fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Convidado por Alan Rick, ministro da Indústria e Comércio lança programas de exportação no Acre

Publicado

em

O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas o governador do Estado, Tião Viana, diretores da Fieac e empresários de diversos setores

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, esteve na manhã desta sexta-feira (12) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para lançar os Programas Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e Brasil Mais Produtivo. O ministro veio ao Estado a convite do deputado federal Alan Rick.

O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas o governador do Estado, Tião Viana, diretores da Fieac e empresários de diversos setores. Contudo, o foco e atenção principal dos empresários e políticos acreanos foi para a viabilização e funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

O ministro Marcos Pereira destacou que poucas ZPEs funcionam no país, mas disse que a secretária nacional das ZPES veio a Rio Branco para tentar destravar as questões pendentes. Pereira revelou que vai fazer de tudo para que a unidade de Senador Guiomard possa funcionar já no ano que vem.

Evento foi prestigiado por dezenas de pessoas /Foto: ContilNet

Evento foi prestigiado por dezenas de pessoas /Foto: ContilNet

“Vou me reunir com os líderes locais para tratar da questão da ZPE de Senador Guiomard. Existem algumas unidades inviáveis no Brasil, mas a ZPE daqui é viável e estamos empenhados para seu funcionamento”, destacou o ministro.

Pereira relatou que a legislação dificulta, pois 80% da produção tem de ser voltada para a exportação e somente 20% podem ser comercializados no mercado local. “Mas já existe uma legislação em trâmite, já aprovada no senado e agora tramitando na câmara. Essa alteração vai permitir a ampliação de 20 para 40% o total de produtos para o mercado interno”, relatou o ministro.

Em relação ao mercado peruano, o ministro ressaltou que o maior problema são as barreiras sanitárias e o marco regulatório. “Precisamos fazer gestões junto aos Ministérios do Interior e o da Agricultura para reduzir estas barreiras. Precisamos destravar os impedimentos para a exportação de suínos, peixes e demais para o mercado Andino”, salientou o ministro.

Deputado federal Alan Rick acredita na parceria entre MDIC e Estado do Acre /Foto: ContilNet

Deputado federal Alan Rick acredita na parceria entre MDIC e Estado do Acre /Foto: ContilNet

Alan Rick

O deputado Alan Rick, principal articulador da vinda do ministro Pereira ao Estado, revelou que dentro da agenda ministerial está o contato com os empresários e o governo peruanos para ampliar o comércio com aquele país.

“Como disse o ministro, precisamos atuar junto ao governo do Brasil para derrubar as barreiras sanitárias. Esse é o dilema de hoje para a exportação dos nossos produtos, para isso o principal é ter a vontade de fazer e o ministro tem essa vontade política”, afirmou o parlamentar.

“Em Brasília, vamos tratar dessa parceria e esperar a entrada do Peru no Mercosul. Vamos tratar também das ZPEs. Vamos também trabalhar o PL 5957, que foi aprovado no Senado, e precisa ser alterado para permitir maior investimento, com o aumento de 20 para 40% da produção no mercado local”, ressaltou o deputado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas

Publicado

em

Instituição marca presença na Intermodal South America 2025

Conhecido como o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal South America 2025 acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo, e conta com a presença do Sebrae no Acre.

A instituição acompanha um grupo estratégico de três empresárias com o objetivo de fomentar o networking, conhecer fornecedores, acompanhar as novas tendências do setor e proporcionar novas experiências de negócios às participantes, conectando-as a um sistema de inovação e tecnologias.

Essa iniciativa é uma oportunidade de impulsionar o empreendedorismo feminino acreano em um mercado tradicionalmente dominado por homens. Para isso, as empreendedoras contaram com o apoio do Sebrae na preparação prévia para o evento, além de receberem orientações durante suas agendas.

Ruama Demir, coordenadora de Negócios do Sebrae, acompanha o grupo e ressalta a missão da instituição de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “A Intermodal é um ambiente riquíssimo para quem atua ou quer inovar em logística e comércio exterior. Levar essas empresárias para a feira reforça nosso compromisso em capacitar e abrir portas para que as micro e pequenas empresas prosperem, especialmente aquelas lideradas por mulheres”, destaca ela.

Durante a Intermodal South America 2025, as empresárias participantes podem explorar as últimas tendências do mercado, identificar parcerias estratégicas e apresentar suas soluções a um público qualificado. A programação conta com reuniões e visitas a estandes.

Sobre o evento

Em sua 29ª edição, a Intermodal South America 2025 reúne profissionais de mais de 90 países, com foco na área de logística, que buscam soluções, conteúdos e relacionamento com empresas nacionais e internacionais de todos os portes.

Com a disponibilização de pavilhões expositores, passarela cultural, praça de alimentação e áreas ambientais e sustentáveis, o evento proporciona um ambiente rico em inovações, tecnologia e uma variedade de produtos e serviços de ponta a ponta para toda a cadeia logística.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: SEJUSP intensifica combate ao crime na fronteira e apreende carga avaliada em R$ 32 mil

Publicado

em

Na manhã da última quarta-feira, 23 , a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), por meio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), realizou duas importantes apreensões em operações na região de fronteira com a Bolívia. As ações resultaram na interceptação de uma motocicleta, na apreensão de 2.500 maços de cigarros contrabandeados e de diversos produtos oriundos de descaminho.

As ocorrências representam um duro golpe contra o crime organizado, com um prejuízo estimado em R$ 32 mil às organizações criminosas que atuam na região. Segundo a SEJUSP, as ações fazem parte de um esforço contínuo para reforçar a segurança e o controle nas áreas de fronteira, coibindo práticas ilegais como o contrabando e o descaminho.

As operações demonstram o comprometimento do Estado com a proteção da população e o enfrentamento de atividades ilícitas que comprometem a economia e a segurança pública.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende trio suspeito de tráfico em Mâncio Lima e apreende arma e cocaína

Publicado

em

Ação resultou na prisão de três suspeitos e apreensão de drogas e munições. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou na noite de quarta-feira, 23, mais uma importante ação no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira. Três pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento com o tráfico, além da apreensão de cloridrato de cocaína e munições. A operação foi deflagrada após investigações conduzidas pela equipe da delegacia local, com foco nas atividades de um indivíduo reincidente no crime.

Segundo a Polícia Civil, as informações investigativas apontavam para uma residência em Mâncio Lima, pertencente a um homem que já havia sido preso anteriormente pelo mesmo delito. Após ser posto em liberdade, ele teria retomado a atividade criminosa, atuando em constante trânsito entre o Brasil e o Peru, trazendo consigo grandes quantidades de entorpecentes.

Com base nas informações levantadas, os agentes se deslocaram até o local indicado. Durante a abordagem, foram encontradas três pessoas de nacionalidade peruana dentro da residência. Apesar da droga principal já ter sido despachada, os policiais apreenderam 350 gramas de cloridrato de cocaína e um pacote contendo 27 cartuchos calibre .26 carregados.

Entorpecentes e munições estavam em posse de estrangeiros em residência investigada. Foto: cedida.

A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar outros envolvidos e mapear toda a rede de tráfico transfronteiriço. Os presos foram conduzidos à delegacia e estão à disposição da Justiça.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo