Acre
Contra novos Códigos Penais, transporte pesado na Bolívia adere a protestos pelo País

Os profissionais do transporte pesado da Bolívia estarão aderindo ao protesto a partir desta segunda, dia 8. Foto: Archivo/Correodelsur
Alexandre Lima, com agencias
A partir desta segunda-feira, dia 8, representantes de vários estados da Bolívia (Santa Cruz, La Paz, Oruro, Sucre, Potosí e Cochabamba), estarão aderindo ao protesto contra o governo de Evo Morales, indo de encontro as novas resoluções impostas no Código Penal do País.
A decisão ocorreu após uma reunião em Cochabamba com o presidente da ‘Câmara Nacional de Transporte Pesado Nacional e Internacional’, Gonzalo Valdiviezo, onde determinaram um paro nacional com bloqueio das estradas desde às 00h00 (horário Bolívia), no domingo dia 7, sendo 2h00 de segunda-feira, no horário de Brasília (DF).
As manifestações vêm acontecendo em todos o país, desde que o governo de Evo Morales vem implementando Artigos no Código Penal, onde poderá penalizar várias categorias, praticamente sem direito a defesa, segundo contam.
Segundo eles, paralisação será geral. Vários pontos estratégicos nas estradas serão bloqueados, “…O estado de Cochabamba será paralisado em retaliação a Lei do Código Penal”. Complementa chamando e pedindo para a população fique em alerta, uma vez que vão sair para paralisar as estradas.
Evo Morales vem dizendo que as paralizações e protestos pelo País, é um ato de “fascistas e racistas”, principalmente por parte dos profissionais da saúde, por não aceitarem a implantação da Lei 205, onde penaliza o médico, que responderá por qualquer sinistro que venha acontecer ao paciente, além de penalidades como ser preso por anos e perder o registro médico.
Muitos acreditam que o governo boliviano venha tentando implementar aos poucos, um regime ditatório a exemplo que aconteceu na Venezuela. A decisão de Evo Morales em concorrer ao quarto mandato, seria um dos motivos que os bolivianos vêm realizando protestos, uma vez que aconteceu um plebiscito e a população do País disse ‘Não’.
Pontes bloqueadas
Sem ter informações concretas, boatos contam que as pontes que ligam a Bolívia ao Brasil, através das cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia, poderão ser bloqueadas a partir das 00h00 horas, horário do Acre (03h00 Brasília-DF).
Outras informações dizem que o bloqueio poderá acontecer a qualquer momento na madrugada desta segunda-feira, dia 8, sendo impedido a passagem para todos, tanto de veículo, quanto a pé.
Até o fechamento desta, os órgãos de segurança da fronteira não haviam sido comunicados de possíveis bloqueios nas pontes.
Mais informações a qualquer momento.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.