Acre
Coronel Gundim assume Defesa Civil Estadual
Eles se dedicam a salvar vidas alheias, desconhecidas, mas nem por isso menos importantes. Anônimos, não fazem distinção entre classes sociais, cor de pele ou religião. E, em caso de algum desastre nacional, estarão prontos a ser acionados e dispostos a fazer o melhor possível dentro de condições adversas. Os heróis que cumprem esse papel são chamados de bombeiros e parte da corporação, a Defesa Civil Estadual, está agora sob novo comando.

O coronel Carlos Gundim, a convite do governador Tião Viana, assumiu a coordenação da Defesa Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O coronel Carlos Gundim, a convite do governador Tião Viana, assumiu a coordenação da Defesa Civil, cargo antes ocupado pelo coronel João de Jesus Oliveira, que foi para a reserva. “Recebi este convite com muita alegria, me senti honrado e espero corresponder à altura a todas as responsabilidades do cargo”, disse.
Coronel Gundim é instrutor militar e traz no currículo 21 cursos de mergulho, além de resgate em montanha, salvamento em altura, paraquedismo e sobrevivência na selva.
A Defesa Civil trabalha para amenizar os danos causados por desastres naturais – alagações e queimadas, por exemplo. Ela se antecipa aos fatos, em alguns casos, e elabora, como medida de segurança, planos de contingência em casos de cheias dos rios, prevendo que ações devem ser adotadas e quais instituições serão acionadas. Cabe à Defesa Civil Estadual articular os núcleos municipais.
Por: Tatiana Campos – Agência Acre
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.