fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Corregedora de Justiça mantém eleição para vice-reitor da Ufac

Agravo de instrumento anula decisão da 1ª instância

Publicado

em

A corregedora de Justiça do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargadora Maria do Carmo Cardoso, decidiu manter a eleição para vice-reitor da Universidade Federal do Acre que ocorre nesta terça-feira. A decisão foi divulgada na noite desta segunda-feira (21).

A decisão do desembargo anula decisão liminar da juíza federal Franscielle Medeiros, responsável pela 1ª Vara de Rio Branco, que havia determinado à Universidade Federal do Acre (Ufac) suspender, de imediato, a eleição para escolha do vice-reitor da instituição. A decisão da Justiça Federal acatou um pedido da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) que questionou a posição do Colégio Especial Eleitoral de ter autorizado a disputa do cargo de vice-reitor, sem que a atual ocupante da função, professora Guida Aquino, tivesse renunciado.

A juíza da 1ª Vara Cível da Justiça Federal no Acre, Franscielle Martins Gomes Medeiros, havia decidido liminarmente acatar, em parte, o pedido da Associação dos Docentes da Ufac e suspendeu a eleição para vice-reitor que aconteceria nesta terça-feira (22).

A Adufac havia formalizado o pedido há aproximadamente 20 dias e questionou o fato de a atual candidata ao cargo de reitor Margarida Aquino não ter se desincompatibilizado do cargo de vice-reitora para disputar o pleito.

“A eleição de reitor e vice aconteceria sem que a ocupante do cargo de vice-reitor se afastasse”, relatou o presidente da Associação dos Docentes, Sávio Maia. “Questionamos a isonomia do processo de uma pessoa que está disputando a reitoria sem renunciar ao cargo”.

O professor Sávio Maia lembra que a eleição na Ufac é uninominal. Isso quer dizer que o eleitor vota separado para reitor e para vice. Não se vota em chapas. Vota na pessoa. Então, é possível que o vota de reitor seja para um candidato de uma chapa e o vice seja de outra.

A situação colocou em xeque a conduta do Conselho Universitário e da Comissão Eleitoral, na avaliação de algumas pessoas ouvidas pela reportagem. O clima de disputa na Ufac está tão delicado que poucas pessoas querem se expor, com receio de maior judicialização do processo.

Há quem observe todo o processo como “equivocado”. E que “não vê diferenças efetivas e significativas” em um “pleito de consulta já que o Conselho Universitário escolha a lista tríplice e apresenta ao ministro”.

A reportagem tentou contato com a professora Guida Aquino, mas o telefone estava desligado. Foi deixado recado. Espaço continua aberto para declarações.

De agazeta.net

Comentários

Continue lendo

Acre

Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados

Publicado

em

A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.

Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.

Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo