O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas o governador do Estado, Tião Viana, diretores da Fieac e empresários de diversos setores
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, esteve na manhã desta sexta-feira (12) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para lançar os Programas Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e Brasil Mais Produtivo. O ministro veio ao Estado a convite do deputado federal Alan Rick.
O evento contou com a presença de várias autoridades políticas, dentre elas o governador do Estado, Tião Viana, diretores da Fieac e empresários de diversos setores. Contudo, o foco e atenção principal dos empresários e políticos acreanos foi para a viabilização e funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).
O ministro Marcos Pereira destacou que poucas ZPEs funcionam no país, mas disse que a secretária nacional das ZPES veio a Rio Branco para tentar destravar as questões pendentes. Pereira revelou que vai fazer de tudo para que a unidade de Senador Guiomard possa funcionar já no ano que vem.
Evento foi prestigiado por dezenas de pessoas /Foto: ContilNet
“Vou me reunir com os líderes locais para tratar da questão da ZPE de Senador Guiomard. Existem algumas unidades inviáveis no Brasil, mas a ZPE daqui é viável e estamos empenhados para seu funcionamento”, destacou o ministro.
Pereira relatou que a legislação dificulta, pois 80% da produção tem de ser voltada para a exportação e somente 20% podem ser comercializados no mercado local. “Mas já existe uma legislação em trâmite, já aprovada no senado e agora tramitando na câmara. Essa alteração vai permitir a ampliação de 20 para 40% o total de produtos para o mercado interno”, relatou o ministro.
Em relação ao mercado peruano, o ministro ressaltou que o maior problema são as barreiras sanitárias e o marco regulatório. “Precisamos fazer gestões junto aos Ministérios do Interior e o da Agricultura para reduzir estas barreiras. Precisamos destravar os impedimentos para a exportação de suínos, peixes e demais para o mercado Andino”, salientou o ministro.
Deputado federal Alan Rick acredita na parceria entre MDIC e Estado do Acre /Foto: ContilNet
Alan Rick
O deputado Alan Rick, principal articulador da vinda do ministro Pereira ao Estado, revelou que dentro da agenda ministerial está o contato com os empresários e o governo peruanos para ampliar o comércio com aquele país.
“Como disse o ministro, precisamos atuar junto ao governo do Brasil para derrubar as barreiras sanitárias. Esse é o dilema de hoje para a exportação dos nossos produtos, para isso o principal é ter a vontade de fazer e o ministro tem essa vontade política”, afirmou o parlamentar.
“Em Brasília, vamos tratar dessa parceria e esperar a entrada do Peru no Mercosul. Vamos tratar também das ZPEs. Vamos também trabalhar o PL 5957, que foi aprovado no Senado, e precisa ser alterado para permitir maior investimento, com o aumento de 20 para 40% da produção no mercado local”, ressaltou o deputado.
O fortalecimento da Defesa Civil Municipal tornou-se uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Rio Branco. Ao relembrar a trajetória de organização do órgão, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou que a estruturação da unidade não foi apenas uma decisão administrativa, mas uma missão pautada na experiência prática e no compromisso inegociável com a segurança da população.
A sensibilidade para a importância de uma Defesa Civil atuante surgiu ainda em 2005. Naquele ano, diante de uma crise de queimadas sem precedentes que atingiu o estado, o atual gestor, então prefeito no interior, foi o único a decretar situação de emergência, mesmo enfrentando resistências políticas à época. A decisão permitiu a chegada de reforços, como o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, e resultou na preservação da histórica Fazenda Bonal, salvando centenas de hectares de seringueiras e pupunha, além de proteger a economia e o meio ambiente da região.
Desafios e Transformações
Ao assumir a gestão da capital, o cenário encontrado era de uma Defesa Civil que existia apenas formalmente. “Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. Para liderar esse processo de transformação, a gestão investiu na valorização técnica do órgão, com a atuação do coordenador municipal da Defesa Civil, tenete-coronel Cláudio Falcão, cuja trajetória de dedicação foi fundamental para estruturar e consolidar a unidade.
Atualmente, a Defesa Civil de Rio Branco conta com equipes capacitadas, logística de resposta rápida, estrutura adequada e foco permanente na prevenção e no monitoramento de riscos, o que tem garantido maior eficiência no atendimento à população em momentos de emergência.
“Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O principal indicador desse trabalho é a preservação de vidas. Mesmo diante de eventos climáticos severos e enchentes históricas registradas nos últimos anos, Rio Branco mantém um dado expressivo em comparação a outros centros urbanos do país: zero óbitos decorrentes de desastres naturais.
“Estou muito feliz de ver um grupo de pessoas comprometidas em salvar vidas. Em qualquer lugar do Brasil, eventos dessa magnitude costumam registrar óbitos, mas aqui não tivemos nenhum. Isso é fruto de uma Defesa Civil preparada e que trabalha com foco na prevenção”, ressaltou o prefeito.
Integração e Reconhecimento Nacional
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a atuação integrada da gestão municipal foi determinante para garantir o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes, incluindo o acolhimento daquelas que precisaram ser encaminhadas para o abrigo público instalado pela Prefeitura de Rio Branco.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a ação conjunta da Prefeitura foi essencial para garantir o atendimento e o acolhimento das famílias afetadas pelas enchentes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Defesa Civil é fundamental. Nenhuma prefeitura, especialmente de capital, pode funcionar sem uma Defesa Civil estruturada. Mas isso só acontece com o apoio direto do chefe do Executivo. Em Rio Branco, temos o respaldo do prefeito Tião Bocalom para avançar cada vez mais, seja com equipamentos, viaturas, estrutura física ou capacitação. A Defesa Civil do município cresceu exponencialmente nas duas gestões e hoje é referência, com reconhecimento nacional e até internacional”, destacou Falcão.
Com uma estrutura sólida e em constante aprimoramento, a Prefeitura de Rio Branco reafirma que a Defesa Civil é mais do que um órgão de resposta a emergências: é um instrumento essencial de proteção à vida e de apoio direto ao cidadão nos momentos de maior vulnerabilidade.
Você precisa fazer login para comentar.