Cotidiano
Copa do Mundo Feminina – Hermoso brilha, Espanha goleia Zâmbia e garante vaga nas oitavas de final
Atacante faz dois gols e dá uma assistência em triunfo por 5 a 0 sobre time africano. Espanholas jogam pelo empate em confronto direto para garantir a liderança do grupo C; goleada é marcada por confusão entre árbitra de campo e VAR; assista
A Espanha deu mais um sinal de que pode dar trabalho na Copa do Mundo Feminina. A equipe europeia teve boa atuação e goleou Zâmbia por 5 a 0, na madrugada desta quarta-feira, em Auckland, na Nova Zelândia. Jenni Hermoso foi a protagonista do confronto, marcando dois gols e dando uma assistência para Teresa. Alba Redondo também balançou as redes duas vezes.
A vitória garantiu a classificação espanhola para as oitavas de final do Mundial – e também assegurou a passagem do Japão para o mata-mata. A Espanha tomou a liderança do grupo C, chegando a seis pontos e oito gols de saldo, deixando para trás as japonesas, que têm a mesma pontuação e saldo de sete gols. Desta forma, para passar como primeiro colocado, o time europeu joga por um empate no confronto direto com a equipe asiática, na próxima segunda-feira. Zâmbia e Costa Rica, sem somar pontos até agora, estão eliminadas.
A Espanha buscou implementar seu estilo de muita movimentação nos primeiros minutos e não demorou a abrir o placar. E com um belo lance. Jenni Hermoso, Mariona e Alexia Putellas fizeram boa triangulação pela esquerda, envolvendo a marcação de Zâmbia. Então, Hermoso rolou para Teresa, que bateu colocado de fora da área e marcou um golaço.
+ Japão vence a Costa Rica com tranquilidade e se classifica para as oitavas
O segundo gol veio logo depois, aos 12. De novo, a Espanha chegou pela esquerda, trocando passes. Putellas recebeu na área e cruzou na medida no segundo poste, onde Hermoso apareceu livre e completou de cabeça. A pressão espanhola continuou, mas o time não conseguiu converter as chances criadas em sequência.
Árbitra se confunde em decisão de VAR
As redes balançaram de novo no meio do segundo tempo, aos 23, quando Alba Redondo recebeu lançamento nas costas da zaga. Ela saiu cara a cara com Sakala, driblou a goleira e completou para o fundo das redes. Na jogada seguinte, saiu o quarto gol, novamente com Hermoso em destaque.
Após cruzamento de Carmona pela esquerda, Irene Guerrero chegou para completar na área e mandou a bola na trave. O rebote foi direto para os pés de Hermoso, que emendou para o gol. O lance chegou a ser anulado por impedimento de Carmona na origem da jogada, mas, depois de uma longa revisão, o VAR apontou que o gol foi legal. A juíza Oh-Hyeon Jeong, inclusive, chegou a se confundir na hora de anunciar para todo o estádio sua decisão (assista abaixo).
A Espanha seguiu na pressão e conseguiu um gol que, para o duelo desta quarta não fez tanta diferença, mas mudou o cenário do grupo C. Alba Redondo recebeu cruzamento na área, dominou e bateu para o gol, colocando 5 a 0 no placar. Com o quinto gol, as espanholas ultrapassaram o Japão no saldo, tomando a liderança do grupo C – antes, as campanhas estavam 100% iguais, em todos os critérios.
Comentários
Cotidiano
Menino de 6 anos aguarda há mais de 2 semanas por otorrino no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul
Criança tem infecção com pus e dor constante; mãe denuncia que, mesmo com especialista no hospital, atendimento só tem sido feito por clínico geral

De acordo com a mãe da criança, o ouvido do menino apresenta pus visível, dor constante e não responde aos medicamentos prescritos por médicos clínicos gerais. Foto: captada
Há mais de duas semanas, um menino de 6 anos enfrenta uma infecção no ouvido com pus, dor persistente e sem resposta ao tratamento prescrito por clínicos gerais no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. A mãe da criança denuncia que, apesar de várias idas à UPA e ao hospital, o garoto ainda não foi avaliado por um médico otorrinolaringologista.
Segundo ela, o quadro não melhora com os medicamentos receitados, e os pedidos por um especialista foram respondidos com a informação de que “o atendimento não funciona dessa forma”. Na última quarta-feira, a criança passou a tarde inteira no hospital sem ser atendida pelo otorrino, mesmo havendo um profissional disponível na unidade.
A família teme o agravamento da infecção e busca visibilidade para o caso na expectativa de que a criança receba o atendimento especializado necessário. A Secretaria de Saúde do Acre ainda não se pronunciou sobre a situação.
Comentários
Cotidiano
Lucas Sanchez sofre fratura e está fora do Campeonato Estadual

Foto Glauber Lima: O prazo de recuperação para Lucas Sanchez é de 45 dias
O atacante Lucas Sanchez, do Santa Cruz, sofreu uma fratura na clavícula esquerda durante o confronto contra o Humaitá nessa quinta, 22, na Arena da Floresta, e está fora do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
O atleta foi atendido no Pronto Socorro de Rio Branco e o prazo de recuperação para a lesão é de 45 dias.
Volta aos treinos
O elenco do Santa Cruz volta aos treinos nesta sexta, 23, no CT do Cupuaçu, para um trabalho de recuperação física e inicia a preparação para o confronto contra o Vasco programado para o dia 31, no Tonicão.
Aumentar a pressão
A derrota para o Humaitá deve aumentar a pressão no Santa Cruz para o duelo da 3ª rodada. A equipe ainda não venceu no Estadual e ganhar do Vasco transformou-se em obrigação para manter as boas chances de classificação para as semifinais.
Comentários
Cotidiano
FEAB confirma jogo em Tarauacá e data das finais do Estadual

Foto FEAB: Federação definiu toda programação da reta final do campeonato
O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) confirmou para sábado, 24, às 14 horas, na quadra da escola Djalma Batista, em Tarauacá, o confronto entre Djalma Batista e Feijó. A partida vale uma vaga na final do Campeonato Estadual, no masculino.
“Fechamos todo o planejamento e vamos promover o jogo no sábado. Vamos para mais uma etapa importante da competição”, declarou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.
Finais no dia 31
Segundo Manieldem Távora, as finais do Estadual de 2025 serão disputadas no sábado, 31, a partir das 13 horas, no ginásio do IFAC. AAB e ABMAC abrem a programação na disputa do título no feminino e o New City vai jogar contra o vencedor do duelo em Tarauacá na final do masculino.

Você precisa fazer login para comentar.