze no Rio (2016) e ouro em Tóquio (2020), da halterofilista paulista Mariana D’Andrea, ouro na categoria até 79 quilos no Mundial de Dubai (2023) e até 73 quilos em Tóquio (2020), do lutador de taekwondo paulista Nathan Torquato, primeiro medalhista de ouro da modalidade até 61 quilos pela classe K44 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (2020), do judoca paraibano Wilians Araújo, campeão mundial em Baku (2022), e da mesatenista catarinense Danielle Rauen, bronze por equipes em Tóquio (2020) e bicampeã parapan-americana (Lima 2019 e Toronto 2015).
“O Brasil novamente vai tentar manter a hegemonia no continente, por isso temos muita confiança e orgulho desses atletas que representarão o nosso país em Santiago. A preparação que realizamos via Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ou via os projetos que executamos em todos os estados do Brasil nos dá a certeza de que percorremos um caminho certo neste ciclo Parapan-americano e vamos chegar fortes”, afirmou o presidente do CPB, Mizael Conrado.
Nesta primeira leva foram convocados 31 atletas de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, 5 de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa.
Ainda serão realizadas as convocações de mais sete modalidades nas próximas duas semanas: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.
Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.
Na última edição da competição o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas (124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes).
Edição: Fábio Lisboa
Comentários
Cotidiano
Ivan Mazzuia projeta próximos confrontos do Independência

Foto Sueli Rodrigues: Independência vai tentar a primeira vitória no Estadual
O Independência enfrenta o São Francisco no sábado, 24, às 15 horas, na Arena da Floresta, pela 2ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi 2026. Contudo, o comandante do Tricolor prepara a equipe para o confronto, mas não esquece o duelo contra o Humaitá, programado na quarta, 28, no Tonicão.
“Teremos somente três dias entre os dois jogos. É fundamental entender esse início de temporada e controlar a minutagem dos atletas para não correr o risco de perder nenhum jogador por lesão”, explicou Ivan Mazzuia.
Treino tático
Ivan Mazzuia comanda um trabalho tático nesta quinta, 22, no Marinho Monte, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Francisco.
“Vamos realizar mudanças na equipe, mas esperar o trabalho para decidir com calma. O mais importante é ter todo o elenco a disposição”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Humaitá e Santa Cruz se enfrentam em busca da 1ª vitória

Foto Sueli Rodrigues: O meia Marquinhos será um dos titulares do Santa Cruz
Humaitá e Santa Cruz se enfrentam nesta quinta, 22, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, na abertura da 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi 2026. As duas equipes empataram seus jogos na primeira rodada e irão em busca da primeira vitória no torneio.
Santa Cruz
O técnico Sandro Resende deixou para confirmar o Santa Cruz somente na Arena. O volante Hubeny, com uma lesão no tornozelo, será avaliado para saber se joga ou não.
“Temos boas opções para a partida. Vamos ter um confronto difícil e por isso é necessário avaliar com calma”, disse Sandro Resende.
Humaitá
No Humaitá, o técnico Rogério Pina não poderá contar com o zagueiro Carlos Henrique expulso contra a Adesg. O comandante do Tourão também tem problemas no meio campo e por isso vai esperar a reavaliação dos atletas para definir os titulares.
Presença da torcida
Depois dos primeiros jogos sem a presença da torcida no Tonicão, os torcedores poderão acompanhar as partidas desta quinta nas arquibancadas. A Arena passou por uma reforma no gramado visando à temporada de 2026.
No apito
José Lima apita Humaitá e Santa Cruz. Antônio Costa e Deusdete Cruz serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Galvez jogam pela liderança do Campeonato Estadual

Foto Jhon Silva: O atacante Gabriel(bola) foi um dos destaques do Rio Branco na estreia e tem presença certa na partida
Rio Branco e Galvez fazem nesta quinta, 22, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Os times venceram na estreia e irão tentar os 100% de aproveitamento.
Rio Branco
O Rio Branco fechou a preparação nesta quarta,21, no José de Melo, e o técnico Ulisses Torres vai promover mudanças na equipe. O goleiro Anderson, o zagueiro Léo e o atacante Marllon serão as novidades do Mais Querido.
Galvez
No Galvez, o técnico Maurício Carneiro não poderá contar com o zagueiro Jô, lesionado, e o atacante Anderson, negociado. Bebê entra na defesa, mas no ataque o treinador do Imperador deixou para definir somente na Arena.
Trio de arbitragem
Rio Branco e Galvez terá Antônio Marivaldo na arbitragem e os auxiliares serão Carlos Souza e Evandro Silva.

Você precisa fazer login para comentar.